Praticamente superada a fase da implantação da tecnologia de emissões para atender o Proconve P7, que representou um avanço da indústria brasileira de caminhões, tendo como maior destaque na 18ª edição da Fenatran, em 2011, no evento deste ano o foco maior foi o novo patamar de modernidade atingido pelos veículos produzidos no País.

A entrada das caixas de câmbio automatizadas nos modelos semipesados e a oferta de caminhões com potências mais elevadas ainda para o transporte de cargas indivisíveis e os avanços da indústria de implementos permearam a 19ª edição do maior evento de transporte rodoviário da América Latina, realizado entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo.

Organizadores e expositores comemoraram o sucesso da edição deste ano, que contou com 370 empresas expositoras, – das quais mais de 10 montadoras de caminhões e 49 fabricantes de implementos rodoviários – e mais de 60 mil visitantes, um crescimento de 10% em relação à edição anterior, em 2011.

Como era esperado, a Fenatran deste ano mostrou que os veículos de carga encontram-se em um estagio de atualização que pode ser comparado à mais alta tecnologia mundial, conforme disse Luiz Moan, presidente da Anfavea, associação que reúne os fabricantes de caminhões instalados no País. Ainda de acordo com o dirigente da entidade, o ano de 2013 tem sido positivo para a indústria de caminhões, com a produção crescente, acima das expectativas, pois entre janeiro e setembro houve um crescimento de 13% no número de licenciamentos de veículos pesados e 149 mil veículos produzidos no País. “Isso é motivo de orgulho, pois o patrimônio de um País é o seu mercado interno”, concluiu.

Organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, o evento reuniu fabricantes de veículos de carga, implementos rodoviários e dezenas de empresas dos setores de pneus, combustíveis, lubrificantes, acessórios, fluidos, sistemas de suspensão, freio, motor e outros itens constantes nos caminhões e furgões de carga. Em paralelo à Feira, aconteceram conferências focadas no transporte, logística e meio ambiente, com profissionais do meio para apresentar informações e promover debates sobre atualizações e adequações dos temas ao transporte.

Montadoras

7337t

DAF – A mais nova marca de caminhões a atuar no mercado brasileiro, apresentou o extrapesado XF 105 fabricado no País, em fábrica inaugurada recentemente no município de Ponta Grossa/PR. Destinado ao transporte de longas distâncias, o veículo é produzido nas versões 6X2 e 6X4, equipado com motor Paccar MX de 12,9 litros e seis cilindros em linha e potências de 410 e 460cv. A empresa adotou para seus pesados a caixa de câmbio automatizada ZF AS-Tronic, com 12 ou 16 velocidades. O foco inicial da empresa para o modelo da linha XF 105, explica o diretor comercial da DAF Brasil, Michael Kuester, é o segmento agrícola, embora o produto seja preparado para atuar em diversas operações. “O departamento de engenharia local trabalhou em conjunto com a nossa matriz, na Holanda, para oferecer ao cliente brasileiro um caminhão que supere suas expectativas”, afirma o executivo. Ainda de acordo com suas informações, a DAF brasileira tem como base no projeto do XF a linha Euro 5 lançada na Europa em 2007. O veículo é disponibilizado no Brasil com duas opções de cabine, Comfort e Space.

7317t

FORD – Além dos pesadões 2042 e 2942, a Ford destacou na Fenatran a linha de caminhões Cargo 2014, com novos produtos para aplicações específicas. Para o transporte de bebidas a montadora passa a contar com a versão 1719; já o 1723 é para operar como coletor/compactador de resíduos (disponível com dois entre-eixos especiais, de 4.340 mm e 4.800 mm, este último para implementação com tração 6×2) e o 2629 para betoneira. Para aplicação rodoviária, a Ford passa a oferecer o Cargo 2429 6×2 com transmissão de nove marchas e eixo simples. Na configuração padrão, é equipado com transmissão de seis marchas e eixo de dupla velocidade. “É mais um modelo de vocação estradeira na linha Cargo, aumentando as opções dos transportadores para otimizar o rendimento das viagens de acordo com o seu perfil de carga”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões. Como demonstração, a empresa exibiu também uma versão do Cargo 2429 na configuração 8×2, com eixo dianteiro direcional extra, transformado por implementador e capacidade ampliada para 29 toneladas.

