Quebra do eixo, da ponteira de rolamento ou até por conta de um espanamento têm sido responsáveis por várias ocorrências envolvendo rodas de caminhão que se soltaram do eixo e atingiram pessoas ou veículos nas ruas e estradas. Valter Pereira, um torneiro mecânico de Ribeirão Preto, especializado na manutenção de sistemas de suspensão de veículos de carga – e proprietário de uma oficina de usinagem de peças para eixos de caminhões – desenvolveu um sistema que, segundo ele, pode contribuir para reduzir os acidentes desta natureza.
Denominado de Fica-Felipe, trata-se de um eixo – sem tração – com dispositivos mecânicos e eletrônicos capazes de identificar e avisar o motorista a respeito de algum problema nas rodas. O dispositivo possibilita que o motorista possa parar o caminhão ou dirigir-se a uma oficina para efetuar reparos antes de causar um acidente.
Caso a roda se desloque mais de 10mm, por exemplo, o sistema entra em ação e mantém o rodeiro junto ao eixo e informa ao condutor sobre o problema, através de sinais sonoros e luminosos no painel de controle.
“Sua função é avisar o motorista para que ele pare e tome as devidas providências”, explica Valter Pereira. Ele acrescenta que o dispositivo pode substituir todo tipo de terceiro eixo ou carcaças do diferencial e também pode ser aplicado em qualquer eixo de caminhão.
De acordo com Pereira, o eixo Fica-Felipe passou por todos os testes exigidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e foi aprovado e patenteado. Ele adianta que vai desenvolver um sistema para os eixos com tração, e também que o dispositivo possa ser aplicado em ônibus. (DG)