A garantia de pneus é de 5 anos contra defeitos de fabricação a partir da sua data de fabricação. E para saber a data de fabricação você tem de identificar o código DOT 9 (Department of Transportation) estampado no pneu. DOT é o órgão que regulamenta o transporte nos EUA e que se tornou padrão para a indústria dos pneumáticos. O código DOT informa que o pneu está conforme os regulamentos dos Estados Unidos e sempre começa com as letras DOT seguido por duas letras que representa a fábrica onde foi produzido. Mas em nosso caso, o que importa são os quatro últimos números.
Nos pneus produzidos depois do ano 2000, os quatro últimos dígitos representam a data de fabricação da seguinte forma: os dois primeiros números são a semana (52 semanas em um ano) em que foi produzido e os últimos dois são o ano. Exemplo: DOT 3003: 30 é a 30ª semana do ano e 03 representa o ano de 2003. É importante deixar bem claro que a garantia é contra defeitos de fabricação e depois de reformados os pneus passam por outro sistema, sendo que a garantia do serviço de reforma tem de ser honrada pelo reformador que executou o serviço. Alguns fabricantes de pneus continuam dando garantia de seus pneus mesmo depois de reformados, desde que a reforma tenha sido feita em uma reformadora autorizada e com matéria prima original. Nesse caso, o pneu passa a ter garantia da carcaça concedida pelo fabricante e do serviço dada pelo recauchutador. Portanto, para se ter uma garantia ampla dos pneus é de extrema importância a escolha tanto do produto novo quanto da reformadora que vai fazer os serviços de reforma.
A quilometragem rodada pelo pneu ou número de reformas não entram nos sistemas de garantia que só cobrem defeitos originados na fabricação. A quilometragem é extremamente variável de caso para caso. Numa situação de reclamação de garantia, o pneu será examinado por um técnico que definirá onde ocorreu o problema e se o mesmo foi originado na construção ou no uso do pneu. Se for na construção, procede-se a garantia.
Esse Boletim Técnico é de responsabilidade do Consultor na Área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas pelo e-mail [email protected]. Até o próximo mês.