7258t

IVECO – A montadora apresentou cinco novos modelos e destacou o extrapesado Hi-Way, eleito o Caminhão do ano na Europa, já em produção no Brasil e com quatro anos de garantia. Eleito o Caminhão do Ano na Europa, o veículo marca a entrada da marca no segmento de caminhões Premium. A novidade da marca que também recebeu destaque foi a Geração Tector Economy, com redução de até 5% no consumo de combustível, conforme diz a montadora, que chega com duas novas versões, sendo uma para 15 toneladas de PBT e outra (Stradale) semipesada equipada com motor de 300cv. Com veículos para todos os segmentos do transporte rodoviário de cargas, a Iveco se posiciona como uma empresa com uma linha completa de produtos. Com planos de estar entre as três maiores fabricantes de caminhões do Brasil em médio prazo, a montadora está focada em produzir veículos modernos e como disse o vice-presidente da empresa para a América Latina, Marco Borba, “que tenham a cara dos clientes da marca”.

7306t

MAN LATIN AMERICA – A empresa deu destaque ao ingresso no segmento de extrapesados com a linha 420 da Volkswagen, formada inicialmente pelas versões Constellation 19.420, 25.420 e 26.420 (equipadas com motor Cummins de 9 litros) e caixa de câmbio ZF AS 2230 TD automatizadas, 16 marchas, sem pedal de embreagem. Também recebeu atenção especial da empresa o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do Brasil, que passa a ser comercializado também com caixa automatizada V-Tronic. A linha Worker (com a antiga cabine) tem dois novos modelos no mercado, 17.230 e 23.230, ambos equipados com motor MAN D08 de 4,6 litros, indicados para operações de entrega e serviços em áreas urbanas. Outra novidade com a marca Volkswagen é o Delivery 10.160 para operar na configuração VUC em grandes centros urbanos em diversas aplicações. O veículo pode chegar ao PBT de 13 toneladas se adaptado com terceiro eixo. Outro destaque da companhia foi o MAN TGX 29.480 6X4, com lançamento oficial no Brasil previsto para meados de 2014. Trata-se de um veículo indicado para o transporte de longas distâncias. Será o modelo mais potente da linha MAN, que conta ainda com as versões TGX 28.440 6X2, TGX 29.440 6×4 e TGX 33.440 6X4 aplicações rodoviárias em trechos de médias e longas distâncias e cujas cabines ganharam mudanças na grade frontal e teve o diâmetro do volante reduzido e com logotipo alterado como ocorreu na grade frontal.

7308t

MERCEDES-BENZ – Com produtos em todos as faixas de carga, a Mercedes-Benz participou da Feira com a linha completa de produtos que disponibiliza para o segmento do transporte rodoviário, formada pelos modelos Sprinter, Accelo, Atego, Atron, Axor e Actros. Além dos semipesados Atego com transmissão automatizada e outras novidades, a grande atração da Mercedes-Benz foi o extrapesado Actros 4160 SLT 8X8 para o transporte de cargas indivisíveis com até 250 toneladas de CMT. Produzido na Alemanha, o veículo é equipado com suspensão a ar e motor V8 OM 502, de 598cv de potência a 800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. A caixa de câmbio (Mercedes PowerShift) totalmente automatizada, foi projetada para proporcionar alto torque ao veículo. “Com esse robusto e resistente veículo, reafirmamos a posição da nossa marca como geradora de soluções para todas as demandas do mercado”, afirmou Joachim Maier , vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil. A linha Actros conta também com as versões rodoviárias 2546, 2646 e 2655, além do fora de estrada 4844, produzidas na fábrica de Juiz de Fora/MG.

7252t

SCANIA – Além da nova linha de caminhões Streamline, com soluções para proporcionar maior rentabilidade ao transportador, e dos modelos da série P, formada por caminhões semipesados e pesados, com motorização de 250 a 310cv de potência (para diversas aplicações), a Scania apresentou o R620 8X4, que passou a ser o modelo mais pesado da marca. O veículo, com capacidade máxima de tração para 250 toneladas, foi um dos grandes destaques da marca no evento deste ano. Outra novidade apresentada na Feira foi o novo P-310, o representante semipesado Scania que incorpora tecnologia e itens projetados para modelos extrapesados. Roberto Leoncini, diretor geral da companhia no Brasil, disse que a meta é atingir participação de 10% no segmento. Destacou também que a Scania é a atual líder do mercado de caminhões pesados em 2013, com participação de 32%. De janeiro a setembro, foram emplacados 13.187 veículos da marca acima de 45 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT).

