Quando o assunto é ter estradas mais seguras, logo vem à cabeça melhoria das condições do pavimento, fiscalização, sinalização e renovação de frota, entre outros itens. Porém, como é sabido, existem outros fatores que contribuem para tornar as rodovias mais perigosas, sendo um deles o sono, o qual não depende de investimentos e sim apenas da consciência dos motoristas para melhorar a condição de segurança na malha viária.
Para reforçar esta idéia, a Renovias iniciou um trabalho junto aos usuários das rodovias que administra por meio da distribuição de folhetos sobre o tema sono. A iniciativa faz parte da campanha de segurança 2007: Aposte na Vida – Olho Vivo na Estrada e integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA) criado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O objetivo principal é reduzir o número de acidentes.
O gerente de operações de tráfego da concessionária, o engenheiro Rogério Cezar Bahú, afirma que o motorista com sono aumenta em 50% a possibilidade de morte ou ferimentos graves, porque diminui drasticamente o tempo de reação antes do choque.
Alguns cuidados podem ser tomados para evitar a sonolência. Entre eles: fazer refeições leves durante a viagem; ao dirigir nunca ingerir bebidas alcóolicas ou remédios que interfiram na capacidade de controlar o veículo; paradas regulares para descansar a cada duas horas; viajar com alguém que possa se revezar ao volante; evitar viajar no período noturno e encontrar um local seguro para parar e descansar caso sinta sonolência.
A expectativa da concessionária é distribuir 400 mil folhetos com informações e orientações sobre direção segura até janeiro de 2008. Além do tema sono serão abordados também atropelamento, colisão traseira e álcool (DG).