Por João Geraldo
No ano em que comemora meio século de atividades no Brasil e também 25 anos de atuação do seu consórcio, o qual se tornou um grande atrativo para a aquisição de veículos novos, a Scania promete ter um ano agitado e por conta disso já lançou, em janeiro, uma série especial de caminhões denominada Silver Line. Limitada a apenas 400 unidades, a série sai equipada com motor de 420cv de potência, caixa de marchas de 14 velocidades e disponibilizada nas versões 4X2 e 6X2, com suspensão a ar ou molas de aço, pelo mesmo preço, sendo que na configuração 6X4 não há opção para o sistema pneumático.
A série especial é oferecida também com bancos de couro, iluminação para a quinta-roda, calota de aço inoxidável, buzina a ar cromada fixada no teto, retrovisor com ajuste elétrico , hodômetro digital e quebrasol lateral. O preço divulgado para a versão 4X2 é de R$ 305 mil. De acordo com o diretor geral da unidade de vendas e serviços da Scania no Brasil, Christopher Podgorski, os itens acrescentados à série Silver Line formam um pacote que não sairia por menos de R$ 20 mil reais, caso fossem adquiridos separadamente, porém o valor acrescentado foi de R$ 10 mil.
Além do pacote, a série especial oferece opcionais como o freio auxiliar Scania Retarder, com potência de 871hp, e tomada de força para a caixa de mudanças. Antes da Silver Line, a Scania lançou no Brasil outras séries especiais como a Jubileum, em 1991, Millenium, em 2000 e Horizontes, em 2001.
A segunda novidade da montadora neste início de ano é a versão 6X4 do Scania P 310, que surge como mais uma opção de entrada para o segmento dos caminhões destinados ao segmento fora-de-estrada. Indicado para PBT bruto de até 28,5 toneladas, o veículo é tracionado por um motor de 9 litros com 310cv de potência e torque de 1.550 NM entre 1.100 e 1.300 rpm.
Roberto Leoncini, gerente de vendas de caminhões Scania, lembra que a montadora já tinha em sua linha de produtos veículos que transportam cargas elevadas em minas e obras de infra-estrutura, áreas fl orestais e agricultura, porém, faltava uma opção para obras em canteiros urbanos, transporte de cana-de-açúcar em composições mais leves e serviços em guindastes e lubrificação, que passa a ser atendida com o lançamento. Em 2006, os modelos 6X4 e 8X4 representaram mais de 15% das vendas de caminhões da marca no Brasil. O segmento rodoviário absorveu mais de 80% dos veículos produzidos pela empresa.
25 ANOS DE CONSÓRCIO
O Consórcio Scania está comemorando 25 anos de atividades, período em que comercializou 60 mil quotas de produtos da marca e contemplou 48 mil caminhões, três mil ônibus e 11 mil semi-reboques da marca Guerra. Trata-se de um sistema de aquisição de veículos que se destaca como uma alternativa tanto para empresários quanto autônomos renovarem suas frotas, principalmente em razão das taxas de mercado serem mais baixas do que as de outras modalidades de financiamento.
De acordo com o diretor geral do Consórcio, Antonio Carlos da Rocha, mensalmente são contemplados entre 150 e 160 quotas, de um total de 174 grupos só para caminhões Scania. “É pioneiro em veículos pesados e também a transmitir a assembléia via satélite, além de ser o primeiro no ranking do Banco Central”, comemora.
Devido aos encontros promovidos para os clientes, o Consórcio Scania tem se sobressaído como o maior comprador de passagens aéreas no País nos últimos cinco anos. Rocha cita como exemplo o cruzeiro realizado no final de 2006, que reuniu 5.700 pessoas – em dois grupos – no navio Costa Fortuna. “Foi o maior evento já feito por uma empresa de caminhões com seus clientes”, enfatiza. Como parte do evento houve apresentação dos produtos Scania para grupos de 700 pessoas por seção. “Esta é uma maneira de fidelizar os clientes”, conclui. Foi a segunda vez que a o Consórcio Scania reuniu clientes em um cruzeiro. A primeira vez aconteceu no final de 2004, no transatlântico Costa Vitória. Em 2005 os clientes foram contemplados com viagens para a Argentina e Chile e show da cantora Ivete Sangalo.
“Com as promoções, o Consórcio Scania reforça a estratégia da empresa de estreitar o relacionamento com seus clientes, realizando eventos que já se tornaram uma tradição. Além do lazer, estes encontros servem para uma saudável troca de idéias e de experiências entre os operadores de transportes, que dificilmente têm outras oportunidades para se encontrarem”, finaliza Rocha. Em 2007, em comemoração aos 25 anos estão programados vários eventos. O primeiro será um show com o cantor Leonardo, em maio próximo (JG).