7322t

SHACMAN – Com planos ousados para o mercado brasileiro de caminhões pesados, a Metro-Shacman, representante da marca chinesa no Brasil, apresentou na Fenatran o protótipo do que deverá ser o primeiro caminhão Shacman montado no País. Trata-se do TT 440 6×4 com índice de nacionalização superior a 60%, obtido por intermédio de parceria estabelecida com mais de 40 empresas brasileiras do segmento de autopeças. A empresa apresentou também um driveline composto por motor Cummins, transmissão Eaton automatizada de 18 marchas, eixo dianteiro e cardãs Dana, eixos traseiros Meritor, pneus Goodyear, freios Master, rodas Maxion Wheels – entre as mais de 40 empresas participantes do projeto do caminhão brasileiro. Após a Fenatran, a Metro-Shacman, que anunciou ampliação da rede de vendas e serviços para 16 pontos em diversos Estados brasileiros, deu início ao programa de certificação do TT 440 6×4, com testes de durabilidade e desempenho em variadas condições de uso e semirreboques de diferentes configurações.

7279t

VOLVO – A maior novidade da Volvo nesta edição da Fenatran foi o FH16 750, um super-cavalo-mecânico 8X4 equipado com motor de 16 litros e 750cv de potência, torque de 3550Nm a 1050 rpm (a 900rpm o motor já atinge 2800Nm) para o transporte de cargas indivisíveis. Parte da nova linha FH apresentada no segundo semestre do ano passado na Europa, o veículo está sendo disponibilizado também no Brasil, ao preço em torno de um milhão de reais. “É um caminhão excepcional, com muito torque e potência, para atender transportadores que precisam de um veículo com extrema capacidade de carga”, comenta Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da marca. Detalhes como a grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos revestidos em couro e teto solar são itens de série no veículo. O veículo conta também com câmera auxiliar de ré, Freios EBS, freio VEb com 1.180cv de potência, faróis de xenônio, suspensão traseira eletrônica ECS, geladeira, lanternas traseiras em LED e cor preta exclusiva perolizada. O veículo é equipado ainda com caixa automatizada I-Shift e direção elétrica servo assistida hidraulicamente, o mais avançado sistema existente atualmente no transporte comercial. A linha VM, que ganhou novo visual na cabine , lançada pouco antes da Fenatran, também marcou presença na feira, assim como um modelo da marca que atualmente roda em testes movido com Gás Natural Liquefeito (GNL) e diesel. “Trata-se de uma tecnologia viável. O gás liquefeito é uma importante alternativa para os atuais combustíveis”, acrescentou Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina. Nos testes, o modelo Volvo FM roda com 70% GNL e 30% diesel.

IMPLEMENTOS

7296t

A Guerra apresentou três novos produtos: a caçamba basculante Double Box que se destaca pela possibilidade de transportar diferentes materiais no mesmo equipamento -, o Bitrem Dianteiro do Furgão, desenvolvido para o acesso traseiro em docas com suspensão deslizante, e o Rodotrem Graneleiro, com o sistema de acoplamento Quinta Roda e Pino Rei patenteado pela marca. Todos os produtos atendem a legislação e já estão equipados com sistema de freio ABS.

7325t

Já a Rodofort aproveitou a sua participação para anunciar o lançamento da nova carroceria de bebidas e a continuidade do plano de expansão da rede de concessionários, o qual prevê a instalação de mais 25 unidades no País. A empresa expôs também o Basculante Vanderléia e o Sider equipado com ABS. Ainda na Fenatran, a Rodofort anunciou a construção da nova fábrica no município mineiro de Jacutinga. A unidade está prevista para estar em pleno funcionamento no segundo semestre de 2014. A Randon expôs sua linha R formada por graneleiro, sider, frigorífico, furgão, carrega tudo, basculante e tanque multisetas, e apresentou dois produtos da linha leve, a carroceria Furgão Carga Geral Duralumínio e a Carroceria Graneleira. A empresa expôs também a sua linha de peças originais, peças da reposição, pneus Strada R e o segundo eixo direcional, itens de uma linha com mais de 15 mil itens. A empresa destacou também o Consórcio Nacional Randon, do Banco Randon.

7269t

Empresa gaúcha com mais de 50 anos de mercado, a Recrosul levou para a Fenatran o seu carro chefe, o semirreboque frigorífico metálico com estrutura mais leve e maior capacidade de carga. A empresa produz uma linha completa de produtos para o transporte rodoviário, como tanque em aço inox para o transporte de produtos químicos e alimentícios, silo basculante em alumínio estrutural e bitrem tanque, entre outros.

