Durante quatro dias (18, 19, 20 e 21 de julho) a Feira do Carreteiro transformou o Pátio do Santuário Nacional de Aparecida, no km 72 da rodovia presidente Dutra/SP, na capital do motorista de caminhão e dos profissionais ligados ao transporte rodoviário de carga. Foi a 28a edição do mais tradicional encontro da estrada, que este ano trouxe como a grande novidade o Feirão do Caminhão, atividade que inovou o evento, pois abriu a possibilidade da compra e venda de caminhões novos e usados e também de produtos e serviços de interesse dos transportadores rodoviários de carga. Foram dias de muita informação, palestras técnicas, oportunidades para os motoristas conhecerem melhor os produtos e os lançamentos do setor de transporte rodoviário de cargas e diversão. Este ano, o evento contou também com um dia a mais para melhor atender os profissionais que atuam no segmento do transporte rodoviário de cargas, seja carreteiro autônomo, empregado ou frotista.
Assíduo freqüentador da Feira do Carreteiro, desde 1978, o mineiro Edvan Carvalho, da cidade de Paraguassu, chegou cedo para o evento deste ano. Na segunda-feira, 16 de julho, o experiente motorista e seus familiares já se encontravam acampados no Pátio do Santuário Nacional, em Aparecida/SP, na carroceria de seu velho e fiel companheiro Mercedes-Benz LP 321, ano 1962. O veículo pertenceu ao seu pai, de quem herdou o gosto pela estrada. “Só não virei à Feira do Carreteiro se a situação estiver muito ruim”, declarou Edvan. Mesmo sem a esposa, que não pode acompanhá-lo este ano, ele, que vem de uma família de carreteiros, cumpriu sua rotina de todo mês de julho.
Filho de um veterano das estradas, Eduardo Fernando Borba, 28 anos, oito de profissão, de Itatiba/SP, acompanha a Feira do Carreteiro desde pequeno. “Sempre vinha com meu pai e hoje entro com o meu próprio caminhão. Eu adoro estar aqui, tem tudo o que um carreteiro precisa para se sentir bem. E o meu filho já pede para vir. É ótimo encontrar os amigos, participar das palestras e saber das inovações no transporte”, declarou. Seu pai, Rubens Rodrigues Borba, 37 anos de profissão, acompanha a Feira há mais de 20 anos e chegou ao Pátio dia 17 (na terça-feira de manhã) após descarregar no Rio de Janeiro. “Pelo menos nesses dias de Feira nada de trabalho. Nada melhor do que estar aqui, a ordem agora é relaxar”, disse.
Outra atividade de peso e de muito sucesso na 28ª Feira do Carreteiro foram as Palestras Técnicas, feitas por profissionais do Sest Senat, Fabet e da área de saúde, na Sala de Treinamento, montada no próprio evento. O objetivo desta atividade é levar informação e atualização aos profissionais do setor de transporte de cargas, de modo a ajudá-los a obter maior rentabilidade no negócio. Como tirar maior proveito do motor eletrônico, direção econômica, redução de acidentes através da conduta eficaz, saúde integral da mulher e saúde bucal, segurança no transporte de produtos perigosos e instruções de como trocar a categoria da CNH, foram alguns dos temas abordados durante as Palestras Técnicas.
Os colegas, José Carlos Vieira, 48 anos, 30 de estrada e Israel Tavares, 42 de profissão se programam há 20 anos para participar da Feira. “É muito bom estar entre amigos, longe da correria do dia-a-dia e se divertir, comer churrasco, brincar, ver os shows e ter a chance de tirar algumas dúvidas. É um descanso merecido”, afirmou Israel. Esquecer dos problemas e se distrair com a família também é o objetivo de José Carlos na Feira. “Além de tudo isso ainda podemos conhecer a novidade e aprender um pouco mais sobre a profissão. Eu, por exemplo, não perco nenhuma palestra, porque é uma das poucas oportunidades que tenho para ficar mais informado. Sempre descobrimos alguma coisa nova”, afirma José Carlos Vieira, que diz ter consciência da importância de se manter atualizado.
Durante os quatro dias de evento, tanto os motoristas quanto seus familiares tiveram tratamento VIP e a Sala dos Motoristas manteve esquema especial de funcionamento, das 7h à meia-noite, e café da manhã gratuito das 7h às 10h. O espaço disponibilizou vestiários masculino e feminino, chuveiros quentes, sanitários, lavatórios e área de descanso com televisão, vídeo e cadeiras espreguiçadeiras. Tudo grátis para carreteiros e seus familiares e com transporte de van, também gratuito, entre o pátio das Palmeiras (local da Feira) até a Sala. Patrocinada pela Fabraço, a Sala recebeu mais de 2000 motoristas e familiares.
