Na edição passada falamos do pneu com câmara, seu uso mais restrito nos dias de hoje e características, entre outros detalhes. Agora vamos abordar os pneus tipo sem câmara, os quais possuem na sua parte interna um “Liner” (camada de borracha com composto específico para reter a pressão de ar e proteger a carcaça).

As vantagens desssa camada vulcanizada no interior do pneu são várias e entre elas podemos citar as seguintes:

  • O pneu não “estoura” por causa da câmara de ar;
  • O pneu se torna mais eficiente quando é penetrado por um objeto perfurante, pois o objeto é envolvido por essa camada de borracha, impedindo o vazamento da pressão de ar interior. Muitas vezes ao ser desmontado, um pneu sem câmara está com vários pregos ou parafusos na carcaça, mas não o impediram de continuar rodando por não perder a pressão. Se fosse um pneu com câmara de ar, bastava um simples prego para fazer com que o caminhão ou ônibus tivesse de parar para fazer a troca.
  • Menos itens de inventário. Pneu, roda e válvula são os itens que compõem o conjunto denominado “Sem Câmara”, enquanto no pneu tipo câmara os itens são: pneu, câmara de ar, protetor, roda e anéis de trava.
  • O conjunto pneu e roda é mais leve quando é do tipo “Sem Câmara”.
  • O conjunto “Sem Câmara” roda mais frio que o “Tipo Câmara” aumentando a eficiência quilométrica do pneu e diminuindo o custo opercional dos pneus em uso.
  • A necessidade de calibragem de pneus tipo “Sem Câmara” é menor devido à maior eficiência na retenção da pressão no interior do conjunto.

Bom trabalho e até o mês que vem.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]