7280t

A Noma aproveitou a Fenatran para consolidar a sua linha Fênix e anunciar o ingresso em quatro novos segmentos, entre eles no transporte de combustíveis. A empresa lançou a Linha Tanque Inox com capacidade para 45 mil litros; a Linha Basculante em Alumínio voltada para o transporte de grãos, nas configurações 8×2 e rodotrem, linha Basculante Meia Cana Vanderléia em aço e a linha Silo Rodoviário, voltada para o transporte de cimento, outro mercado novo para a fabricante de implemento. Em parceria com a Associação Brasileira de Alumínio (Abal), a Noma apresentou a carroceria aberta construída totalmente em alumínio, denominada Carga Seca, projetada para caminhão semipesado, com 23 toneladas de PBT.

7275t

Os principais destaques da Facchini foram o Guindaste modelo F3 para 23.000kgfm, bi-articulado sobre base giratória com lança telescopia hexagonal em 4 lances de acionamento hidráulico e 2 lances de acionamento manual. Outros produtos da empresa em destaque foram o Semirreboque Lonado para o transporte de carga paletizada; Semirreboque Tanque com capacidade de 35 mil litros; Semirreboque Furgão Frigorífico com capacidade para 28 paletes; Carroceria para Transporte de Bebida Mista e Lonada; Furgão Isoplastic e Caçamba Basculante Meia Cana.

7294t

A Kronorte, mostrou sua linha de produtos direcionada para o segmento de transporte líquidos à Granel e transporte de sólidos à Granel (silos). O destaque ficou com o tanque de Aço carbono 35 mil litros policêntrico com sete compartimentos e sem quebra ondas; o tanque Inox 20 mil litros cilíndricos e Silo aço carbono 38m3, todos equipados com freio ABS e suspensão mecânica 3 eixos em tandem. Foi a sexta participação da empresa na Fenatran.

7342t

A Rossetti apresentou produtos de sua nova linha como o semirreboque Vanderleia, com capacidade de 20m³ e 46m³, para atender o mercado de mineração, construção e agrícola. Lançado na versão graneleira, o implemento possui as mesmas características da Vanderléia convencional, com diferencial de ser fabricado com chapas mais finas, com 2mm, e alta resistência. Já o Rodotrem possui engate esférico e cambão rígido. A empresa mostrou também a caçamba Meia-Cana com balança embarcada. Outros produtos como os furgões de alumínio, semirreboques e caçambas basculantes de pequeno porte para caminhões VUC também estiveram expostos.

7298t

A Librelato destacou a Linha Horizon 2014 Pesada – Semirreboque Carga Aberta, Semirreboque Carga Fechada Furgão 03 Eixos, Semirreboque Carga Fechada Lonado 03 Eixos, Semirreboque Tanque Cilíndrico 03 Eixos, Semirreboque Linha de Eixos, Semirreboque Articulado Basculante 04 eixos – Bitrem Alumínio, Semirreboque Articulado Basculante 06 Eixos – Rodotrem Alumínio e, Linha Horizon Leve – Carroceria Metálica, Carroceria Metálica Coletor Compactador de Lixo e Carroceria Metálica Basculante Meia Cana. Os destaques são a Linha de Eixos JCL Librelato e a Linha Alumínio.

7266t

Pela primeira vez na Fenatran, a Truckvan marcou sua participação mostrando suas soluções em unidades móveis para atender diversos segmentos. A empresa deu destaque à unidade móvel KulturTour, projeto de um centro cultural itinerante. Outros produtos da empresa apresentados foram o Camarim Móvel; e o Food Truck, unidade para o comércio de alimentos. A TruckVan apresentou também na Fenatran baú de alumínio com uma nova porta traseira, que esteve equipando um caminhão Scania no estande da montadora.

7256t

O rodotrem basculante e o silo para ração, ambos construídos totalmente em alumínio (com cerca de duas toneladas mais leve) foram as principais novidades da Rodolínea na Fenatran. Os produtos, desenvolvidos em parceria com a empresa italiana Menci, tem o preço fixado de R$ 260 mil, contra R$ 185 mil do implemento de aço. Parceira industrial da Noma, com interação das áreas industrial e de engenharia, a Rodolínea tem maior presença de mercado no setor canavieiro e com semirreboques carrega-tudo.

RASTREAMENTO

7256t

A OnixSat apresentou o OnixSmart 2, que permite o envio de mensagem de texto livre via satélite com baixo custo e a integração com acessórios e serviços como Telemetria, Controle de Jornada com Sensor Biométrico com possibilidade de integração com o sistema de RH, módulo logístico, manutenção de frota, inteligência embarcada, relatório gerencial da frota, entre outros. Outro destaque foi o novo teclado de mensagens com interface gráfica colorida e interativa e tela de 4.2”. A empresa também mostrou a solução controle de jornada para auxiliar no cálculo de horas trabalhadas pelo motorista.

