Por Daniela Giopato

Nem mesmo as soluções aplicadas pelos fabricantes de implementos rodoviários às carretas graneleiras tem sido suficientes para evitar a perda de grãos durante o transporte, sendo a ausência de uma malha rodoviária com melhor infraestrutura um dos responsáveis por essa ocorrência.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que esses prejuízos podem chegar a R$ 2,7 bilhões por safra, e garantem que podem ser maiores ainda se for considerado o que se perde na área produtiva. Apesar da inexistência de números atualizados, o último levantamento realizado pelo IBGE, em 2003, mostrou que se perde entre 10% e 15% da produção agrícola durante a operação de escoamento da safra.

Uma proposta para se solucionar a perda de grãos vem de uma empresa do Interior, a Transcarga – Embalagens e Revestimento de Cargas a Granel Ltda., que acaba de disponibilizar no mercado brasileiro um revestimento para carretas com objetivo principal de evitar essas perdas e melhorar o transporte de grãos no País. Trata-se do transcarga, produto que evita o desperdício e também o contato da carga com a carroceria do caminhão aumentando a vida útil do implemento. Testado durante dois anos em carretas de algumas das principais transportadoras do País, o produto, conforme afirma a fabricante, apresentou resultados positivos durante o transporte de soja, milho, farelo, açúcar e adubo entre outras.

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O produto, que pode ser lavado e também de fácil remoção, é um revestimento interno que possibilita transporte de diferentes cargas

Para o diretor de vendas da empresa, Flávio Massao, o baixo custo – já que o transportador deixa de perder grãos logo nas primeiras 15 viagens – e a pouca manutenção são os principais atrativos do transcarga, que segundo a empresa, pode durar até duas safras ou 144 viagens. “O transcarga não possui peças móveis, roldanas, ou qualquer outra engenhoca, é simplesmente um revestimento interno feito de um material especial, super resistente, fácil de instalar e de remover. Sua higienização também é simples, o que possibilita o transportes de diferentes cargas sem contaminação”, destaca.

De acordo com a empresa, o produto, que pesa entre 10kg e 15kg, permite bascular a carga por uma válvula traseira em menos de seis minutos, escoar os grãos pelas válvulas localizadas no assoalho- presentes em algumas carretas- e evitar a abertura involuntária devido ao estouro de pneus, que resulta em desperdício e prejuízo. O produto é feito sob medida, sendo, portanto, produzido para todos os tipos de carretas. Atualmente a comercialização está sendo realizada via telefone ou site e a instalação realizada por técnicos da empresa. A fabricante anuncia que já está em andamento a instalação de pontos de venda em todo Brasil.