Por Daniela Giopato

Depois de apresentar ao mercado as novas gerações do Daily, Trakker e Tector, a Iveco completou a linha pesada de produtos Ecoline com o lançamento da família Stralis, ocorrida na segunda quinzena de agosto. Entre as novidades, ganha destaque a estreia mundial do novo motor Cursor de 9 litros e seis cilindros, nas potências de 330 e 360cv. A versão de 13 litros, também nova, é disponível em três opções, com 400, 440 e 480cv. “A partir de agora, atendemos a todas as demandas do segmento de caminhões pesados e extrapesados”, destacou Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.

O Stralis com motorização de 9 litros é oferecido nas duas potências nas configurações 4×2 e 6×2, as mesmas disponíveis para as unidades equipadas com motor de 13 litros e 400cv de potência. Na opção de 440cv o transportador tem também 4X2 e 6X2 mais a 6X4, também encontrada no Stralis com motor de 480cv totalizando 10 opções na linha Stralis, a qual oferece duas opções de entreeixos. “Somando as versões de motor, tração, transmissão, de entre-eixos e de cabine o Stralis Ecoline pode ser encomendado em 66 configurações diferentes”, contabiliza Davi Lunardi, diretor de veículos pesados.

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Volante com ajuste de altura e inclinação, e banco com suspensão pneumática e ajuste lombar do motorista são itens de conforto da nova linha

De acordo com o diretor de plataforma de pesados, Marcelo Mota, antes de ser disponibilizado para o mercado, o Stralis Ecoline exigiu dois anos de desenvolvimento, um milhão de horas de trabalho, centenas de protótipos e cerca de cinco milhões de quilômetros de testes. “Após testes de RGT realizados com Pré Séries, alguns sistemas tiveram de ser revistos e resultaram em uma nova geração de chicotes elétricos, de elevado padrão de blindagem contra umidade, poeira e trepidação elevada, entre outros”, explicou. Por conta de tudo isso, a Iveco está oferecendo garantia de quatro anos para os caminhões Stralis Ecoline, sendo um para o conjunto total e três para o trem de força.

Outro fator resultante das tecnologias incorporadas nos veículos é a redução das paradas para manutenção. Mauricio Gouveia, diretor de pós-vendas, afirma que após 60 mil km rodados os custos de manutenção do Stralis chega a ser até 5% menor em relação aos concorrentes. “Além disso, os novos motores de nove e 13 litros utilizam óleo sintético com intervalos de troca a cada 80 mil quilômetros, contra 40 exigidos pelo óleo mineral”, destaca Gouveia, acrescentando que comparado ao modelo anterior o Stralis Ecoline gera economia de combustível de até 7,5%.

Todas as versões da linha Stralis são equipadas com transmissão ZF 16AS2630TO, com 16 velocidades, com o detalhe de a automatizada ser item de série nos modelos com motor a partir de 400cv. Já para as unidades com motorização de 9 litros é manual, com opção de automatizada para a versão com 360cv de potência. Ainda em relação à caixa de câmbio manual, esta traz H sobreposto com gerenciamento eletrônico, que facilita os engates e evita erros de trocas de marchas.

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Motor Cursor de 9 litros, que equipa as versões de 330 e 360 cv, oferecidos nas configurações 4×2 e 6×2, faz estreia mundial no Brasil no Stralis Ecoline

Freio Iveco Turbobrake, com atuação no cabeçote também é item de série nos novos veículos, sendo um componente de 415cv para os motores de 13 litros, com opção para o Intarder, que eleva a potência de frenagem para 978cv. Nos 9 litros, o Turbobrake atinge 315cv.

Nas versões de 440 e 480 cv, a suspensão pneumática da cabine é feita por quatro pontos independentes. Os bancos têm suspensão individual pneumática, com ajuste lombar do motorista e o volante, com ajuste pneumático de altura e inclinação, tem integrado as telas de comando do computador de bordo, que conforme explica Mota, é possível checar itens como luzes, sistemas de freios, elétricos e lubrificantes.

O Stralis começou a ser comercializado no Brasil em 2004, na versão HD e foi ampliando o leque de versões através dos anos. Em 2010, lançou a terceira geração da linha denominada de Stralis NR. As novas versões passaram a ser disponibilizadas nas potências de 380, 420 e 460cv. Em 2011, a Iveco apresentou o Stralis EuroTronic, equipado com caixa automatizada ZF AS Tronic.

De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial, desde o lançamento no Brasil já foram comercializadas 22 mil unidades e com a nova gama Stralis, a Iveco pretende ampliar seu market share no segmento de extrapesados de 12% para 14/15% nos próximos meses. Os preços sugeridos para a nova linha Stralis vão de R$ 220 mil, para o modelo com 330cv na configuração 4X2, à R$ 360 mil para a versão top, equipada com motor de 480cv de potência.

Frota fácil
O Iveco Frota Fácil – sistema de gerenciamento com bloqueio, rastreamento e telemetria para melhor acompanhamento dos custos operacionais – é uma ferramenta opcional para toda a linha Stralis Ecoline. Lançado pela montadora em 2010, com a função de rastreamento e telemetria, pode ser utilizado para complementar os sistemas de gestão já utilizado pelas transportadoras, ou para auxiliar os pequenos empresários e autônomos e melhorar o desempenho de suas operações.

Cristiane Nunes, gerente da gama de produtos pesados da Iveco destaca que a grande vantagem do Frota Fácil é que ele é o único sistema de telemetria e rastreamento do mercado totalmente aberto. “Isto é, não está vinculado a nenhum provedor de serviços, podendo ser, portanto, operado pelo provedor de preferência ou totalmente de forma independente”, explica. Ela acrescenta que o sistema não exige adaptação especial, não impactando, portanto, na condição original do caminhão.