7327t

A Zatix lançou na Feira um sistema para contribuir com a redução de acidentes. Trata-se do Safe Driving – com tecnologia de visão artificial (Mobileye)- composto por câmera e sensores que identificam colisões iminentes e geram alertas sonoros e visuais para o motorista. O sistema, segundo a empresa, pode reduzir o risco de colisão em até 90%. Vendido no Brasil para pessoas físicas e empresas, equipamento será integrado aos rastreadores Omnilink e dará acesso a uma gama de informações essenciais aos gestores de frotas. Outro destaque é o sistema Green Driving, que combina informações coletadas pelos rastreadores Ominilink com dados do veículo para calcular e informar emissões poluentes em portal Web.

7278t

Entre as diversas soluções para proteger a carga, apresentadas pela Positron, a empresa destacou a plataforma com rastreador híbrido Dual e Dual Sat, que além do monitoramento e bloqueio sequenciado de portas, baús e travas e a troca de mensagens entre a central, o veículo e o condutor (por meio de teclado logístico), permite integrações com os sistemas do cliente, tais como ERP (sistema de Recursos Humanos). Um novo rastreador para cargas retornável com três funcionalidades, conhecido como isca, e com baterias que duram 30 dias, também foi apresentado pela empresa. O dispositivo pode ser distribuído em qualquer compartimento da carga; fixado com sistema de imantação, quando a aplicação exige o controle de carretas e reboques; ou ainda ser ligado à tomada de força do veículo se utilizado em operações logísticas em que há necessidade de rastreamento e posicionamento.

PNEUS

7299t

A Marangoni apresentou seus principais produtos e lançamentos além dos processos e novidades recentes de atuação do grupo. Dentre seus produtos, a empresa destacou o BUS100 (destinado ao segmento urbano), RTA-W (segmento rodoviário para eixos de arraste), SR (segmento rodoviário longas distâncias e para eixos de arraste), RDD (segmento rodoviário de longas distâncias e para eixos de arraste), RD2 (segmento de tração rodoviário de longas distâncias) e RZE-HM (segmento regional e longas distâncias). A empresa aproveitou para enfatizar também o Ringtread System, conhecido como o produto verde.

7323t

O destaque da Levorim na Fenatran, que mostrou a sua linha completa de bandas pré-moldadas, camelback e acessórios, foi o Orbitread, camelback em tiras, que oferece versatilidade de aplicação por permitir ampla utilização com apenas uma largura de tira (70 mm) para todas as medidas de pneus – desde veículos leves a modelos fora de estrada, como tratores, escavadeiras, motoniveladoras, entre outros. A empresa lançou também a banda LTC 01 na largura 270 mm, desenvolvida para aplicação em mineradoras.

7282t

A Tipler aproveitou a participação no evento para introduzir no mercado a banda pré-moldada Tipler-ID com tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID). De acordo com a empresa, o sistema possibilita maior controle patrimonial através da identificação dos pneus da frota e gestão automatizada por meio das informações do chip com sistemas de gestão. A Tipler informa ainda que os chips instalados nas bandas resistem à temperatura superior a 170° por um período de tempo elevado e à alta pressão, permanecendo intactos após a vulcanização. O sistema possibilita que informações como vida útil do pneu e quilometram sejam adicionadas ao chip.

7268t

A Continental apresentou soluções que cobrem todo o ciclo de vida dos pneus de carga – o ContiLifeCycletm e destacou novos pneus como o ContiGol – desenvolvido para o segmento urbano e disponível inicialmente na medida 275/80R22,5 – e o ContiCOACH, pneu disponibilizado especialmente para o segmento de ônibus rodoviários e disponível na medida 295/80R22,5. Entre os serviços e ferramentas, a empresa mostrou o ContiPressureChecktm, que monitora em tempo real e on-demand (por meio de radiofrequência) informações sobre a temperatura e a pressão de cada pneus do veículo. E entre as novas bandas a Continental destacou o HTR 2 SA e a HTL Eco Plus.

7259t

Mostrar a força da sua rede autorizada foi o grande destaque da Vipal que destacou seis diferenciais: o RQG (Reforma Qualificada e Garantia), Potrans (Programa de Orientação ao Transportador); BNDES (permite o transportador reformar seus de forma parcelada em até 48 vezes); Inmetro (em conformidade com a Portaria 444); Bandas Eco e 40 anos de mercado. Entre as novidades a empresa apresentou a banda VI600, específica para veículos industriais e a VP430L, própria para VUC´s. A empresa levou também os novos pneus da marca Fate para transporte rodoviário, com destaque para o Fatecargo SC-240 (eixo direcional), Fatecargo DC-480 (eixo tratativo) e para transporte em longas distâncias o Fatecargo SR-200 (eixo direcional) e Fatecargo DR-400 (eixo trativo).

