O projeto de todo veículo leva em conta vários itens de geometria e rígidos parâmetros e especificações para obter rodagem suave e confortável, Melhor dirigibilidade, estabilidade em linhas retas e nas curvas, melhor aderência ao solo, desgaste mínimo dos pneus e durabilidade dos componentes da suspensão e direção.

Esses parâmetros podem ser definidos em ângulos subdivididos em graus, minutos e segundos, ou definidos em centímetros, milímetros ou até menos. O Ângulo de Câmber ou Cambagem, por exemplo, existe para compensar a incidência de carga no eixo dianteiro, fazendo com que o conjunto pneu/roda rode exatamente na vertical, proporcionando um desgaste regular da banda de rodagem e aumento da vida útil do pneu.

Outro ângulo pouco conhecido é “Divergência em Curvas”. Numa curva, as rodas do veículo não fazem círculos com o mesmo diâmetro. Fazem em ângulos diferentes para não haver arraste dos pneus; a roda interna vai descrever um ângulo maior, porque seu raio de curva será sempre menor do que a roda externa da curva.

Outro parâmetro de grande importância é a convergência/divergência das rodas, cuja medida existe para compensar o movimento do carro em marcha à frente. Ela pode ser especificada pelas montadoras como divergente ou convergente dependendo do tipo de tração (dianteira ou traseira) ou outros componentes da suspensão dependendo de seu projeto. Lembramos que existem particularidades também para verificação da geometria veicular, definidas pelas montadoras. Podemos citar como exemplo veículos que tem de ser alinhados carregados.

A geometria veicular, por sua vez, é outro item importante que tem de continuar fazendo seu trabalho com o veículo nas mais diversas condições de trabalho, tais como curvas, velocidades altas, estradas irregulares, baixas temperaturas etc. Se o veículo trafega com excesso de carga ou com componentes da suspensão avariados, provavelmente todos os itens da geometria veicular serão comprometidos.

Diversos outros itens que fazem parte da Geometria Veicular, mas de uma forma geral, quando algum parâmetro está fora da especificação pode acarretar diversos problemas em componentes da suspensão, o veículo, desgaste irregular e prematuro dos pneus, desconforto ao dirigir e insegurança.

Bom trabalho e até o mês que vem.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]