Por João Geraldo

A Iveco acaba de apresentar uma nova linha de caminhões que pode ser chamada de terceira geração do cavalo-mecânico Stralis, modelo que desde a chegada da primeira versão no Brasil vem ganhando espaço na preferência de transportadores que operam com veículos pesados acima de 45 toneladas de PBTC.

Lançado no mercado brasileiro em 2004, a primeira evolução do modelo no País aconteceu em 2007, e teve como foco uma nova cabine, moderna e nos mesmos padrões da versão europeia. Desta vez – no momento em que o modelo atingiu a marca superior a 10 mil unidades produzidas – a linha Stralis chega com diversificação da motorização, que passou a ter novas opções de potência, e também com diversas alterações no sistema de embreagem, caixa de câmbio e eixo traseiro, entre outras.

Tanque de combustível de 900 litros e geladeira são novidades da nova linha Stralis lançada em março
Tanque de combustível de 900 litros e geladeira são novidades da nova linha Stralis lançada em março

Denonimada de Stralis NR, as novas versões serão disponibilizadas com as potências de 380, 420 e 460cv, graças ao trabalho da engenharia nos motores. Luciano Cafure, gerente de plataforma de pesados, explica que o motor de 380cv passou a ter 410cv e o de 420cv saltou para 460cv, mas a montadora manteve a versão de 380cv que será o modelo de entrada na linha Stralis.

4081t

Na prática, ao permitir que o cliente tenha mais opção para escolher o pesado que melhor atenda sua operação, a montadora está dando um salto para fortalecer sua participação no segmento de pesados. O presidente da Iveco Latin América, Marco Mazzu, diz que foram investidos 23 milhões de reais no projeto. O executivo avalia que o investimento do Stralis NR valeu a pena, porque colocou os interesses dos clientes como prioridade no desenvolvimento dos produtos, que resultou em veículos extrapesados com melhor produtividade e menor custo operacional.

O projeto contou com a participação de 110 engenheiros da Iveco e 18 meses de desenvolvimento. Os motores, por exemplo, consumiram 20 mil horas e outras 30 mil em testes em dinamômetro. “A nova linha foi projetada com a participação de mais de 50 clientes, implementadores e fornecedores”, disse o engenheiro, acrescentando que os novos modelos ficaram mais produtivos e com menor custo operacional.

4069t

A gama de cavalos-mecânicos Stralis chega com opções de tração 4X2, 6X2 e 6X4, duas de câmbio e quatro de eixo traseiro, além de cabinas de teto alto e baixo. Os três novos modelos possibilitam mais de 60 configurações diferentes e oferece, entre vários outros opcionais, maior potência de freio motor (563cv), tanque de alumínio com capacidade para 900 litros e novos defletores de ar.

Os motores Cursor 13 (com 12,8 litros) com 410cv e 460cv de potência – desenvolvidos no Centro de Engenharia da FPT Mercosul (Power Train Technologies), em Betim/MG – têm, respectivamente, potência máxima de 415cv e 460cv, de 11.500 a 1.900rpm; torque máximo de 2.000Nm e 2.250Nm de 1.000 a 1.400rpm e taxa de compressão de 16,5:1. João Irineu Medeiros, diretor de produto da FPT, informa que – em relação aos anteriores – os motores tiveram alterações no projeto estrutural, parâmetros de combustão e calibração. As mudanças incluíram novo cabeçote, turbo, coletor de escape, freio motor com 20% a mais de capacidade de frenagem e novo mapeamento eletrônico, entre outras.

Extrapesados passam a ser disponibilizados com nova motorização em três faixas de potência: 380, 420 e 460cv
Extrapesados passam a ser disponibilizados com nova motorização em três faixas de potência: 380, 420 e 460cv

As três versões Stralis vêm equipadas com caixa de câmbio ZF 16S2320 TD, com nova relação de marchas reduzida e mais apropriada para a atividade de transporte no Brasil. Uma das grandes novidades da transmissão, cujo sistema de troca foi redesenhado, de acordo com a engenharia da Iveco é a leveza do pedal de embreagem, que ficou 40% mais macio em relação ao anterior. A solução foi desenvolvida pelo engenheiro Ricardo Coelho, da engenharia do produto, com apoio dos colegas da equipe.

“Os caminhões da concorrência têm apenas um cilindro de assistência ao pedal de embreagem, mas o Stralis passou a ter dois, e o esforço do motorista é comparado ao de um carro mil”, declara Coelho. Outros detalhes apontados por ele são redução do número de engates de marchas, ganho de 100% de durabilidade do sistema em relação ao modelo anterior e o uso de apenas 75% do curso do pedal da embreagem nos engates de marchas. Para o diretor de desenvolvimento de produto, Renato Mastrobuono, o Stralis NR está totalmente adaptado ao mercado latino-americano. “Temos certeza de que estamos oferecendo aos nossos clientes um excelente produto”, afirma.

Os cavalos-mecânicos têm caixa de câmbio com nova relação de marchas e um sistema que torna o pedal da embreagem 40% mais macio
Os cavalos-mecânicos têm caixa de câmbio com nova relação de marchas e um sistema que torna o pedal da embreagem 40% mais macio

Com preços sugeridos que vão de 280 a 390 mil reais, a Iveco quer chegar a 16% do mercado global de caminhões no Brasil, estimado em algo entre 125 e 135 mil unidades para este ano, conforme a expectativa do diretor comercial da companhia, Alcides Cavalcanti. Ele cita o segmento de pesados no Brasil como responsável por 30% da vendas do mercado global e detalha que os cavalos-mecânicos de 440 a 470cv de potência representam 20% do mercado e que o maior volume está na faixa de 380 a 420cv, responsável por 45% do mercado, enquanto o segmento de 380cv representa 35% do mercado de pesados. “Estimamos vender entre 4.000 e 4.500 caminhões pesados em 2010. O plano da Iveco é chegar a 10% de participação com toda sua linha”, explica Cavalcanti.