A presidente Dilma sancionou a Lei 13.103, chamada de a nova Lei dos Caminhoneiros, elaborado após um intenso debate no Congresso Nacional. O que passa a valer, com a nova lei: uma tolerância entre 5% e 10% em relação ao sobrepeso; descanso de meia hora após oito horas de jornada; carga horária podendo ser aumentada para até 12 horas; anistia às multas por sobrepeso emitidas nos últimos dois anos; isenção de pedágio para o eixo suspenso; ampliação dos pontos de parada para o descanso e repouso de caminhoneiros.

No entendimento da Childhood Brasil e do Programa Na Mão Certa, a questão dos pontos de parada é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do caminhoneiro. Pontos de parada bem equipados e seguros precisam fazer parte da vida na estrada. É bom para a saúde do caminhoneiro, é bom para a segurança da carga e é bom para a causa a que nos dedicamos: o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas e rodovias.

O aumento dos pontos de parada requer investimentos que priorizem todas essas questões, dentre elas a garantia de que não ocorra, nesses locais, nenhum tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Somente um motorista sadio, valorizado e com seus direitos garantidos poderá ser, de fato, um cidadão pleno. Melhorar os pontos de parada é decisivo para que ele possa nos ajudar na luta pela proteção da infância nas rodovias do país. Caso você se depare com o problema, ligue para o Disque-Denúncia, através do número 100 de qualquer telefone. Não é preciso se identificar.

Juntos, vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br