Por João Geraldo
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A Iveco está promovendo ações para aumentar sua participação no mercado brasileiro. O plano é atingir este objetivo nos próximos anos e para isso a montadora está trabalhando no aprimoramento de processos industriais, na busca de maior nível de nacionalização de componentes e outras ações, inclusive o campo de provas para desenvolvimento e testes de produtos.

Marco Borba, vice-presidente da empresa para a América Latina, explicou que as ações estão apoiadas pelo investimento de R$ 650 milhões, montante que abrange o período de 2014 a 2016. “Nossa meta é posicionar a marca Iveco num lugar de destaque e merecido no mercado brasileiro”, afirmou o executivo, acrescentando que 25% do investimento total já estão consolidados. Aproximadamente R$ 250 milhões estão destinados à nacionalização de componentes e cerca de R$ 240 milhões para pesquisas, desenvolvimento e inovação dos produtos, além de R$ 160 milhões para aprimoramento tecnológico da atual gama de veículos e futuros lançamentos.

De acordo com Borba, os veículos da marca têm índice de nacionalização acima de 60%, mas ele vê possibilidade de um aumento de 10 a 12% e dependendo do produto o índice poderá superar 80%. O executivo cita também as novas bancadas na fábrica para a instalação de chicote elétrico em chassi e cabine e controle total de possíveis falhas elétricas. Máquinas para alinhamento de rodas, abastecimento de fluídos e novos robôs de pintura também estão no pacote.