Diz o ditado que agosto é o mês que nunca acaba. São quase cinco semanas cheias. E a ausência de feriados e o pós-férias escolares contribuem para essa per­­cepção­. O mesmo não ocorre nas férias de verão, quando é comum dizer que o ano só começa depois do carnaval. Mas agosto é um mês muito especial para as famílias, pois é o mês dos pais.

A figura masculina mais importante na vida de uma criança tem um domingo inteiro dedicado à sua pessoa. Participar da educação e do crescimento dos filhos é parte fundamental de ser pai. Engana-se quem pensa que a presença 24 horas seja determinante. É necessário estar perto, sim, mas principalmente acompanhar o desenvolvimento das crianças, ser um exemplo e, acima de tudo, oferecer proteção e carinho.

Quem não poderá passar o segundo domingo do mês ao lado de sua família por motivo de viagem ou trabalho não deve se angustiar. O dia é seu, mas o mês também. Aproveite a máxima que agosto é um longo mês, e desfrute de bons momentos junto à sua família. Use o conhecido e popular  ditado a seu favor.

Essa estratégia vale, principalmente, para o carreteiro que passa muito tempo na estrada. Motoristas que atravessam o País e passam longas jornadas sozinhos no exercício da profissão. O retorno ao lar deve ser visto como o seu momento festivo de cada empreitada. O sentimento de dever cumprido se mistura com o sentimento de estar próximo de quem se ama.

A qualidade da relação com os filhos tem de ser medida pelo coração. E acredite, esses momentos são de grande importância para as crianças. É um desafio enorme ser pai. Mas, ao mesmo tempo, é uma das bênçãos da vida. Ser um pai herói só depende dos seus gestos. Não deixe que a distância interfira nessa magia.

O Programa Na Mão Certa deseja a você um feliz dia dos pais, todos os dias!

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil: www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa: www.namaocerta.org.br