Por Daniela Giopato
A Bridgestone acaba de apresentar ao mercado os primeiros modelos da linha Ecopia para caminhões e ônibus. De acordo com a empresa, os produtos são projetados com materiais que minimizam a resistência ao rolamento, aumentam a eficiência energética e contribuem para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2). “A Bridgestone investe constantemente em novas tecnologias, colocando todo o seu know-how para desenvolver novos conceitos de pneus que ofereçam sempre cuidados com o meio ambiente, desempenho superior, segurança e economia”, disse Concheta Feliciano, diretora de marketing da empresa.
Os novos produtos M792 e R268 são disponíveis na medida 295/80R22,5 e, segundo a empresa, foram projetados para ter grande índice de recapabilidade. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o pneu R268 recebeu letra C em resistência ao rolamento e B em frenagem no piso molhado. Já o M792 foi classificado com a letra D em ambos os critérios.
O gerente de planejamento de produto marketing (divisão carga), Marcelo José Nunes da Cruz, explicou que os novos produtos geram economia de 2% de combustível em relação a linha standard da marca. Ele disse que em uma simulação de economia realizada pela fábrica entre a linha Ecopia e a convencional a economia gerada dentro do período de um ano foi de 90 pneus e 44,2 mil litros de diesel. Isso considerando uma frota de 100 veículos na configuração 4×2 (seis pneus).
O R268 Ecopia foi projetado para ser usado em eixos direcionais, eixos livres e de tração moderada, enquanto o M792 é ideal para eixos de tração. “Nossa expectativa é de comercializarmos cerca de 46 mil unidades durante 2017”, conclui.