Por João Geraldo

Tecnologia que capacita um veículo a ver, avaliar e agir já é realidade pronta e disponível para os caminhões e ônibus das próximas gerações. Uma demonstração da importância da tecnologia sofisticada aplicada aos veículos e o quanto poderá contribuir para evitar acidentes, promover a segurança e reduzir emissões, entre outros fatores, foi dada pela ZF, na Alemanha, ao apresentar um pacote de inovações com grande potencial de facilitar a vida das pessoas. O conceito básico reúne três aspectos para o veículo: ver, julgar e agir.

Sistemas eletrônicos de assistência com capacidade para reduzir riscos de acidentes em congestionamentos, função autônoma de manobra da carreta, eixos elétricos no semirreboque, transmissões automáticas que redefinem os padrões eficiência e conforto e transmissão para ônibus urbano que desliga o motor automaticamente quando o veículo para, entre outras soluções, são parte das novidades tecnológicas prontas para o mercado apresentadas pela empresa.

Para demonstrar e aplicar o que há de mais atual nos programas de assistência ativa para veículos comerciais, empresa preparou o protótipo de caminhão ao qual ela chamou de ZF Innovation Truck 2016. As inovações a ele aplicadas se prestam de sistemas com sensores, radares, mecânica, mecatrônica etc e chegam a impressionar; como se tivessem saído de um filme de ficção cientifica e se materializado.

Uma delas é a função Evasive Maneuver Assist (EMA), desenvolvido em parceria com a Wabco, que funciona da seguinte maneira: em situações de emergência, nas quais o motorista não vê ou percebe tarde demais um obstáculo na pista, ou se o trânsito para de forma brusca, a EMA assume o controle da direção eletro-hidráulica do veículo e o desvia do objeto, evita a colisão e para em seguida.

Mitja Schulz, responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Direção para Veículos Comerciais da ZF TRW, lembra que nas manobras repentinas de desvio, sempre há o risco de o motorista esterçar muito pouco, podendo provocar uma colisão crítica, ou então de forma muito brusca e forte, fazendo o caminhão derrapar ou até mesmo tombar ou levá-lo a uma outra faixa de rodagem, colocando outras pessoas em perigo.

A função EMA é resultado da combinação das tecnologias de ponta da ZF e da Wabco, incluindo a direção ZF eletro-hidráulica mais o sistema de frenagem eletrônico (EBS) da Wabco, além do programa de assistência ao freio de emergência, o controle eletrônico de estabilidade veicular (ESC) e sistemas de controle da condução.

Para o Dr. Christian Wiehen, responsável pela área técnica da Wabco, a função Evasive Maneuver Assist evidencia claramente o que a Wabco e a ZF são líderes no desenvolvimento de tecnologia de segurança inovadora para veículos comerciais. “EMA é uma função de segurança que interconecta o controle transversal e longitudinal. Por isso, pode ser classificada de semiautomatizada até chegarmos na condução automatizada”, declarou.

IND_01-2_ZF_Innovation_Truck_2016_HDA_netO sistema é mais inteligente ainda, pois ele detecta quando uma frenagem de emergência realizada pelo motorista, ou pelo sistema de frenagem de emergência (AEBS) não é o suficiente para parar o caminhão a tempo de evitar o acidente. Isso acontece independente da velocidade e conduz a composição para uma faixa livre da estrada ou então acostamento.

O Innovation Truck conta também com o sistema de direção assistida em rodovias denominado pela ZF de Highway Driving Assist (HDA) cuja função é manter o caminhão na faixa de rodagem, automaticamente, distância segura do veículo que segue à frente, em qualquer velocidade, e ainda parar e seguir conforme o fluxo do tráfego. Trata-se de uma proteção contra distração ou cochilos ao volante, além de manter o veículo dentro da faixa de rodagem.

Mitja Schulz, responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Direção para Veículos Comerciais da ZF TRW, explica que essa função foi desenvolvida inicialmente para automóveis, mas foi transferida para caminhões pesados visando aumentar a segurança e aliviar o estresse do motorista.

