Por João Geraldo

Oferta de produtos que tragam maior rentabilidade ao transportador é o foco da Scania com sua nova linha de caminhões Streamline que está chegando ao mercado brasileiro. Além dos novos modelos, a tradicional fabricante de extrapesados apresenta também a sua série P, formada por caminhões semipesados e pesados, para diversas aplicações, os quais trazem itens exclusivos da marca, como o motor de cinco cilindros que equipa modelos de 250 e 310cv, além da versão Highline 620 8X4 tracionada por um motor V8 com 620cv de potência, o mais potente do mercado brasileiro atualmente.

7209t
Versão de 400cv da nova linha Streamline com cabine G na configuração 6X2 é um estradeiro com flexibilidade para diferentes aplicações

Os novos produtos fazem parte da linha 2014, e foram apresentados pela Scania no final de julho e trazem como destaque a possibilidade de economia de combustível em até 15% graças a recursos tecnológicos e de ergonomia aplicados aos veículos. A nova gama de veículos da marca é formada por cabines G Streamline (modelos de 360 e 400cv de potência e torques que variam de 1.850Nm a 2.100Nm) e as cabines R Highline Streamline (com cavalos mecânicos de 400, 440, 480, 560 e 620cv de potência e torques que variam de 2.100 a 3.000Nm). Eronildo dos Santos, diretor de vendas de veículos Scania no Brasil, lembra que não se trata apenas da substituição das cabines G, R e R Highline, mas uma adição de modelos, porque a empresa está sempre em busca da melhoria contínua, conforme diz o executivo.

Na linha de produtos semipesados, a Scania expõe o P 250 6X2, modelo equipado com balança digital no painel e suspensão pneumática com grande capacidade. Equipado com cabine-leito, o veículo é indicado para aplicações que utilizem implementos como baú, sider, baú frigorífico, tanque e carga seca, com PBT de 23 toneladas. O motor DC09 109 de cinco cilindros em linha e 250cv de potência a 1.800rpm, tem torque de 117kgm entre 1.000 e 1.300rpm.

7206t
Indicado para aplicações que utilizem implementos como treminhões, o G 480 6X4 é equipado com transmissão totalmente automatizada

Outro modelo da série é o P 310 LA 4X2 para aplicações rodoviárias em médias e longas distâncias, em diversos tipos de transporte. Assim como P 250, utiliza motor de cinco cilindros em linha, com potência de 310cv a 1.900rpm e torque de 158 kgfm na faixa de 1.100 a 1350 rpm. Outra versão equipada com o mesmo motor é o P 310 8X2, um campeão de vendas da marca que atua no segmento de semipesados. O modelo tem como destaques o quarto eixo de fábrica e também cabine-leito, além de já oferecer opção para caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise. Mais detalhes do veículo são a balança digital no painel, suspensão a ar e opção de entre-eixos de 6.300mm, característica que lhe garante maior plataforma para carga. Ainda na mesma gama, a Scania tem o P310 6X4, com redutor nos cubos para os segmentos fora de estrada, como cana-de-açúcar, madeira e construção civil.

Outra opção da serie é o P 360 6X2, um cavalo-mecânico de entrada que se posiciona como o segundo caminhão mais vendido da marca este ano, segundo a Scania. Equipado com motor de 13 litros e 360cv de potência, seis cilindros em linha e 189 kgfm na faixa 1.000 a 1.300 rpm, o veículo é disponível nas opções de entre-eixo de 3.500mm (padrão) e 3.100 e 3.900 (opcionais). Com PBT para 23 toneladas, é indicado para transporte em médias e longas distâncias.

7205t
O semipesado P310 8X2 tem o quarto eixo de fábrica, tem balança digital no painel, suspensão a ar e opção da caixa de câmbio automatizada

Na linha de cavalos-mecânicos estradeiros, representados pelos modelos equipados com cabines G, R e R Highline, (com motores de 13 litros), a Scania conta com Streamline G400 6X2, equipado como motor de 400cv a 1.900rpm e distância entre-eixos de 3.500mm como padrão e opcionais de 3.100mm e 3.900mm. O modelo – com CMT de 78 toneladas – se destaca pela flexibilidade em diferentes operações.

O Streamline R 440 6X2, é um estradeiro para longas distâncias, vários tipos de implementos, equipado de série com transmissão automatizada Scania Opticruise, que entrou em sua quarta geração. Seu motor gera 440cv de potência a 1.900rpm e torque de 235 kgfm a partir 1.000 rpm, segundo a empresa. O mesmo motor é aplicado no G 440 8X4, um veículo para aplicações na mineração e construção pesada (com caçamba) ou em operações de apoio como caminhões pipa ou guindastes. O modelo conta com Driver Support, Scania Retarder e assistente partida em rampas (Hill Hold). Tem suspensão reforçada para PBT de 50 toneladas e CMT de 150 .

7207t
Outra versão da família de caminhões P é 310 6X4, veículo com redutor nos cubos para operações fora de estrada e construção civil

O Streamline R Highline 480 6X4 é um cavalo-mecânico rodoviário também com transmissão automatizada e CMT de 78 toneladas. De acordo com informações da Scania, o modelo tem se destacado entre os pesados e pode reduzir em até 4% o consumo de combustível em relação à atual linha Euro 5. O veículo é indicado para operações de longa distância, com implementos carga seca, baú, caçamba, contêiner , frigorífico, tanque e cegonha.

Na versão G 480 6X4, e com um pouco mais de torque no motor (248 kgmf a partir de 1.000rpm) e CMT de 150 toneladas, indicado para aplicações em que utilize implementos como treminhão, rodotrem, rodotrês e tritrem. Seu motor é o DC13 111 com 480cv de potência a 1.900rpm e torque de 148 kgmf na faixa de 1.000 a 1.350 rpm. O veículo tem Driver Support e transmissão Opticruise totalmente automatizada.

A Scania tem também em seu leque de caminhões extrapesados duas versões equipadas com motor V8 de 16 litros e 620cv de potência a 1.900rpm e torque de 306 kgfm entre 1000 e 1400 rpm. Com cabine luxuosa e forte apelo ao conforto, o pesadão da marca também é parte da família Streamline. De acordo com a Scania, o R 620 6X4 apresenta aceleração rápida e velocidade média alta, devido ao seu motor, se destaca tracionando bitrens e rodotrens. A outra opção – também com caixa automatizada – com o mesmo motor V 8 é o R Highline 620 8X4 (para 250 toneladas de CMT) para o transporte de cargas indivisíveis.