Por João Geraldo

A Tecfil, fabricante brasileira de filtros automotivos, está completando 60 anos de fundação e com grandes expectativas de continuar crescendo no segmento em que atua. Em 2012, ano em que o mercado geral viveu um período de retração, a empresa apresentou crescimento, sendo que da produção mensal de cerca de 4,5 milhões de filtros, 35% foram destinados à linha de veículos pesados, incluindo reposição e montadoras.

De acordo com Ricardo Pessoa, diretor comercial da Tecfil, requisitos como qualidade, garantia, reconhecimento da marca e preço acessível, tornaram a marca uma das primeiras opções no mercado de pesados, tanto para frotistas, usinas e motoristas autônomos. A maior atuação da Tecfil está na área dereposição, a qual representa 65% dos negócios da companhia e tem garantido participação de 35% no mercado brasileiro, com liderança no segmento desde meados do ano 2000. A empresa fornece seus produtos também para a linha de montagem de diversas montadoras e também para concessionárias, além de clientes com marcas próprias.

6724t
Área de reposição representa 65% dos negócios da companhia e garantem 35% de participação no mercado brasileiro de filtros automotivos

Fundada em março de 1953 com o nome de Sociedade Industrial Importadora e Exportadora Tecfil S.A., no Bairro do Brás, um dos mais tradicionais da capital paulista, a empresa se destaca no fornecimento de filtros tanto para o segmento de veículos pesados quanto de leves. “Nossa força está em nossa rede de distribuição, que é muito atuante no mercado”, acrescenta Ricardo Pessoa. Ainda de acordo com o executivo, a Tecfil possui um grande diferencial em relação às multinacionais, por ser uma empresa ágil e flexível.

As perspectivas da Tecfil para 2013 são bastante otimistas, acreditando que o crescimento irá se manter. Tanto é que a empresa está ampliando seu portifólio de produtos. “Continuaremos a investir na área comercial e em nossos serviços, como na área técnica, um grande diferencial da Tecfil”, concluiu o diretor comercial da empresa.

Novo momento
A grande revolução da Tecfil teve início a partir de 1984, quando a terceira geração do fundador da empresa assumiu os negócios. A nomeação de representantes, agressividade comercial e ausência de preconceitos quanto ao perfil dos clientes foram pontos fundamentais que marcaram o novo momento da companhia no mercado. A abertura de diferentes canais de vendas e a atuação em outras regiões além da Sudeste, também contribuíram para o crescimento exponencial nas décadas de 1980 e 1990.

Outros acontecimentos também favoreceram o crescimento. A saída do mercado de um fabricante especializado na reposição, em 1997, foi um divisor de águas para a empresa. Com isso a Tecfil fortaleceu sua rede de distribuição e marcou seu espaço no mercado de filtros automotivos. Hoje, a empresa tem 32 representantes com perfil de gestor regional, com conhecimentos técnico e comercial, mas as operações de vendas acontecem diretamente entre a fábrica e o distribuidor. “Não abrimos mão do representante regional, pois ele é a garantia de presença constante no mercado, o que faz parte do DNA da empresa”, concluiu Ricardo Pessoa.