Por João Geraldo

Apesar de o mercado de caminhões não ter atendido às expectativas dos fabricantes brasileiros em 2005, a Volvo está comemorando um recorde de ter comercializado 10.131 unidades durante o ano passado no Brasil e em países da América Latina. Do total anunciado pela empresa, 5.944 unidades ficaram no Brasil e outras 4.187 foram enviadas para o Chile, Argentina, Peru, Venezuela, República Dominicana e outras nações do continente latino americano.

Na ocasião, Tommy Svensson, presidente da montadora no Brasil, anunciou um novo pacote de 75 milhões de dólares para serem investidos na unidade brasileira, nos próximos três anos, para desenvolvimento de novos produtos e em instalações da empresa. “Queremos continuar sendo uma marca de vanguarda, com segurança e respeito ao meio ambiente”, finalizou.

Sérgio Gomes, gerente de desenvolvimento do produto, lembrou que as 5.944 deixaram o Brasil como o terceiro maior mercado mundial da Volvo em vendas de caminhões da marca. Em segundo aparece o Iran (10.800 unidades) e em primeiro os Estados Unidos, com 27.964 unidades. Atualmente a Volvo disponibiliza no País veículos das famílias FH, NH, FM e VM.

Bernardo Fedalto Jr, gerente de caminhões extrapesados, tem opinião de que em termos de volume de vendas 2006 será parecido com o ano passado, porém já se nota uma recuperação dos setores de mineração, construção, agricultura e outros que aplicam caminhões traçados. ” A cana e a mineração vão puxar o setor este ano e nós temos a expectativa de superar as mil unidades de FM e VM”, assinalou. Reinaldo Serafim, responsável pela comercialização da linha VM, também aposta em bons ventos para a marca este ano. Além dos motivos citados por Fedalto, ele lembra o início da comercialização do cavalo-mecânico VM 310, já apresentado no ano passado. “Estamos investindo e acreditamos que 2006 será um ano bom”, finalizou.