Por Magno Pereira

Entre os meses de junho e setembro, é realizada em São Paulo a Operação Inverno, ação anual da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental -, que tem como objetivo principal melhorar a qualidade do ar e alertar sobre o agravamento das enfermidades respiratórias e como as pessoas podem ajudar a reduzir as emissões de poluentes na região da Grande Paulo, cuja população sofre com a incidência da baixa qualidade do ar neste período do ano.

É nesta época que os carreteiros têm de se preocupar mais ainda em manter regulado o motor do caminhão, porque além de contribuir para o meio ambiente poderá evitar pesadas multas aplicadas por técnicos e policiais militares, que participam da operação. Este ano, por exemplo, o número de pessoas empenhadas na fiscalização – técnicos e policiais – poderá chegar a 200 e a multa por excesso de fumaça preta será de 60 UFIRs (R$ 892,80). Em 2007, as blitze foram realizadas em pontos de acesso a rodovias.

De acordo com o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb, Marcelo de Souza Minelli, os proprietários podem receber 70% de desconto no pagamento da primeira multa recebida no período da Operação Inverno, desde que façam a manutenção dos veículos em uma das oficinas credenciadas pela Cetesb, relacionadas no próprio site da Companhia. Porém, alerta que as reincidências no período de um ano dobram o valor e podem chegar a R$ 7.142,40.

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Durante as ações de orientação programadas para este ano serão utilizados opacímetros nos veículos movidos a diesel e analisadores de gases nos passageiros. Nas operações de fiscalização será aplicada a Escala de Ringelmann (cartão com tabela de cores que vai do preto ao cinza), que ajuda a comparar a cor da fumaça preta expelida pelos veículos.

Marcelo Minelli comentou que este ano a prioridade são os motores diesel e a expectativa é de que sejam fiscalizados cerca de 30 mil veículos durante a operação. Ele recomenda aos proprietários regular periodicamente o motor, trocar os filtros de ar e de combustível nos prazos recomendados pelo fabricante, abastecer com combustível de qualidade, evitar o excesso de carga.

Além disso, ele inclui a manutenção dos pneus calibrados e o lacre da bomba injetora intacto, além do sistema de escapamento em ordem. Para intensificar as ações de combate à poluição, a operação inclui a participação da Polícia Militar Ambiental e Rodoviária.

Este ano, além dos caminhões e ônibus – que são prioridades nesta operação – os veículos de passeio também serão vistoriados em fiscalizações programadas em rodovias e em pontos estratégicos da cidade de São Paulo. No caso dos carros de passeio, também é averiguado o catalisador. “Os proprietários de carros devem utilizar mais o transporte público, montarem grupos de carona para economizar combustível, melhorar o trânsito e reduzir a emissão de poluentes”, aconselha.

Na mais recente ação, realizada no ano passado, agentes da Cetesb orientaram os motoristas, enquanto os patrulheiros da Polícia Militar Ambiental e Rodoviária multaram os veículos que apresentaram excesso de emissões. Na ocasião, Francisco Graziano, secretário Estadual do Meio Ambiente, informou que o objetivo não era multar, mas conscientizar os motoristas para que mantivessem os motores regulados.

Naquela época, os proprietários de veículos a diesel que regularam os propulsores junto às oficinas credenciadas no PMMVD (Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel) – e dispunham de nota-fiscal e “Relatório Técnico de Manutenção” – obtiveram uma redução na multa ambiental.

Até o final do ano serão inauguradas estações de monitoramento da qualidade do ar em diversas cidades do interior paulista. As primeiras unidades serão inauguradas em Bauru e em Marília, no dia 13 de junho, data do lançamento da campanha. Para reforçar a ação, os motoristas irão receber informativos em pedágios para regularem os motores e dicas para reduzirem o excesso de emissões.

O diretor da Cetesb recomenda também que as pessoas evitem queimar lixo e denunciem as placas e as marcas dos veículos que expelem fumaça preta, através do 0800 113560, ou por meio dos sites www.cetesb.sp.gov.br ou www.ambiente.sp.gov.br. “Todas as denúncias serão apuradas e os proprietários serão notificados a providenciar a correção do problema”, conclui.

INSPEÇÃO VEICULAR DA LINHA DIESEL

Desde maio, os proprietários de veículos de carga a diesel com placas da capital paulista já podiam agendar a inspeção veicular através do site da Controlar (www.controlar.com.br), empresa responsável pelo serviço ou pelo telefone (11) 3545-6868.

Eduardo Rosin, diretor de Operações e Desenvolvimento da empresa, explica que a inspeção será realizada de duas formas. A primeira é visual e irá verificar diversos itens, como se o lacre da bomba injetora está rompido, se o escapamento não apresenta furos, se o motor está vazando óleo etc. A outra será de emissões, por meio de equipamento específico. “Para não perder tempo, é importante que o motorista verifique esses itens antes de levar seu caminhão para a inspeção”. A inspeção veicular poderá ser feita até 90 dias, após data do limite de licenciamento do veículo, porém o agendamento deverá ser realizado antecipadamente (veja tabela abaixo).

PRAZOS PARA INSPEÇÃO DO VEÍCULO COM MOTOR DIESEL
FINAIS DE PLACAS LIMITE PARA INSPEÇÃO
1 e 2 de 01/10/2008 até 29/12/2008
3, 4 e 5 de 01/11/2008 até 29/01/2009;
6,7 e 8 de 01/12/2008 até 28/02/2009
9 e 0 de 02/01/2009 até 30/03/2009

Fonte: Controlar