7284t

Durante o evento, a Pirelli lançou a nova gama 01 Series, desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil e que chega ao mercado brasileiro com apoio da recém-lançada plataforma de serviços Fleet Solution, pacote completo de apoio que a empresa oferece às frotas com foco em sustentabilidade e redução dos custos operacionais. São eles o FR:01 e TR:01 (transporte em estrada de média severidade) ; FH:01 e TH:01 (percursos rodoviários de baixa severidade); FG:01 e TG:01 (pneus para trechos mistos); MC:01 (transporte urbano); ST:01 (implementos rodoviários) e TQ:01 (transporte em terrenos altamente irregulares).

7251t

A Goodyear apresentou seu portifólio de produtos divididos em seis categorias (misto, rodoviário, regional severo, regional, urbano e OTR). Entre os lançamentos, a empresa chamou a atenção para os pneus mistos G686 MSS PLUS e G677 MSD PLUS, que contam com a tecnologia High Elongation Wire, que aumenta a resistência da carcaça e o índice de recapabilidade e de quilometragem na vida total dos pneus, tornando-os preparados para serem utilizados em diferentes terrenos. Entre as tecnologias, a Goodyear enfatizou a Duralife – presente em todos os pneus da marca; o FuelMax que contribui para reduzir o consumo de combustível e a Waffle Blade – ligação flexível entre os blocos dos pneus.

7329t

A sua linha de produtos para o segmento de transporte como o DH15 (pneu radial para eixo de tração para média distância); AH22 (pneu radial para todas as posições em transporte de média distância), fizeram parte da linha de pneus apresentada pela Hankook na 19ª edição da Fenatran.

7330t

A Cantu Pneus apresentou diversos pneus para carga, com destaque para o lançamento Marshal KRS50, na medida 295/80R22,5. Uma das características do produto está na banda de rodagem mais larga e com sulcos mais profundos. Segundo a empresa, a tecnologia ICOS, possibilita uma melhora no composto de borracha e reduz o consumo de combustível em até 3%. O pneu possui uma amarração nas lonas de carcaça que proporciona maior recapabilidade e reforço adicional do talão aumentando a durabilidade. A Cantu também mostrou sua linha de OTR e as marcas CEAT e Aeolus.

7304t

A Bridgestone apresentou diversos lançamentos na Fenatran deste ano. A lista de produtos inclui o Bridgestone R268 (indicado para estradas de curtas e longas distâncias para aplicação em todas as posições de eixo); Bridgestone M840 (pneu de carga radial para segmento de caminhões de percursos misto, de curtas e médias distâncias); Firestone FS400 (pneu radial sem câmara desenvolvido para uso em eixos direcionais, livres e de tração moderada de caminhões e ônibus); Banda de rodagem BDV2 (direcionada para transporte urbano caminhões e ônibus) e Banda de rodagem BRR2B (transporte rodoviário caminhões e ônibus).

7310t

Com fábrica de pneus recém-inaugurada no Brasil, a Dunlop marcou presença na Fenatran com dois lançamentos da marca, os pneus SP871 e SP442, ambos desenvolvidos utilizando a tecnologia DECTES (Dunlop Energy Control Technologies), que contempla o SCT Square Contact Technology e o Ecorut. O SP871 é destinado para eixos de tração e aplicação regional/longa distância, já o SP442, apresenta melhores resultados em superfície molhada, além de grande rendimento quilométrico com primeira vida extensa e otimizada, preservando a carcaça para o processo de reforma.

A participação da Moreflex no evento foi marcada pelo lançamento de três produtos para reforma de pneus: a banda MHU2, para aplicação específica no transporte de passageiro; a banda MHT, desenvolvida para proporcionar maior rendimento quilométrico em eixos de tração, e a banda MHFW, focada em frotas que buscam soluções para reduzir os efeitos do arraste lateral em eixos reboques.

Motor

7303t

A Cummins Brasil realizou diversos lançamentos durante o evento. As principais atrações foram a nova plataforma de motores pesados (nomeada de Série G) e as versões das linhas de motores médio e pesado. Segundo a fabricante, a Série G tem como principal inovação a redução de peso – total de 860 quilos -, com bloco esculpido de alta rigidez e uso de material composto, o que, segundo a empresa, mantém a resistência estrutural e a durabilidade.