Como acontece todos os anos, os filhos dos carreteiros também receberam tratamento especial na Feira. Para isso contaram com o Salão da Criança. Patrocinado pela BR Petrobras, Bandag e Iveco, o espaço recebeu cerca de mil crianças nos quatro dias de Feira e ofereceu como diversão, desde pintura, videokê e jogos infantis, à distribuição de refrigerantes, água, pipoca, algodão doce, cachorro-quente e brindes, além de um palhaço para animar a garotada. Para as mães foi oferecido um salão de beleza, onde puderam fazer escova e cortar os cabelos, e fazer unhas e sobrancelhas, tudo grátis.
Outra atividade da Feira, a eleição do Rei, Rainha e Princesas teve este ano como Rei o autônomo Vanoil Souza Brandão, de Bom Repouso/MG. Motorista há três anos, e dono de um Mercedes-Benz 1418, ano 1995, ele é casado e participa há sete anos do evento no Pátio do Santuário Nacional, em Aparecida/SP. A rainha eleita pelo corpo de jurados formado por 10 motoristas, foi a esteticista Sabrina Adrieli dos Santos, 22 anos, da cidade de Aparecida/SP. A Rainha representou a empresa Pomgar/ZF Sistemas de Direção e concorreu com cerca de 30 candidatas que defenderam as demais empresas participantes da Feira. As cinco princesas eleitas representaram as seguintes empresas: Saint-Gobain (Sabrina Fernandes de Souza), Arteplas (Thais Micheli de Paula), Sest Senat (Bruna Helena Faria Maciel) JaburSat (Erica Maciel Lino) e Baterias Heliar, (Aline Bione). Parte da diversão dos carreteiros ficou por conta das brincadeiras desenvolvidas no palco da Feira comandadas pelo locutor Sidnei Moreno e representantes das empresas participantes.
A fé em Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão mais uma vez foi demonstrada na chegada da Romaria de São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida. Pelo 12º ano consecutivo sob coordenação de Nelson José da Silva, a Romaria saiu oficialmente do Posto Farol, no km 208,5 da Via Dutra/SP (Bonsucesso, Guarulhos/SP) e chegou às 14h30 no pátio do Santuário. Durante o trajeto, as imagens de Nossa Senhora Aparecida e de São Cristóvão seguiram à frente do comboio com mais de 60 caminhões puxado por um modelo Volvo FH 520.
“A concentração dos romeiros teve início às 8h, no posto com um café da manhã oferecido pela Garrett. Às 11h45 a Romaria partiu parando de posto em posto e sempre agregando mais caminhões e carreteiros”, lembrou, Nelson José. A chegada no Pátio do Santuário foi marcada por uma queima de fogos e revoada de balões diante de milhares de fiéis. A 12a Romaria foi patrocinada pela Goodyear e Volvo e recebeu apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Às 15h do sábado, carreteiros, familiares e amigos participaram da Missa em intenção a Vitacir Paludo, empresário da empresa Borrachas Vipal, que sempre prestigiou a Feira, e que foi uma das vítimas do Airbus que saiu da pista e bateu em um prédio ao lado do aeroporto de Congonhas dia 17 de julho. Celebrada no palco da Feira, ao final o padre Agostinho Frasson, da Basílica, promoveu a bênção das chaves e objetos dos presentes.
Este ano a Feira do Carreteiro apresentou dois shows musicais com artistas conhecidos pelo grande público e motoristas de caminhão. Na sexta-feira (20/07), às 21h a dupla Rick & Renner subiu ao palco com patrocínio da Volkswagen Caminhões, JaburSat e Goodyear. No sábado (21/07), às 21h foi a vez da cantora Roberta Miranda fazer o seu show patrocinado pela Bandag. As apresentações foram gratuitas para os carreteiros e seus familiares. Para o público geral os ingressos foram vendidos na entrada da Feira a R$ 5,00. Parte do dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos (R$ 5.000,00) foi doada pela Revista O Carreteiro, organizadora do evento, para a APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, unidade de Aparecida.
A 28ª Feira do Carreteiro foi encerrada com uma grande queima de fogos no sábado à noite. Os carreteiros que foram à Feira tiveram estacionamento grátis para seus caminhões e ainda vigiados por um corpo de segurança uniformizados e preparados, que garantiram a tranqüilidade dos visitantes nos quatro dias de evento.
