Por João Geraldo
A nova linha Mercedes-Benz Sprinter 2017 está chegando às ruas e estradas do País com diferenciais e inovações em relação à atual geração, lançada em 2012. Trata-se da terceira atualização para o mercado brasileiro, sendo que a segunda ocorreu em 2004. A família de veículos Sprinter está presente no mercado brasileiro desde 1997, já comercializou mais de 120 mil unidades desde o seu ingresso no País e atualmente o modelo atende mais de 60 versões.
A mudança mais visível na nova linha está no design, o qual deu um aspecto mais moderno. As alterações estão no capô, com formas que harmonizam com a nova grade frontal e no para-choque, que se estende até os faróis. Na parte traseira, um novo design para o nome Sprinter e na versão, além de novas luzes.
As mudanças externas deixaram a linha Sprinter que roda no Brasil e outros países da América do Sul igual à que circula hoje em países da Europa e nos Estados Unidos. A van passageiros ganhou bancos maiores com espuma mais macia, novos tecidos e encostos mais altos de cabeça com apoio lateral.
Todos as versões Sprinter passaram a sair de fábrica com luzes de circulação diurna, as quais se acendem quando o motor entra em funcionamento. Ainda na parte das luzes, outro recurso adicionado à nova linha é o farol de neblina (integrado ao para-choque) com assistente direcional integrado, isto é, o farol do lado da curva acende automaticamente e estende a visão do motorista.
As novidades abrangeram também a parte de segurança ativa do veículo, com a disponibilidade do assistente de vento lateral (Crosswind Assist), item já existente na linha Vito. Sua função é amenizar o efeito das rajadas de vento lateral sobre o veículo, corrigindo a trajetória e mantendo a estabilidade. Luiz Gonzaga Delfino Júnior, do departamento de marketing e produto van, explica que o assistente de vento lateral trabalha de maneira conjunta com o ESP adaptativo (Programa Eletrônico de Estabilidade) já existente na linha Sprinter desde 2012.
Delfino Júnior detalha que o ESP, de série em toda a linha, integra o ABS (sistema antibloqueio de freios), ASR (sistema de controle de tração), BAS (sistema de assistência de frenagem), e o EBD (sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem). Este último sistema reconhece o efeito do conjunto da carga e ajusta a força de frenagem sobre as rodas.
Na parte técnica (motor e câmbio), a família Sprinter 2017 não sofreu qualquer mudança. A transmissão automatizada, por exemplo, ficou para um próximo momento. “A linha Sprinter encontra-se em processo de evolução e continua sendo objeto de desejo dentro do segmento”, comenta Carlos Garcia, gerente sênior de vans. Ele acrescenta que o modelo liderou a evolução do segmento de veículos comerciais no Brasil, e desde a chegada, há 20 anos, o modelo se consolidou como uma referência no mercado em tecnologia, segurança, e valor de revenda, entre outros quesitos.
“Nos últimos quatro anos aumentamos nossa participação no mercado brasileiro em mais de 10%. Saltamos de 14% em 2011, para 24,5% em 2015, destaca o executivo. Ainda de acordo com ele, no primeiro semestre de 2016 a participação aumentou ainda mais, chegando a 26% do mercado. “Esse resultado é muito expressivo, principalmente por se tratar de um segmento extremamente competitivo e que vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos para atender às novas demandas”, adiciona. A nova linha chega ao mercado com acréscimo de 5% por conta da tecnologia do veículo. O preço do modelo de entrada é R$ 102 mil.
CHASSI CABINE | ||
MODELO | Distância Entre eixos (mm) | Comprimento total (mm) |
313 CDI Street Longo | 3.665 | 5.870 |
313 CDI Street Extra-Longo | 4.325 | 6.680 |
415 CDI longo | 3.665 | 5.870 |
515 CDI Longo | 3.665 | 6.085 |
515 CDI Extra-Longo | 4.325 | 6.845 |
FURGÃO | ||
MODELO | Distância Entre eixos (mm) | Comprimento total (mm) |
415 CDI 7,5m³ | 3.250 | 5.245 |
415 CDI 9m³ | 3.665 | 5.910 |
415 CDI 10,5m³ | 3.665 | 5.910 |
415 CDI 14m³ | 4.325 | 6.945 |
515 CDI 14m³ | 4.325 | 6.945 |
515 CDI 15,5m³ | 4.325 | 7.345 |
FURGÃO STREET | ||
MODELO | Distância Entre eixos (mm) | Comprimento total (mm) |
313 CDI Street 7,5m³ | 3.250 | 5.245 |
313 CDI Street 9m³ | 3.665 | 5.910 |
415 CDI longo 10,5m³ | 3.665 | 5.910 |
515 CDI Street 14m³ | 4.325 | 6.945 |
VAN PASSAGEIROS | |||
MODELO | Número e passageiros | Distância Entre eixos (mm) | Comprimento total (mm) |
415 CDI Teto Baixo | 9+1/ 15+1 | 3.665 | 5.910 |
313 CDI Street 9m³ | 15+1 | 3.665 | 5.910 |
515 CDI Teto Alto | 17+1 | 4.325 | 6.945 |
515 CDI Teto Alto | 20+1 | 4.325 | 7.345 |