O mês de fevereiro é lembrado pelo Carnaval, uma das mais famosas festas do Brasil. São quatro dias de muita música e dança, comemoração que em algumas regiões do país pode se estender por quase duas semanas. Apesar do ambiente festivo nem tudo é alegria nesses dias. Durante o Carnaval o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas aumenta muito, problema que aliado com a imprudência e má conservação das estradas acaba causando mais acidentes. Por isso, carreteiro, se estiver rodando durante o carnaval, fique atento.

Além dos perigos da estrada, a época da popular festa também aumenta os riscos da exploração sexual contra crianças e adolescentes, grupo normalmente vulnerável e que durante os dias de Carnaval fica ainda mais exposto, seja na estrada ou fora dela. Para o carreteiro que está na estrada é muito importante ser vigilante. O olhar atento pode ser o primeiro passo para impedir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No ano em que o Programa Na Mão Certa completa 10 anos, você que já é nosso principal aliado irá novamente se unir aos esforços de proteção da infância e da adolescência. Nesse Carnaval, se ver ou suspeitar de qualquer situação de violência contra crianças e adolescentes, incluindo exploração sexual, denuncie.

Se estiver numa rodovia federal, ligue 191. Dirigindo em qualquer outra estrada ou cidade, disque 100. Outra boa opção é o aplicativo Proteja Brasil, que indica telefones, endereços e o melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que ajudam a enfrentar a violência contra crianças e adolescentes nas principais cidades brasileiras. O aplicativo é gratuito e basta baixar nas lojas Apple Store ou Google Play.

E se você tiver uma história de proteção para contar, grave a mensagem e envie pelo  WhatsApp para (11) 96861-2665, para a campanha “Juntos na Estrada pela Infância”.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil: www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa: www.namaocerta.org.br