No segundo domingo de agosto, homenageamos um dos mais importantes membros de algumas famílias: os pais.

Todos os anos, milhares de carreteiros passam datas comemorativas longe de suas casas trabalhando.

Em datas como essa, seja como pais, filhos ou netos, normalmente confraternizamos com as pessoas que nos amam e nos querem bem.

Ser responsável por uma criança é fazer parte atuante da sua vida e zelar por direitos como educação, proteção, saúde, lazer, entre outros. No entanto, não é somente dever dos pais e, sim, de toda a sociedade proteger crianças e adolescentes, independentemente se fazem parte ou não do seu núcleo familiar.

Infelizmente, crianças e adolescentes ainda enfrentam situação de vulnerabilidade nas estradas do País, convivendo com o problema da exploração sexual. Ao olhar por meninas e meninos nas rodovias de todo o Brasil, o carreteiro está exercendo diariamente o gesto mais bonito de ser pai, que é o de cuidar e proteger.

Sabemos que é com esse mesmo olhar das estradas que vocês retornaram às suas casas, após terem finalizado um serviço. Sendo assim, independentemente de ser pai ou responsável legal por uma criança ou adolescente, todos nós temos que ter um olhar atento para a enfrentar violações de direitos humanos, dentro ou fora das estradas, contra nossas meninas e meninos.

Então, vamos aproveitar o mês de agosto para, além de celebrar o amor entre pais e filhos, espalhar pelas estradas do Brasil uma mensagem de proteção. Basta um olhar atento e, em caso de qualquer suspeita, discar para o número 100. Salvar a vida de uma criança ou adolescente que precisa de socorro é um gesto de pai.

A Childhood Brasil, realizadora do Programa Na Mão Certa, deseja a você, seja pai, responsável, avô, tio, filho ou todas essas categorias reunidas em um só, um feliz Dia dos Pais, todos os dias!

Para saber mais, acesse: Childhood Brasil: www.childhood.org.br
Programa Na Mão Certa: www.namaocerta.org.br