Todos sabemos da importância de uma revisão antes da saída para uma viagem.

Muitos itens são passíveis de falhas durante uma viagem. Temos notícias constantes sobre acidentes que fica claro que foram provocados por falhas mecânicas que poderiam ter sido evitados se uma simples revisão fosse feita.

Vários itens devem ser verificados tais como:

• Estado geral de todos os pneus como cortes, bolhas, desgastes irregulares, separações, desgaste geral, lembrando que o limite legal de uso é de 1,6mm de profundidade de sulco;

• Pressão de ar. Verificar se as pressões de ar estão ajustadas à carga transportada e se estão equalizadas, sem diferença de pressão entre os pneus;

• Estado geral dos freios como trinca nos tambores de freio, circuito de ar, ovalizações, etc.

• Estado geral das suspensões e sistema de direção. Esses itens talvez sejam os mais críticos e os que mais provocam acidentes. Todo sistema de suspensão e direção deve ser verificado com relação a folgas excessivas, trincas, eficiência dos amortecedores, desgaste das lonas e pastilhas de freio, e verificação se não há rodas presas que danificam todo o sistema inclusive os pneus devido ao superaquecimento, etc.

• Estado geral do chassi como trincas que podem comprometer todo veículo e sua carga;

• Verificação do sistema de arrefecimento do motor;

• Verificação do nível de todos os fluidos do veículo e a correção se for o caso,

• Posicionamento correto da carga para evitar sobrepeso em determinado eixo e seus pneus;

• A sobrecarga deve ser evitada, porque o caminhão e seus componentes foram projetados para serem eficientes até um determinado peso transportado. Acima do que foi especificado, todo sistema pode ser comprometido, inclusive a segurança do veículo e de outros usuários das rodovias, pois aumenta as chaces de provocar acidentes sobretudo devido a falhas em componentes do sistema de freio.

Um veículo com uma boa revisão pode rodar praticamente 24 horas por dia fazendo com isso uma excelente utilização já que o custo atual de um veículo novo é alto e temos que lembrar que uma máquina como um caminhão, ônibus, ou outros, não precisam de descanso. Existem empresas que conseguem rodar ininterruptamente durante o mês todo com veículos de carga, fazendo somente a troca de motoristas e as inspeções regulares dos níveis dos fluidos como óleo lubrificante e fluido do sistema de arrefecimento.

Vamos lembrar que uma simples revisão pode evitar muitos contratempos na estrada e riscos à carga e passageiros.

Bom trabalho e até o mês que vem.

 

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]