Transportadora

7253t

Um dos destaques da JSL na Fenatran deste ano foi o JSL Cartão, sistema de cartão-frete para o pagamento eletrônico de motoristas terceiros e agregados. Segundo a empresa, desde sua implementação, em janeiro de 2012, já foram emitidos 20 mil cartões, com movimentação de cerca de R$ 42 milhões por mês. Outro serviço oferecido pela empresa que recebeu destaque foi a rede de lojas de caminhões seminovos.

Outros

7285t

A Elber Geladeiras marcou presença na Fenatran exibindo sua linha de geladeiras em diferentes tamanhos, de 73, 65, e 24 litros, que funcionam com sistema bivolts (12 e 24). Um dos pontos destacados pelos profissionais da empresa foi a economia de até R$ 540,00 que o motorista pode obter mensalmente com alimentação utilizando geladeiras da marca no caminhão. Outras vantagens estão no fato dele poder levar nas viagens comidas de qualidade preparada em casa, além de frutas, carne fresca e água gelada.

7320t

A Alcoa apresentou ao mercado uma carroceria carga seca aberta de grande porte fabricada 100% em alumínio. A novidade utiliza o AFS (Sistema de Fixação Alcoa) em substituição ao processo de soldagem, além de o alumínio na carroceria permitir redução de até 50% no peso da caixa de carga do caminhão. O produto, que está rodando em teste desde março de 2013 é comercializado pela Nolly.

7260t

A Wabco, por sua vez, divulgou suas tecnologias de sistemas de freio antitravamento (ABS) para caminhões, ônibus e semirreboques, além de sistemas de freio eletrônicos (EBS) para semirreboques, e um conjunto de tecnologias inteligentes e inovações de produto que ajudam a tornar os veículos comerciais mais seguros e eficientes.

Entre os produtos apresentados pela Suspensys, ganharam destaque a suspensão 6×4 full air conceito modular para caminhões e ônibus e a suspensão 6×2 mecânica otimizada para caminhões e a suspensão distanciada para semirreboques com um eixo autodirecional. Além disso, a empresa expos cubos e tambores de rodas com vida prolongada, feixe de molas que serão fabricados na filial Resende, além de cubos e suportes fundidos pela Castertech Fundição. A Jost, sua vez, apresentou dois produtos durante o evento: o Engate Esférico e o Engate de Contêiner. Foram expostas também as principais linhas de produtos, quintas-rodas, aparelho de levantamento, suspensor pneumático e engate automático.

7318t

A Fras-le aposta nos produtos já consagrados no mercado e exibiu suas principais tecnologias empregadas em segurança no controle de movimentos, com qualificadas soluções ao mercado automotivo e industrial.

7300t

A WTransnet apresentou ferramentas e soluções para a contratação de cargas e de caminhões. Entre os serviços divulgados pela empresa ganharam destaque os sistemas Bolsa de Cargas e Caminhões, ferramenta com a qual é possível oferecer cargas e caminhões em tempo real em todo o território nacional. A empresa destacou também o WFinder 2.0, buscador especializado em encontrar e contatar empresas e autônomos do setor de transporte.

7293t

A Platodiesel, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, levou para a Fenatran toda sua gama de produtos para usinagem, embreagens para ônibus, caminhões e linha agrícola, tudo de fabricação própria. Itens como mancais e embreagem novos, e também a linha remanufaturada, que segundo a companhia, pode custar até 40% menos que uma peça nova, também estiveram em destaque no evento.

7335t

Quatro novas soluções ao mercado foram os destaques na Fenatran da 3TSystems. Tratam-se do 3T Frota, 3T Inovação, 3T Controle e 3T Logística, cujo objetivo é contribuir com a segurança nas estradas por meio de rastreamento, monitoramento de cargas, gestão logística para veículos e gestão comportamental, além de um equipamento de inteligência embarcada para operações de gerenciamento de risco.

7315t

Com objetivo de reforçar sua marca, a Maxiclima apresentou ao público seu novo climatizador Maxiclima G8, com maior potência de ar e refrigeração, e seu refrigerador com capacidade para 12 litros (o modelo anterior tinha capacidade para 8 litros). A empresa expôs também sua linha de produtos formada por itens como os climatizadores Slim, Agrícola G7, G5.5 e Slim Vip.

