Por João Geraldo

Apresentada quase que simultaneamente para os transportadores da Europa e do Brasil, a nova linha de caminhões Scania exposta na Fenatran tem como principal destaque um pacote de alterações voltado ao conforto do motorista e à identidade da marca. A Scania está batendo forte neste ponto, principalmente porque está comprovado que o ambiente de trabalho tem influência direta na produtividade e redução de custos operacionais no negócio de transporte.

Do lado de fora os produtos da marca receberam uma nova identidade visual, com uma grade frontal formada por barras sempre na cor cinza e mais estreitas – que permitem maior fluxo de ar ao radiador. A palavra Scania aparece em maior dimensão e o parachoque, que teve seu design ajustado à nova grade, contribuiu para formar o novo visual aos modelos das linhas G e R. “O nome da marca está maior para ter mais destaque. É uma identidade e também passa a ideia de uma marca forte. O motorista tem de ter orgulho de estar num caminhão que ele gosta”, destaca Kristofer Hansen, chefe da área de estilo e desenho industrial da Scania, departamento dentro da fábrica em Södertälje, na Suécia. O designer sueco acrescenta, ainda, que hoje em dia o transportador percebe os valores que podem ser agregados aos caminhões vindos dos automóveis de passeio.

Scania P340
Scania P340

Apesar das inovações, os modelos ficaram com o painel mais simples, com as informações mostradas numa tela de cristal líquido bem à frente do carreteiro. Trata-se de uma ferramenta que interage com o motorista de várias maneiras, como, por exemplo, avisando-o através de uma luz vermelha se ele fez algum procedimento considerado errado na operação do veículo, ou luz amarela para chamar atenção, entre outras.

O trem de força da nova linha – motor e sistema de transmissão – não sofreu alteração. As modificações aplicadas aos veículos fazem parte do conceito adotado pela Scania a partir do lançamento da família de caminhões PGR, em 2007, pelo qual os produtos da marca passam por inovações tecnológicas sem grandes mudanças na plataforma original.

Espaço interno e conforto são destaques da nova série
Espaço interno e conforto são destaques da nova série

Outra novidade da montadora apresentada no Salão, e que merece destaque, é o modelo R cabine-leito (normal) com uma ou duas camas, que vem se juntar a cabine R Highline (teto alto). Trata-se de uma opção que já existia na Europa e que agora passa a ser disponibilizada no Brasil para ocupar um espaço que havia entre a cabine Highline e a G. Roberto Leoncini, diretor de vendas de veículos Scania no Brasil, explica que a cabine R vai atender o cliente que usava a G e sonhava em ter a R. “Esse nicho de mercado, que está nas regiões Sul e Nordeste, é formado por transportadores que tem de dois a três caminhões. E serve para todos os implementos”, explica.

A nova identidade visual e as modificações internas da cabine foram estendidas apenas às séries G e R, mantendo inalterada a série P, que disponibiliza caminhões rodoviários com motorização de 9 litros nas potências de 230, 270, 310 e 420cv. Os modelos das séries G e R são equipados com motores de 12 litros e seis cilindros em linha e na faixa de 380 a 500cv de potência, respectivamente, para aplicações rodoviárias e fora-de-estrada. A Scania oferece ainda no Brasil, apenas sob consulta, uma versão da série R com motor de 16 litros e 580cv. As diferentes cabines têm por objetivo atender as preferências e especificidades de cada tipo de operação.

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O pacote de modificações aplicado à linha 2010 abrange os caminhões da marca comercializados na Europa, Brasil e países da América Latina. O interior da cabine ganhou um maior número de portas-objetos, porta-copos e garrafas pet (com água), além de uma forração sobre o painel com nova textura que imita couro. O rádio é integrado ao painel e disponibiliza, opcionalmente, controle no volante. Na versão Highline este item é de série. Christopher Podgorski, diretor geral da Scania no Brasil, destaca que as mudanças no interior da cabine reforçam o conceito de caminhão Premium, de um produto que os detalhes fazem a diferença para a rentabilidade do transportador, bem como do conforto do carreteiro. A cama conta com um colchão de espuma de alta densidade (33mm) desenvolvido conforme sugestão dos próprios motoristas, além de novo acabamento e tecido de revestimento. Todo o material utilizado na parte interna da cabine ficou mais fácil de ser limpo, com destaque para o interior da Highline, que ficou com uma tonalidade mais clara. De acordo com Celso Mendonça, gerente de engenharia de vendas da Scania, nesta nova linha de caminhões todos os ajustes são milimétricos e permitem uma regulagem fina para carreteiro de qualquer biotipo. Ele acrescenta que num bom ambiente de trabalho o motorista dirige economicamente, sem buscar os limites do caminhão. “O motorista tem de acessar todos os comandos sem ao menos mexer o ombro”, detalha.

Scania G420
Scania G420

Outro ponto que a Scania está reforçando sobre seus veículos é a economia de combustível. Roberto Leoncini acrescenta que o objetivo da marca é desenvolver veículos com características que produzam efeito no custo operacional do transportador. “Consideramos desde as características tecnológicas do veículo até as condições de conforto e ergonomia para o motorista”, conclui.