Por João Geraldo

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) acabou de receber 33 caminhões preparados para o combate a incêndio aeroportuário. Trata-se de veículos diferenciados, desenvolvidos na plataforma do modelo P 440 4X4, cujo projeto – de 2009 – exigiu o trabalho conjunto de profissionais de engenharia das duas empresas.

Denominado de CCI-AP2-Fênix (carro de combate a incêndio do tipo ataque principal classe 2) tem propulsor de 13 litros e 440cv de potência, e transmissão automática Allison série HD 4500 que possibilita o deslocamento do veículo e o uso simultâneo de moto bomba (jogar água e andar ao mesmo tempo). Esta caixa permite o engate de marchas em alta rotação e equipar o veículo com uma tomada de força e divisor de potência.

O CCI-AP2- Fênix tem capacidade mínima para transportar 6.100 litros de água para a produção de espuma e reservatórios de líquido gerador de espuma com 780 litros, 200 quilos de pó seco, bomba de 5.500 lpm (litros por minuto) e canhões superior com alcance mínimo de 70 metros e inferior de 46 metros. Desenvolvido para operar em qualquer tipo de terreno, o veículo só atua em casos de emergência e podem atingir velocidade final de 113 km/hora, porém vai de zero a 80 km/hora em menos de 35 segundos, conforme exigem as normas internacionais.

Entregues à Secretaria de Aviação Civil, os veículos vão operar em diversos aeroportos brasileiros, embora, segundo a Scania, podem operar em qualquer aeroporto das Américas. Isso porque receberam homologação de 260 itens para atender normas e regulamentações internacionais e nacionais de instituições dos Estados Unidos, Canadá, e da agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para o diretor de assuntos institucionais e governamentais da Scania, Rogério Rezende, o desenvolvimento deste caminhão em parceria com a Lavrita é motivo de orgulho a empresa. “Oferecemos soluções de transporte completas de produtos e serviços para aplicações especiais e customizadas em todo o mundo. Esse fornecimento reforça o nosso compromisso com o entendimento das necessidades dos clientes”, disse o executivo.

Na avaliação do diretor técnico da Lavrita Engenharia, Wilson Molina Ribas, a entrega representa um momento especial para a qualificação de veículos de emergência nos aeroportos do País e acrescentou que a divisão de equipamentos especiais da empresa oferece completas e atuais tecnologias de desenvolvimento. “Esse veículo de última geração é uma ferramenta de extrema importância para operações de segurança aeroportuárias, nas missões de combate a incêndio em aeronaves e também em arredores de aeródromos”, completou. De acordo com a Scania, a licitação vencida pela empresa de engenharia prevê a compra de 64 unidades na primeira fase, das quais restam ainda 31 para serem entregues à Secretaria de Aviação Civil, até o final de 2014.