Por Daniela Giopato
Fotos: Divulgação

O carreteiro empregado Eliardo João Locatelli, de 33 anos de idade, de Carazinho/RS, foi o vencedor da 5ª edição de 2014 do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. Organizado pela Scania, a competição recebeu a inscrição de 65 mil motoristas profissionais (40% acima da edição anterior), os quais passaram por testes com questões sobre legislação e segurança no trânsito, além de provas práticas de manobras entre outras atividades ligadas ao caminhão, à segurança nas rodovias e a eficiência no transporte rodoviário de cargas. Após 14 etapas realizadas em várias regiões do País, a competição final, que reuniu 28 finalistas, aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro em São Paulo/SP.

“Essa é a minha terceira participação no Melhor Motorista de Caminhão do Brasil e agora finalmente consegui ser o campeão”, comemorou Locatelli, afirma ter entrado na competição mais preparado do que nas vezes anteriores em que participou. “Entrei decidido a fazer o que mais gosto, dirigir caminhão e deu certo”, acrescentou o carreteiro, que diz ter atingido seu objetivo após quatro anos. O novo campeão do concurso destacou que os motoristas de caminhão estão carentes em diversos aspectos. “O profissional sente falta de apoio e de atualização”, concluiu Locatelli.

Marcos Araldi

O segundo lugar ficou com Marcos Araldi, 35 anos, de São Leopoldo/RS, que dias antes da prova havia perdido o emprego de transportador de conjuntos geradores no Rio Grande do Sul. “Participar do Melhor Motorista foi muito positivo para o meu currículo. Com a experiência que adquiri e os cursos que participei, com certeza vou estar na frente na fila por empregos em transportadoras”, afirmou.

Já o terceiro colocado, Anderson Dare Gonçalves Andrade, 26 anos, de Contagem/MG, diz ter ficado surpreendido com o seu desempenho. “Tenho apenas sete anos de estrada e jamais imaginei estar aqui ocupando o terceiro lugar”, reconheceu. O jovem motorista contou que tudo que sabe da profissão aprendeu com o pai e um irmão. Disse ter sio a primeira vez que participou de um concurso e avaliou a experiência como fantástica.

O campeão do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil ganhou um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil reais (10 mil a mais que a edição anterior) – distribuídos entre aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos -, além de viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas no Sest Senat. O segundo e terceiro lugares receberam prêmios que incluem viagem com acompanhante para um resort no Brasil, jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e curso de 40 horas do Sest Senat.

Para o gerente de marketing e comunicação comercial da Scania do Brasil, Márcio Furlan, os jovens não podem perder o encanto pela profissão de motorista de caminhão e um dos caminhos é justamente o treinamento e valorização desse profissional. “Tivemos mais de 1.100 participantes nas etapas regionais e 28 finalistas de alto nível, que mostraram suas habilidades e o compromisso com uma direção mais segura e eficiente nas estradas”. Para Furlan, o pódio formado ao final do concurso, com motoristas muito motivados, conscientes de suas responsabilidades, e otimistas com o futuro da profissão, reflete o perfil do motorista de caminhão no Brasil.

Scania do Brasil

O objetivo da competição é promover a segurança nas estradas e a eficácia do setor através de um transporte sustentável. Márcio Furlan reforça que um veículo moderno e com manutenção em dia economiza componentes, reduz o consumo de combustível e coopera com o meio ambiente, mas é necessário que os condutores sejam treinados e qualificados.

“Conhecemos muitos motoristas que após passarem por uma etapa regional, conquistaram vagas em transportadoras, foram promovidos a instrutores dentro de suas frotas ou, no caso dos autônomos, mudaram a maneira de conduzir e de atender os clientes”, destacou Rodrigo Machado, coordenador da competição.

A 5ª edição do MMCB foi realizada em 14 etapas e percorreu 22 mil quilômetros por 11 Estados e bateu o recorde de inscrição, com 65 mil inscritos. Este número é quase 40% superior ao da edição de 2012, quando houve 12 etapas regionais. O diretor-geral da Scania no Brasil, Mathias Carlbaum, destacou a importância do Brasil neste campo, ao citar que nesta edição a competição recebeu 85 mil inscritos em 40 países participantes.

“Temos certeza de que estamos contribuindo para uma atividade mais segura e eficiente, trazendo resultados operacionais para todos na cadeia de transporte e valorizando o motorista como ator importante nesse processo”, acrescentou o executivo.

Dos 65 mil motoristas inscritos no Melhor Motorista de Caminhão Brasil deste ano, 77% são empregados, 20% autônomos e 3% agregados. Na participação por região, 40% são do Sudeste, 37% do Sul, 7% do Nordeste, 9% do Centro-Oeste, 7% da região Norte. Outro dado a respeito dos participantes indica que 37% têm idade 31 e 40 anos e 17% entre 18 e 30 anos. A competição é dividida em quatro fases, sendo o candidato testado na primeira, logo na inscrição, através de 16 questões das quais ele tem de acertar ao menos 12. Se passar, a segunda fase será uma prova teórica online. As outras duas fases são teóricas e práticas, com o motorista mostrando suas habilidades na direção do caminhão, nas etapas regionais.

A primeira edição da competição no Brasil aconteceu em 2005, e segundo a Scania, desde então o MMCB já promoveu a conscientização de uma condução mais segura e eficiente de mais de 174 mil motoristas e mais de 38 mil horas de treinamento em sala de aula. Dados da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte – uma das apoiadoras da competição – indicam que um motorista treinado pode reduzir em 47% o número de acidentes nas rodovias, gerar 15% de economia de combustível, reduzir em 10% o tempo de viagem e diminuir em 40% as trocas de marcha e em 50% o número de frenagens.

Competição nasceu na Europa

O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil tem origem no Young European Truck Driver (Jovem Motorista de Caminhão Europeu) criado pela Scania na Suécia e realizado pela primeira vez na Europa em 2003. A ação tinha por objetivo despertar o interesse dos jovens pela atividade no continente, uma vez que a falta de profissionais para conduzir caminhão já havia se tornado uma grande preocupação no setor do transporte rodoviário de cargas. A primeira edição do YETD reuniu 13 mil motoristas de 26 países do continente. Na época, o vencedor ganhou um cavalo-mecânico R-420 4X2.

Aqui no Brasil a competição teve início em 2005 e contou com 11 mil carreteiros inscritos, com o foco na formação, treinamento e conscientização do motorista e a importância da condução econômica como item importante para a rentabilidade do negócio e também a preservação do meio ambiente. O MMCB trouxe também, desde sua primeira edição, a preocupação com a condução segura para se tentar reduzir o alto número de vítimas de acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.

Atualmente, além da segurança e a direção econômica e segura, o MMCB busca dar luz à valorização da profissão e também atrair novos motoristas para a atividade, porque o País já convive com a falta de motoristas de caminhão que atendam às atuais necessidades do setor(JG).