Está chegando às estradas brasileiras uma lâmpada para faróis cujo diferencial é o maior poder de iluminação e durabilidade em relação às halógenas convencionais que equipam os caminhões produzidos no País. De acordo com a explicação do engenheiro Cirilo A. S. Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram do Brasil para o mercado automotivo, trata-se de uma lâmpada de 24 volts e 70 watts que amplia o alcance dos faróis em 40 metros e proporciona ganho de luz de até 100%, entre 50 e 100 metros à frente do veículo, além de apresentar o dobro da durabilidade das convencionais.

Batizada de Truckstar, o produto tem um filamento único e compacto, de alto rendimento que, além de maior poder de iluminação, oferece maior resistência às vibrações. Isso se deve à tecnologia aplicada no processo de enrolamento das espiras, a qual proporciona maior sustentabilidade e resistência da fonte de luz diante das vibrações, que são as grandes responsáveis pelas queimas, principalmente diante da pavimentação defi ciente das estradas brasileiras.

“É um produto já utilizado em larga escala nos caminhões que rodam na Europa, e pode ser aplicada nos caminhões brasileiros sem necessidade de instalação de relê”, disse o engenheiro, para quem o produto deveria sair da fábrica com o veículo, por se tratar de um item de segurança.

Outras vantagens citadas por Moscatelli referem-se à redução da fadiga visual e física do carreteiro. A linha, por sua vez, é formada por cinco produtos (H1, H3, H4, H7 e H11) e, segundo o engenheiro, o preço é cerca de 30% maior em relação às lâmpadas convencionais.(JG)