TRUCK TEST
– Motoristas aprovam caminhões
Os 11 caminhões das marcas Volkswagen, Ford, Iveco, Mercedes-Benz e Volvo que participaram do Truck Test, patrocinado pela Sachs, realizaram 898 viagens, que totalizaram 3.592 km, de acordo com o diretor da CBA e responsável pela atividade, Carlos Montangner Realizado numa pista de quatro quilômetros ao redor do Santuário Nacional de Aparecida, o Truck Test é uma oportunidade para os carreteiros dirigirem os caminhões mais modernos produzidos no Brasil e fazerem uma avaliação do desempenho, nível de conforto, de ruído e de outros componentes.
A Ford participou do Truck Test com três modelos Cargo (dois modelos C4432e e um C2428 6X2); a Iveco com um Stralis HD 380; a Mercedes-Benz disponibilizou os pesados 2044 e 2640 e o semipesado 2425; enquanto a Volvo ofereceu um FH 520 (o caminhão mais potente produzido no Brasil) e um VM 260. A Volkswagen, por sua vez, levou para o evento um modelo Delivery 5.140, um semipesado 24.150 e um Constellation 19.320.
Carlos Alberto Borba, carreteiro da cidade de Itatiba/SP, dirigiu o Ford Cargo 2428e 6X2 e ficou impressionado com o desempenho do veículo. “Achei um ótimo caminhão. Basta você apertar o acelerador para achar potência”, disse o carreteiro citando outros detalhes, tais como a facilidade de troca de marchas, conforto e a boa visibilidade proporcionada pela ampla área envidraçada da cabine. Carlos está acostumado a dirigir este tipo de caminhão, pois trabalha com um modelo equipado com terceiro eixo e carroçaria carga seca.
No espaço da Volvo, o gaúcho Eduardo Harms desceu satisfeito da cabine de um VM 260 após completar uma volta com o caminhão na pista do Truck Test. “Nunca tinha dirigido este caminhão, mas confesso que estava curioso para experimentá-lo. Gostei muito, principalmente da cabine moderna e confortável”, opinou. Em relação ao desempenho do motor, o carreteiro disse que a potência facilita nas situações de ultrapassagem. Harms – que trabalha com um modelo trucado na rota Rio Grande Sul São Paulo e vice-versa – acrescentou que gostou também da caixa de câmbio, porque permite que se faça mudanças com muita facilidade em qualquer faixa de giro.
Vanilton Etevaldo Eugênio, de São Paulo, destacou o caminhão Mercedes-Benz após dirigir um bitrem tracionado por cavalo-mecânico Axor 2640. “Achei excelente, muito fácil de dirigir, principalmente porque os comandos ficam bem próximos do alcance das mãos. Gostei também da eficiência do Top Brake, que dá segurança para o motorista”, disse. Eugênio destacou também o espaço da cabine e as várias regulagens do banco do motorista disponíveis no MB Axor 2640. “É um caminhão perfeito, mesmo para mim que dirijo um extrapesado de outra marca”, concluiu o carreteiro que trabalha com uma carreta caçamba no transporte de areia.
Alexandre da Silva, motorista profissional de Belforo Roxo/RJ, dirige um Volkswagen 16.210 e aproveitou o Truck Test para experimentar o Volkswagen Constellation 19.320. Após percorrer o percurso formado por retas, subidas e descidas, o definiu como um excelente caminhão. “A cabine leito que a Volkswagen colocou neste caminhão é muito espaçosa. Tem boa altura, proporciona excelente visibilidade e o painel de instrumento é amplo”, definiu o carreteiro.
O paulista Denilson Fahl, que trabalha com uma carreta tanque no transporte de produtos antiespumante aproveitou o Truck Teste para experimentar o Iveco Stralis 380. Suas impressões foram as melhores possíveis em relação à cabine e o desempenho do motor Cursor que equipa o modelo. “Sobra espaço nesta cabine e além disso é bastante confortável. Gostei também da caixa de marchas, fiz todas as trocas sem esforço algum, sem contar o torque deste motor que a Iveco colocou neste cavalo-mecânico”, disse o carreteiro(JG).
TRUCK SERVICE
– Check-up e reparos gratuitos nos caminhões
Durante a Feira do Carreteiro, os motoristas puderam, além de participar de todas as atividades oferecidas pelo evento, fazer um check-up, gratuito, no caminhão junto aos técnicos de várias empresas de petróleo, filtros, pneus e turbos que participaram do Truck Service, patrocinado pela Eaton, na 28a Feira do Carreteiro. Até os níveis de emissões de fumaça preta foram avaliados por técnicos durante o evento através de parceria da Petrobras/Conpet e Cetesb.
