Quatro décadas produzindo veículos comerciais, uma moderna fábrica com capacidade instalada para produzir 100 mil unidades/ano e produtos da marca presentes em mais de 30 países levaram a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) a dar um passo à frente e ingressar no segmento de caminhões extrapesados. As novidades estão na inédita linha Meteor (meteoro), que chega nas versões 28.460 6×2 e 29.520 6×4, e o Constellation 33.460 6×4 para operações fora de estrada. Desenvolvidos e preparados para conquistar espaço em nichos acima de 50 toneldas de PBTC, os novos extrapesados chegam com atributos e potencial para atender as expectativas de transportadores que operam com veículos de alta potência.

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No portifólio de caminhões da marca, o Meteor se posiciona entre os cavalos mecânicos estradeiros das famílias Constellation e MAN TGX, modelo do qual se originou sua cabine e que continuará a manter sua condição de caminhão Premium da montadora.

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Para ter durabilidade e performance elevadas, a motorização da
linha Meteor foi testada por mais de 5 milhões de quilômetros pela engenharia da VWCO

 

 

 

 

O trem de força dos novos extrapesados conta com o motor MAN D26 de 13 litros, 6 cilindros em linha e sistema de alimentação common rail. O propulsor que equipa o Meteor 6×2 entrega 460cv de potência a 1.800rpm e torque de 2.300Nm operando na faixa de 950 a 1.400 rpm. Na versão 6×4, esse motor alcança os 520cv em 1.800rpm e torque de 2.500Nm na faixa de 1.000 a 1.400rpm. Ambos são produzidos no Brasil.

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O processo de nacionalização do motor MAN D26 exigiu a alteração de mais de 130 componentes para garantir eficiência nas condições de operações no País

Para atender a proposta da Volkswagen de combinar potência, torque, redução de consumo e durabilidade num mesmo motor, o MAN D26 teve mais de 130 componentes modificados e mais de 5 milhões de quilômetros de testes em diferentes condições e regiões do País. O pacote de alterações para elevar a durabilidade e performance incluiu além do novo sistema de injeção, a adoção do turbo wastegate com controle eletrônico da pressão de alimentação. Esta solução maximiza a eficiência de combustão e dá mais consistência à potência do motor.

O vice-presidente de engenharia da VWCO, Rodrigo Chaves, disse que as soluções aplicadas deixaram o MAN D26 mais capacitado a superar a marca de um milhão de quilômetros rodando nas condições do Brasil e com redução de 10% no consumo em relação à versão anterior.

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Projeto do Meteor contou com investimento de R$ 1 bilhão e a construção de nova linha de montagem ines de extrapesados do Brasil. de R$ 1 bilhão e a construção da mais nova linha de montagem de cabines de extrapesados do Brasil.

O trem de força dos caminhões Meteor e também do Constellation 33.460 6×4 conta com a transmissão TraXon fabricada pela ZF nas versões de 12 e 16 velocidades. Praticamente estreante no mercado brasileiro, esta avançada caixa processa informações em alta velocidade, as quais combinadas com a tecnologia do caminhão executam trocas de marchas baseada nas diferentes topografias da estrada. Os eixos, por sua vez, disponibilizam variadas relações de transmissão adequadas à cada operação.

Os novos extrapesados Volkswagen contam inteligência e sistemas que operam com sensores e funções eletrô­nicas que permitem, por exemplo, o gerenciamento automático da potência do motor, das trocas de marchas, do uso do freio e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada.

Tecnologias e recursos da eletrônica embarcada que proporcionam eficiência, segurança e robustez, conforto e redução de consumo de combustível, entre outras funções – itens considerados indispensáveis nos atuais caminhões estradeiros – estão presentes na linha  Meteor.

O conjunto de suspensão, tanto a metálica quanto a pneumática, foi desenvolvido pela engenharia da fábrica para se adaptar às condições de operação do País. Segundo a VWCO, em algumas ver­sões a redução de pesos pode chegar a  170 quilos. O conjunto com oito bolsões de ar é disponibilizado para todas as variações de entre-eixos do Meteor 6×2 e 6×4.

Essa suspensão a ar conta com sistema de leitura da carga transportada e faz a distribuição de forma equilibrada por eixo. Conta também com recurso que permite programar os bolsões e ajustá-los à altura do semirreboque durante a operação de carregamento ou descarregamento do veículo. O motorista pode fazer essa operação por controle remoto sem sair de dentro da cabine.

