Ao completar 60 anos de operações no Brasil, a ZF relembra sua trajetória de importante fornecedor de transmissões, peças automotivas e tecnologias de mobilidade para a indústria de veículos automotores

Por João Geraldo

A ZF, cuja história da instalação de sua primeira fábrica no Brasil está ligada à implantação no País da indústria de caminhões, carros de passeio e utilitários, está comemorando 60 anos de atividades junto no setor automotivo. A empresa começou suas atividades com a produção de caixas de transmissão embalada pelo cenário favorável e promissor, a partir da metade da década de 1950, com a implantação das montadoras de veículos e, consequente, necessidade de um parque industrial de autopeças para alimentar essa indústria. Havia na época uma demanda reprimida decarros de passeio e caminhões, principalmente.

Construída em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, era a primeira unidade de caixas de transmissão  da ZF fora da Alemanha. A fábrica começou a produzir em 1959, três anos após o governo de Juscelino Kubitschek ter criado o Grupo Executivo da Industria Automobilística (GEIA), que estabelecia diretrizes para a vinda da indústria automotiva. 

Os incentivos vinculados a metas de nacionalização dos veículos em quatro anos, estabelecia 90% para caminhões e 95% para automóveis de passeio. E assim, os primeiros planos aprovados à época para fabricar caminhões relacionavam as montadoras Mercedes-Benz, Ford, Scania Vabis, General Motors, FNM e International. 

Em seguida, foram aprovados programas para a fabricação de carros como o DKV-Vemag, Toyota e Willys Overland. E depois para as peruas Vemag e Kombi seguidas pelos automóveis de passeio FNM (JK), Simca, Vemag, VW (Fusca), AeroWillys e Dauphine. O plano de metas do governo de Juscelino Kubitscheck – que havia assumido em janeiro daquele ano – focava em cinco setores da economia (energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação).

Inserida num cenário em que o Brasil começava a se tornar um País rodoviário, a empresa que a princípio aqui tinha se instalado para fornecer transmissão para o DKV, lançou em 1967 a sua primeira transmissão para caminhão. O veículo era o Mercedes-Benz LP 331 e a caixa a AK655, desenvolvida com foco no conforto, robustez e economia de combustível.

Também em 1967, a unidade atingiu a marca a de 25 mil transmissões fabricadas no Brasil para equipar os DKW, produzidos pela Vemag, cliente que representava 75% das vendas totais da ZF. Neste mesmo ano, a Volkswagen comprou a Vemag e encerrou a produção do veículo, porém, a essa altura a ZF já havia se consolidado no mercado brasileiro como fornecedora de transmissões automotivas. 

Menos de três anos depois, quando a produção de veículos automotores no País já superava as 415 mil unidades/ano, a ZF já estava fornecendo seus produtos para diferentes fabricantes de caminhão. O quadro de demanda crescente e rápida da indústria automotiva exigiu investimentos por parte da empresa. 

Em 1974 a unidade começou a produzir direção hidráulica para caminhões e ônibus.  Havia expectaitva de ampliar as atividades e em 1979 adquiriu a área de 692 mil metros quadrados, em Sorocaba/SP, onde contruiu sua fábrica, inaugurada em janeiro de 1980, ano em que lançou simultaneamente na Alemanha e no Brasil a transmissão ZF-Ecosplit (família 16S), na qual foi incorporado o conceito da sincronização.

 Cinco anos após inaugurar sua nova unidade em Sorocaba, a empresa expandiu a fábrica, no mesmo terreno, para a produção de caixas de transmissão para ônibus, caminhões, tratores e colheitadeiras, eixos tracionados para tratores e reversores marítimos. 

Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, destaca que a ZF é uma das poucas multinacionais de autopeças que participou ativamente de todo processo de instalação, desenvolvimento e expansão da indústria automotiva brasileira. O executivo acrescentou que, a empresa vem evoluindo, inovando e crescendo, acompanhando e suprindo o ritmo e demandas dos seus clientes. No ano 2000, por exemplo, inaugurou a linha de produção de transmissão automática ZF-Ecomat, para ônibus urbanos e caminhões destinados a aplicações especiais. 

A compra da Mannesmann Sachs AG, na Alemanha pela ZF Friedrichshafen, em 2001, refletiu no Brasil com as plantas da Sachs de São Bernardo do Campo e de Araraquara tornando-se Divisão ZF-Sachs Powertrain, fabricante de embreagens para veículos de passeio e comerciais de marcas como Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen e Ford.

CRESCIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO

1958 – Constituição da unidade do Brasil, a primeira fábrica da ZF fora da Alemanha.

1959 – Início das transmissões 4DS6-3 para o automóvel DKW.

1960 – ZF adquire a empresa Quatro Paus para ampliar produção de transmissões.

1967 – Celebração de produção de 25 mil transmissões para os carros DKW e lançamento da primeira transmissão para veículos pesados, a AK655, para os caminhões Mercedes-Benz.

1969 – Fornecimento da primeira direção hidráulica para o Chevrolet Opala. 

1972 – Início da produção de reversores marítimos. 

1974 – Empresa começa a fornecer direção hidráulica para caminhões e ônibus.

1978 – Celebração de 20 anos no Brasil. Empresa contava com 2.250 empregados.

1981 – Em 15 de janeiro a ZF inaugura fábrica II em Sorocaba, Interior paulista.

1985 – Ampliação da fábrica de Sorocaba para produção de transmissões para caminhões, ônibus, tratores e colheitadeiras e eixos para tracionados para tratores.

1996 – Lançamento da transmissão 16S-1650 desenvolvida no Brasil para caminhões.

2001 – Aquisição da Mannesmann Sachs AG para produção de embreagens para veículos comerciais e de passeio

2005 – Conquista da liderança do mercado de barras de direção e suspensão para veículos de passeio.

2008 – Comemoração de 50 anos de instalação no Brasil e anúncio de investimento de R$ 450.000,00.

2012 – Início da produção de transmissão automatizada AS-Tronic Lite na planta de Sorocaba.

2014 – Produção de nova família de eixos TSA para tratores produzidos no Brasil.

2015 – A ZF completa 100 anos de fundação e anuncia processo de aquisição da TRW Automotive.

2016 – Na América do Sul, a ZF Services e a TRW Aftermarket começam processo de integração.

2017 – Em fevereiro, ZF inaugura seu primeiro centro de distribuição unificado em Itú/SP.