A atividade faz parte do Programa Nacional da Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), do Ministério de Minas e Energia, que é coordenado e executado pela Petrobras. “Tentamos passar para o motorista autônomo que a fumaça preta é um sinal de gasto de combustível e pode resultar em multa”, afirmou o engenheiro Nilson Quadros, da Petrobras. Além da avaliação, os caminhões que apresentaram necessidade de troca de filtro tiveram o componente substituído gratuitamente pela Mann Filter.
O BTS – Bandag Truck Service, realizou uma série de diagnósticos preventivos em componentes dos caminhões, tais como pneus, suspensão e freios, para que o motorista tivesse uma idéia do que seria necessário trocar no veículo. “Temos preocupação em saber de que forma os nossos clientes estão utilizando o caminhão. E esse evento nos possibilita a ter contato com os motoristas e a conscientizá-los sobre a importância da manutenção preventiva”, afirma Marcos Aoki, coordenador de implementação do BTS.
A Goodyear, por sua vez, ofereceu aos carreteiros serviços como diagnóstico de geometria veicular; projeção de quilometragem, para que o motorista saiba quando é hora de trocar os pneus; e um boletim de orientação técnica com analises do sistemas de suspensão, calibrador, iluminação, elétrico, pneus e rodas. “O nosso objetivo é mostrar ao motorista que manter um veículo em boas condições mecânicas garante a economia dos pneus”, disse Guilherme Junqueira Franco, gerente de vendas. Os carreteiros que passaram estande da Goodyear no Truck Service tiveram os seus caminhões avaliados, receberam também um boletim técnico e foram orientados quanto a manutenção e como obter menor gasto do pneu.
A Garrett, com apoio dos técnicos da Perdões Diesel (Centro de Serviços Avançados Garrett) prestou assistência técnicas aos caminhões em relação ao funcionamento perda de potência e excesso de fumaça e indicou as manutenções necessárias para cada caminhão atendido. Além do turbo foram analisados também outros itens do caminhão como a bomba injetora, direção hidráulica, caixa de câmbio, embreagem e sistemas de freios. “Para a Garrett, o Truck Service é uma oportunidade de prestarmos serviços aos carreteiros, tirar as dúvidas e ajudá-los a melhorar a condição de trabalho, tanto do turbo quanto de outros componentes. Aqui ficamos próximos do nosso principal consumidor”, explicou George Norio, gerente de marketing América do Sul.
Alinhamento, balanceamento, ressulcagem do pneu e dicas de utilização correta e estado de conservação dos pneus foram algumas das ações desenvolvidas pela Michelin no Truck Service. De acordo com os técnicos da empresa, os problemas identificados no eixo dianteiro tiveram a correção realizada na hora. “Prestar esse serviço é uma excelente oportunidade de estarmos próximos dos carreteiros e ouvir o que eles têm a dizer sobre os nossos produtos. Essas sugestões nos ajudam a melhorar cada vez mais a qualidade dos pneus Michelin”, afirmou Wellington Berbert, gerente de vendas.
Através da palestra sobre aplicação de nitrogênio para economia de pneu e manutenção dos filtros para caminhão, a Parker, marcou sua participação no espaço do Truck Service e conscientizou os motoristas sobre a forma correta de utilizar seus produtos e, consequentemente, reduzir os custos no transporte. A empresa levou para o evento filtros de combustível, sistemas de filtração para abastecimento de frotas e geradores para pressurização de pneus.
Durante a Feira do Carreteiro a Eaton apresentou o EcoBox®Eaton, disponível para caminhões médios e leve das marcas Ford e Volkswagen. Trata-se de caixas de câmbio remanufaturadas pela própria empresa e comercializadas através das respectivas concessionárias. As caixas, da família FS (para caminhões médios e ônibus) e FSO 4405 para caminhões VW leve e microônibus, chegam ao mercado no mês de agosto com garantia de fábrica de um ano, a mesma do produto novo.
“Estamos montando um sistema logístico para que a troca seja realizada em menor tempo possível. Se a concessionária não tiver a caixa, nós a enviamos num prazo máximo de 48 horas”, explicou o gerente de produto da Eaton Transmissões e Embreagens, Francisco Augusto Coli.