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Já um dos destaques da Resfriar, que participou da feira com os climatizadores rodoviários e agrícolas, além do calibrador de pneus, foi o pré-lançamento de sua geladeira, a apresentação de sua nova escada para cabina, além do painel itinerário. A empresa também expos a linha de climatizadores série 5 e 6. Os principais destaques da KLL Hendrickson, empresa especializada em tecnologia de suspensões para veículos pesados, foram a suspensão mecânica para reboques e semirreboques, a suspensão pneumática Intraaxtop, considerada a mais leve do mercado, e o sistema de articulação para reboques e semirreboques Steertraax. A empresa expôs também produtos consagrados em seu portfólio.

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Já a MM Componentes teve como principal destaque em seu estande o Eixo Autodirecional ou Direcional Eletrônico Série 200, cuja principal inovação, de acordo com a empresa, é a redução do raio de varredura, o que melhora a dirigibilidade em curvas fechadas ou rotatórias pequenas. O equipamento é indicado para todos os veículos de carga e passageiro e atende a diversas aplicações.

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Um dos destaques da Saf-Holland no evento foi a suspensão pneumática CBX25 com eixo autodirecional, o qual – além das questões operacionais aprimoradas -, exige menos manutenção. Outro produto destacado pela empresa foi a quinta roda oscilante SK-HD 38.36G, com montagem articulada e que pode ser utilizada em qualquer tipo de terreno, devido seu sistema de mancais de dupla oscilação que absorve as torções e reduz os esforços do chassi.

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Na HBZ, as plataformas eletro-hidráulicas (para movimentação e elevação de cargas), os sistemas de suspensão a ar (conjunto 4º eixo autodirecional HBZ 130 AD) e a plataforma elevatória foram os principais destaques da empresa. Um módulo de controle de trailers foi a principal atração da Haldex. A empresa apresentou também sua linha de ajustadores automáticos de freio, item que passa a ser obrigatório no mercado brasileiro, a partir de janeiro de 2014, em veículos comerciais com sistemas ABS.

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Na Parker, os kits de filtros Racor foram os grandes destaques. Segundo a empresa, um dos lançamentos é a nova linha de filtros de combustível que trabalham em conjunto com o filtro separador, eliminando a possibilidade de passagem de contaminantes.

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A Binotto, empresa que atua no fornecimento de sistemas hidráulicos de elevação para veículos basculantes, apresentou seus kits hidráulicos, válvulas, cilindros, bombas e dispositivos de controles.

Petroleiras

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A Mobil mostrou sua linha de produtos e serviços destinados à frota. Entre os destaques constaram o Mobilgrease XHP 222, que atende todas as especificações do segmento de frota. Segundo a empresa, o produto (graxa) apresenta tecnologia que permite reduzir o custo total de propriedade (TCO) e oferece melhor proteção em altas temperaturas – distinguindo-se das graxas comuns. A Mobil divulgou também o sistema Troca Inteligente, pelo qual instala mini-tanques com mangueira, filtro e medidor de vazão nas empresas para reabastecimento do lubrificante dos motores conforme a necessidade do cliente. Na Texaco, o principal destaque foi a linha Ursa, indicada para aplicações em ambientes severos, a qual, segundo a empresa, ajuda a reduzir os custos operacionais graças ao meio intervalo entre as trocas de óleo. De acordo com testes realizados pela companhia, os períodos de troca de óleo foram estendidos, em alguns casos, em até 50% – levando em consideração a avaliação da frota e a análise do óleo usado.

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Já a Ipiranga destacou seu novo sistema de gestão de frotas – Ipiranga Frotas, uma ferramenta que permite ao empresário estruturar, monitorar e controlar – gratuitamente – os veículos de sua frota de forma remota, pela internet. Além disso, as empresas que aderem o novo sistema têm benefícios como desconto no combustível e pontuação no programa de fidelidade da companhia (Km de Vantagens). O produto promete ainda contribuir com a redução dos custos dos veículos e com a diminuição de fraudes.

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A Shell, por sua vez, destacou o “Clube Irmão Caminhoneiro Shell”, programa de relacionamento dedicado aos motoristas de caminhão. O sócio do Clube Irmão terá acesso a promoções exclusivas, festas, gincanas, salas de descanso, além de um padrão de qualidade em atendimento e um canal exclusivo de comunicação com a marca Shell. Além disso, a Raízen – empresa detentora da marca Shell no Brasil – apresentou, em parceria com a Ecofrotas, o Expers Frete, solução para pagamento eletrônico de frete.

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A Petronas marcou sua participação na Fenatran com todo seu portfólio de produtos e aproveitou o evento de transporte para estreitar o relacionado com clientes da marca. Em seu estande foram expostos os lubrificantes Urania e Tutela (marcas internacionais da companhia) para a linha de veículos pesados que, além de atenderem o mercado brasileiro são exportados para diversos países da América Latina.