Por Elizabete Vasconcelos
Em seu retorno ao Brasil, a marca norte-americana International apresenta na 18ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte), como destaque, um cavalo-mecânico com cabine avançada denominado de AeroStar. Trata-se de um caminhão-conceito, exibido ao público pela primeira vez, que de acordo com a empresa vai atender às necessidades dos motoristas brasileiros.
O veículo é o primeiro de uma nova linha que inclui 15 outras variações, abrangendo modelos na faixa de 10 a 74 toneladas toneladas, com motores entre 180 hp e 500 hp. A expectativa é que o AeroStar esteja disponível no Brasil a partir de 2013. Além deste modelo, a marca norte-americana aproveita para demonstrar aos visitantes seus dois caminhões já comercializados em terras brasileiras: o DuraStar 4400, um veículo com cabine convencional, e o cavalo-mecânico 9800i, ambos com motorização adequada para atender ao Proconve P-7, a partir de janeiro de 2012.
O DuraStar é equipado com motor MaxxForce de 7.2 litros, 274 cv e 950 Nm de torque, que estará disponível nas versões 4X2, 6X2 e 6X4. Já o 9800i – disponível nas configurações 6X2 e 6X4 está equipado com motor Cummins ISM 420, de 11 litros, transmissão sincronizada Eaton FTS-20112L de 13 velocidades e torque de 2000 Nm.