FEIRÃO DO CAMINHÃO
– Um espaço para bons negócios
Oportunidade de compra e venda de caminhão, lubrificantes, acessórios e serviços, entre outros itens foi a meta do Feirão do Caminhão, principal novidade da 28ª Feira do Carreteiro. Durante os quatro dias – sendo o grande Feirão no sábado – empresas do setor do transporte rodoviário de cargas tiveram um contato direto com os consumidores finais de seus produtos e ainda obtiveram condições diferenciadas de compra.
Além de preços especiais em todos os produtos, incluindo caminhões novos e usados, os carreteiros e outros profissionais do setor tiveram atendimento personalizado, pois puderam tirar todas as dúvidas sobre financiamento, taxa de juros, serviços e tiveram a disposição estrutura completa para comprar ou vender o caminhão.
A Mercalf, empresa que atua na compra e venda de caminhões novos e usados, disponibilizou três veículos para serem negociados: um Mercedes-Benz 1622, ano 2002 com baú; Mercedes-Benz 709, ano 91, e Volvo 340, ano 95. Caso o cliente tivesse interesse em outro modelo, a empresa estava a disposição para localizar posteriormente o veículo.
Um Volkswagen 13180, 2003, baú e um Mercedes-Benz 914, ano 1999, carroceria, ambos com taxa de juros baixa e parcelamento de até 60 meses foram oferecidos pela Padroeira, que também atua no segmento de compra e venda de caminhões. Além disso, a empresa apresentou o seu estoque de cerca de 100 unidades através de folhetos.
As montadoras Volvo e Iveco também participaram com modelos usados e novos. A Volvo comercializou durante o Feirão quatro modelos VM 23 Viking (caminhões seminovos com garantia da Volvo que incluem pneus novos e duas trocas de óleo grátis) , ano 2004, 6×2. Através da Volvo Serviços Financeiros era possível fazer um consórcio ou financiamento.
Para os profissionais que sonham com caminhão zero, a Iveco trouxe para o Feirão os modelos Stralis e o Cavallino com financiamento e taxas de juros especiais para a ocasião do evento.
O Banco Panamericano, por sua vez, ofereceu o refinanciamento com taxas e parcelas especiais em até 24 meses, para os proprietários de caminhão, ônibus ou van. Caso o cliente optasse em financiar um outro caminhão, o prazo era de até 60 meses.
A BV Financeira também disponibilizou refinanciamento de caminhões das linhas leve e pesada – com taxas de juros com condições especiais. Além financiamentos de caminhões novos e usados, os carreteiros e transportadores também tinham à disposição produtos ligados ao transporte rodoviário de cargas.
A Lkamada, por exemplo, ofereceu a linha completa Cpap, equipamento para melhorar a qualidade no sono, acabar com o ronco e a dificuldade em dormir. O aparelho foi oferecido com descontos de 5% e parcelamento em até três vezes.
Toda a linha de equipamentos de segurança de transporte de cargas perigosas da KITSEG, incluindo o cone refletivo, que atende a resolução da ABTN; kit de emergência e placas de rótulos de risco da ONU estava com descontos e parcelas exclusivas para o evento. A Shell disponibilizou o Shell Rímula (balde 20 litros) com 20% de desconto (a partir de R$ 100,00) e deu uma talha como brinde para o comprador.
Para os profissionais que buscam uma colocação melhor no mercado ou uma chance para começar, a Expresso Mirassol e a Júlio Simões ofereceram algumas oportunidades. A Expresso Mirassol estava agregando motoristas com conjuntos de carretas e bitrem, cavalos mecânicos simples e trucados, truck aberto e sider, para diversas rotas. Para os motoristas com experiência mínima de dois anos e curso de movimentação de cargas perigosas, a transportadora ofereceu vagas com remuneração fixa, além de outras vantagens.
A Júlio Simões ofereceu também a oportunidade de compra ou troca do caminhão por um seminovo, único dono e ainda agregar o veículo à empresa. Outra ação foi cadastrar carreteiros iniciantes, com pouca experiência, para um processo seletivo da escola de formação para motorista da empresa.
Outras empresas que participaram do Feirão do Caminhão optaram por apenas em divulgar suas marcas e estreitar o relacionamento com os motoristas de caminhão. Os carreteiros e autônomos que passaram pelo estande do Sindivapa – Sindicato das Empresas de Transportes Comerciais de Carga do Vale do Paraíba e Litoral Norte ganharam uma camiseta e conheceram os serviços da entidade. Já a Sanbin, empresa com 82 anos de mercado, trouxe toda a sua linha de produtos da parte de terceiro eixo para que o carreteiro tivesse um contato maior e mais próximo com os produtos da marca.