Por João Geraldo
A Caravana Ford Econoshow finalizou recentemente sua programação de 2013 comemorando o resultado positivo obtido nas 33 etapas realizadas em várias regiões do Brasil junto a motoristas de caminhão. Milhares de profissionais do volante tiveram a oportunidade de dirigir modelos da marca e comprovar a tecnologia e eficiência da nova geração de produtos da linha Cargo. “Este ano foram realizados mais de 30 eventos em postos de serviços com grande passagem de caminhões, com quase 6.000 test drives. E o melhor é que a opinião dos caminhoneiros sobre os novos Cargo tem sido muito positiva”, comemorou Pedro Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões, adiantando que para 2014 a ideia é expandir ainda mais o evento.
“Além de poderem dirigir e conhecer em detalhes nossos caminhões, os motoristas que passam pela Caravana recebem muitas informações importantes que o ajudam no dia a dia da profissão, como, por exemplo, a cuidar do veículo para ter resultado operacional positivo na sua atividade”, acrescentou Sérgio Kaskanlian, coordenador de comunicação da Ford. Nesta segunda edição, a Caravana Ford fez parada em 33 cidades de 16 diferentes Estados brasileiros, com o objetivo de aproximar a Ford dos motoristas de caminhão de todas as regiões do País e também levar dicas de economia aos profissionais da estrada.
A primeira etapa aconteceu em Feira de Santana/BA, no mês de maio, e a última do ano no início de dezembro em Ribeirão Preto/SP. Em todas as paradas (de dois dias cada uma em cada cidade) foram disponibilizados cinco caminhões da linha Cargo para os motoristas testarem: três unidades do pesadão da marca recém lançados, sendo dois 2042 4X2 (atrelado a uma caçamba de três eixos e outro só o cavalo) e um 2842 6X2 atrelado a uma caçamba com eixos espaçados, mais dois Ford Cargo semipesados 2429 (baú e caçamba).
Com infraestrutura própria que incluiu uma carreta com sala de vídeo e espaços para atendimento dos motoristas, profissionais da área técnica e equipe de apoio, a Caravana Ford Econoshow seguiu uma rotina de permanecerem dois dias em cada um dos pontos de parada. Os locais, cuidadosamente escolhidos, foram, em sua maioria, postos de serviço em rodovias onde normalmente há grande concentração de caminhões e de motoristas. Operando sempre no horário das 8:00 às 18:00, a Caravana atendeu, na média, mais de 80 motoristas por dia.
Antes de subir no caminhão para rodar em trecho de rodovia, o profissional do volante assistia a um vídeo que mostrava todos os detalhes do caminhão, funcionamento e a tecnologia incorporada aos produtos. Após retornar do teste drive e dar sua opinião sobre o produto, além de sanar possíveis dúvidas, todo motorista que participou da Caravana recebeu uma jaqueta da Ford, entre outros brindes.
“A iniciativa Econoshow, que promovemos este ano, vem superando todas as expectativas. Nosso objetivo é levar aos motoristas de caminhão conteúdo relevante para sua operação no dia a dia. São passadas instruções sobre como melhorar o consumo de combustível e o desgaste de pneus, além de possibilitar aos participantes conhecerem os novos caminhões Cargo médios trucados e extrapesados através de test-drive nas próprias rodovias onde ocorre a ação Econoshow”, concluiu Pedro Aquino. As ações da Caravana puderam ser acompanhadas também pelo site Fordeconoshow.com.br, onde ele encontrava informações sobre todas as etapas e detalhes dos veículos, e também pelo facebook.