A suspensão metálica, por sua vez,  é parabólica com dois feixes de mola na dianteira e três feixes na traseira. É disponível somente para o Meteor 28.460 6×2 com entre-eixos de 3.600 mm. No caso do 29.520 6×4 atende qualquer entre-eixos. Esse conjunto de molas metálicas parabólicas está presente também no Constellation 33.460 fora de estrada.

A nova linha de caminhões extrapesados Volkswagen conta o sistema eletrônico de frenagem EBS, tecnologia que integra as funções básicas do ABS (evita o travamento das rodas durante a frenagem) com o ASR (controle de tração que evita a ocorrência de escorregamento das rodas do eixo de tração durante a aceleração do caminhão). A versão 6×4 conta ainda com assistente de rampa que segura o caminhão por alguns segundos sem necessidade do motorista pisar no pedal do freio de serviço.

A cabine do Meteor tem 2,50m de largura e traz soluções como defletores de ar integrados, que melhoram a aerodinâmica; parachoque metálico tripartido e grade frontal com barras horizontais cromadas que dão um ar de refinamento ao extrapesado. A parte frontal ostenta ainda identidade visual semelhante à da nova linha Delivery provocando a  percepção de que se trata de um caminhão da marca Volkswagen.

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Espaço, conforto, segurança, tecnologia digital e demais itens presentes nos modelos extrapesados produzidos atualmente estão presentes no Volkswagen Meteor

O interior da cabine atende aos atuais padrões de espaço, ergonomia, conforto e equipamentos necessários aos caminhões estradeiros de última geração. O banco do motorista (confeccionado em tecido fácil de ser limpo  e de secagem rápida, com opção para forração em courino) tem  como itens de série apoio para o braço e para cabeça e cinto de segurança integrados, além do formato do assento, suspensão a ar e encosto que valorizam o conforto.

Sob a cama (basculável) há espaço para bagagem, objetos e caixa de ferramenta. O motorista tem também à sua disposição iluminação em LED, entrada USB para conexão de aparelhos e um porta-objetos retrátil. Outros itens de conforto presentes na cabine são ar-condicionado digital e climatizador, sendo que o aparelho pode ser ajustado por controle remoto. A geladeira é item opcional.

O painel de instrumentos do Meteor  reúne todos os itens já comuns em alguns caminhões desta categoria: são o como rádio, tacógrafo, entrada USB e tela multímidia (opcional), assim como o volante multifuncional com teclas de comandos para acesso a dados e informações do computador de bordo. A operação do câmbio automatizado é feita por meio de tecla no centro do painel.

Com o lançamento dos dois novos caminhões estradeiros da linha Meteor, a Volks­wagen Caminhões e Ônibus passou a cobrir todos os segmentos na faixa de carga de 3,5 a 74 toneladas de PBTC. A montadora define a versão 28.460 6×2 como um cavalo mecânico que vai reforçar frotas de em­presas de transporte que operam em médias e longas distâncias com Peso Bru­to Total Combinado de 48,5 a 53 toneladas.

O modelo atende a segmentos que utilizam implementos do tipo basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo e tanque, entre outros. A versão  6×4 de 520cv é indicada para tracionar composições formadas por bitrens e rodotrens com PBTC na faixa de 57 a 74 toneladas. Incluindo os modelos MAN TGX com motorização de 440 e 480cv, a Volkswagen passou a disponibilizar cavalos mecânicos em cinco faixas de potência.

Até o lançamento da linha Meteor, os cavalos-mecânicos mais potentes da Volkswagen eram os Constellation 25.420 6×2, para até 53 toneladas de PBTC, e o 26.420 6×4 para 57 toneladas, sendo esta versão dimensionada para formar composições bitrem de sete eixos. Ambos os modelos são equipados com motor Cummins de 9 litros, 420cv a 2.100 rpm e torque 1.850Nm a 1.300rpm. “O Volkswagen Meteor vai conviver com o MAN TGX, cada um no seu espaço”, afirmou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da montadora. O executivo reforçou que o MAN é Premium no seu segmento; o Constellation de 420cv  6×2 é o cavalo mecânico de entrada da montadora e o Meteor vai ficar ao centro do nicho de mercado. Os preços anunciados para o Meteor são R$ 550 mil para o 28.460 6×2 e R$ 590 mil para o 29.520 6×4.

“Os extrapesados Volkswagen chegam ao mercado com o pé direito, mostrando que estreiam para fazer história após quatro anos de minucioso desenvolvimento ouvindo sem­pre nossos clientes, e mais de R$ 1 bilhão investidos, combinando o sucesso da marca às demandas do mercado”, concluiu o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.