Hoje em dia a maoria dos fabricantes mundiais de caminhões e ônibus montam seus veículos com pneus tipo S/C (Sem Câmara). Essa tendência já vem de algum tempo, e as aplicações que utilizam pneus que precisam de câmara de ar estão deixando de existir mundialmente. Os pneus que utilizam câmaras de ar hoje em dia são de construção diagonal, de uso restrito e fabricação mais restrita ainda.
O pneu tipo câmara é utilizado em rodas que possuem anéis de travamento na montagem e não existe vedação na roda para suportar a pressão de ar. A montagem desses anéis de trava são itens que podem provocar sérios acidentes, e já provocaram, por ser manipulada por profissionais sem treinamento adequado ou por mau assentamento desses anéis nas rodas, já que cada marca de roda possui seu anel correspondente, e na maioria das vezes não são compatíveis.
As câmaras de ar evoluíram através do tempo no sentido de reter com eficiência a pressão do ar em seu interior. No início era utilizado um composto em que a borracha natural era predominante. Isso trazia uma boa elasticidade por toda sua vida útil, mas tinha o incoveniente de ser menos eficaz na manutenção do ar comprimido e, consequentemente, na manutenção da pressão de ar do pneu. A vida útil do pneu era comprometida se esse não fosse constantemente calibrado.
As câmaras de ar mais atuais são fabricadas com compostos praticamente 100% sintéticos, o que faz com que tenham uma eficiência bem maior na retenção da pressão de ar em seu interior, fazendo que a necessidade de verificação possa ser mais espaçada.
O inconveniente desse novo composto é a pouca elasticidade da câmara de ar, tornando-a de montagem única. Isto é, só se deve montar uma vez, pois ao ser inflada não volta mais ao seu tamanho original. Se for montada novamente vai apresentar dobras e vincos que provocarão vazamentos com perda de pressão muitas vezes repentina, podendo incorrer na perda da carcaça.
Na próxima edição, vamos falar de características e vantagens dos pneus sem câmara.
Bom trabalho e até o mês que vem.
Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]