Coordenado pelo diretor da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Carlos Montagner, o Truck Test é realizado em um percurso de quatro quilômetros que reúne as diversas características de relevo encontradas nas rodovias brasileiras, tais como trechos de subidas, descidas, retas e curvas que possibilita às montadoras demonstrarem a eficiência de seus caminhões e aos motoristas comprovarem as vantagens proporcionadas pelos novos veículos. Os motoristas, principalmente aqueles que estão pouco familiarizados com as tecnologias disponíveis, se surpreenderam com o desempenho dos caminhões.

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É o caso de Renato Leão Ramos, de Itaí/SP, de 37 anos de idade e motorista há 10, que ficou impressionado com o desempenho do Sinotruk Howo 380. “Esse caminhão é tudo de bom. Confortável, espaçoso, tem muita força e responde bem aos comandos. Me surpreendi positivamente, compraria um veículo desse tranquilamente, com a certeza de que não me decepcionaria,” disse empolgado. O paranaense de Apucarana, Jefte da Silva, de 39 anos de idade, e 20 de estrada, visitou a Feira do Carreteiro pela primeira vez e disse ter gostado muito do Truck Test. “Experimentei o modelo DuraStar, da International, e adorei. Tem ótima dirigibilidade e é bastante confortável. Gosto muito de modelos ‘bicudos’ acho que dá mais visibilidade na hora de conduzir”, declarou, acrescentando que gostaria de trabalhar com um modelo como o que dirigiu na Feira.

Já Eliseu Rodrigues de Oliveira Filho, 36 anos e 16 de profissão, autônomo, de São Paulo, dirigiu um Volvo FH 460 e confirmou sua opinião sobre os modelos da marca. “Tenho o costume de participar de eventos como a Feira do Carreteiro para me manter atualizado sobre as principais novidades do setor. Já dirigi vários modelos de caminhões, porém, os da marca Volvo sempre me surpreendem, principalmente nos itens de segurança, conforto e economia”. Quanto ao percurso, Eliseu tem opinião de que é um dos melhores que conhece para se fazer test-drive, por ter aclives e declives no trajeto.

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Em parceria com o Banco Volvo, a montadora disponibilizou condições especiais para os carreteiros interessados em financiar um caminhão. A empresa também realizou ações de pós vendas através de uma carreta de treinamento, onde, antes de dirigir os caminhões da marca com tecnologia Euro 5, técnicos passaram informações sobre itens de segurança, dos veículos. No Truck Test, os motoristas puderam dirigir os modelos Volvo FH 460, VM 220 e VM 330.

Outra empresa que também priorizou o treinamento com os motoristas que participaram do Truck Test foi a MAN, com palestras sobre a tecnologia nos caminhões Volkswagen e MAN. Emerson Machado, de Cerquilho/SP, 28 anos de idade e três de profissão, dirigiu o Volkswagen Delivery. O item que mais lhe chamou atenção foi o sistema de transmissão do veículo.

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“O caminhão é muito fácil de ser dirigido, bem diferente daqueles que estou acostumado a trabalhar. Sem contar o silêncio dentro da cabine, que deixa o ambiente mais confortável”, disse Machado, lembrando que trabalha em usina e sofre muito com as trepidações e barulho. Ele destacou também que as palestras ajudam o motorista a ter uma visão mais clara dos veículos atuais, e que no percurso do Truck Test é possível avaliar os principais itens do caminhão, pois o trajeto permite ao motorista usar todos os recursos do caminhão.

Foi durante o percurso do Truck Test na Feira do Carreteiro, que o autônomo Hélio Pavani, de 46 anos de idade e 25 na profissão, teve a oportunidade de testar pela primeira vez um caminhão Euro 5. Ele dirigiu o Ford Cargo 1933 e disse ter ficado impressionado com o desempenho do veículo. “Esse caminhão é melhor que carro. Não me deixou cansado nem um minuto, é todo confortável e espaçoso. E o percurso com subidas e descidas fortes, ajuda bastante a sentir como funciona o veículo”, contou Pavani.

O motorista Leandro Predolin, que trabalhou como carreteiro durante 10 anos e há um ano e meio dirige ônibus, testou o caminhão Scania R440 Euro 5 durante as atividades desenvolvidas no Truck-Test. “As principais diferenças que pude perceber foram menor emissão de poluentes, pois não vi fumaça alguma saindo pelo escapamento, e o alto conforto que ele oferece, principalmente devido ao motor automático que não deixa o condutor se cansar em momento algum”, avaliou.

CAMINHÕES DISPONIBILIZADOS PARA TESTE
MARCA QUANTIDADE VIAGENS
Ford Três: Cargo 1933, 2429 291
International Dois: 9800I e Durastar 214
MAN Três: Delivery 8-160,
Contelattion 19.330 e 24.280
430
Scania Dois: R 440 e P310 152
Sinotruk Dois: 380 Howo 137
Volvo Três: VM 330, VM 220 e FH 460 226