O resultado prático é resultado da junção de sensores ZF da câmera de visão frontal S-CAM – para a detecção precisa das marcações na pista com um radar para identificação da distância, o qual oferece amplo campo de visão em baixa velocidade e grande abrangência em velocidades maiores. Outras funções que fazem parte do sistema abrangem sistemas de freio, a transmissão automatizada TraXon Hybrid, estratégia de condução PreVision GPS e a direção ReAX também da ZF.

Outro sistema de assistência eletrônica apresentada pela empresa é a manobra automatizada do caminhão. Trata-se do SafeRange, que se presta de sensores, eletrônica inteligente e sistemas mecatrônicos para otimizar os processos nos pontos de carga e descarga. O objetivo desta função é oferecer também maior segurança além de reduzir o tempo de parada do veículo em terminais de carga e descarga.

Para isso é necessário que o caminhão e o terminal de carga atuem de forma integrada. Isso é feito com uma câmera fixa instalada na doca de carga e descarga para que o caminhão, com sensores instalados na parte traseira estacione automaticamente e com segurança.

O ponto de partida do projeto foi o conceito lançado pela ZF em 2014, que possibilitou manobrar manualmente um caminhão utilizando um tablet. “Com o Innovation Truck 2016, focamos um conceito totalmente aplicável na prática, que otimiza os processos do setor logístico, sem negligenciar a situação dos custos das transportadoras”, relata Winfried Gründler, responsável pela Unidade de Negócios de Transmissões para Caminhões e Vans da Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF.

Para a função autônoma de manobra SafeRange, com doca e caminhão totalmente integrados, a ZF interconecta os sistemas no caminhão e no terminal de carga e descarga. Câmeras montadas na doca detectam o veículo a ser manobrado, que simplesmente precisa ter um alvo marcado no lado de trás da carreta.

IND_04-1_ZF_Innovation_Truck_2016_SafeRange_System_netUm computador instalado no terminal calcula o trajeto e, por uma rede sem fio, transmite os dados à unidade do Openmatics, o sistema de telemática da ZF, a bordo do caminhão. Auxiliada pela direção elétrica ativa ReAX da ZF TRW e pelo sistema de transmissão automatizada TraXon Hybrid, a unidade de controle do veículo assume temporariamente a condução totalmente elétrica do caminhão e, sem emitir poluentes, estaciona o veículo na doca.

A empresa afirma que o padrão de segurança do sistema é extremamente elevado. Uma função de identificação de pedestres interrompe automaticamente a manobra – independentemente dos comandos do tablet – se uma pessoa estiver entre a carreta e a doca.

IND_03-2_ZF_WABCO_EMA_Function_DE_netO tablet serve como interface homem-máquina para que o motorista possa iniciar o processo, até mesmo depois de ter desembarcado. Diferentemente do conceito apresentado pela ZF em 2014 na feira Internacional de Veículos Comerciais, a IAA, o carreteiro não precisa fazer nenhuma manobra. Ele precisa apenas começar e seguir a operação de manobra automática por meio do tablet.

Com esse conceito de integração, a ZF recorre ao hardware da própria marca e aos sistemas existentes no mercado. Deste modo, seu software pode avaliar as imagens captadas pela câmera com grande confiabilidade. Enquanto não estiverem disponíveis – no início do procedimento de manobra, o caminhão encontra-se em um ângulo de 90° em relação à doca, de modo que a câmera ainda não consegue identificar o alvo –, o veículo é detectado e controlado por meio de GPS. Não havendo Openmatics, o sinal do processador também pode ser transmitido ao caminhão através de outras soluções de controle remoto.

Durante a manobra, os dados processados são constantemente transmitidos ao veículo equipado com um controlador de manobra, que envia os valores nominais da velocidade e do ângulo e instalados no driveline e na direção que, por sua vez, fazem o ajuste das rotações e do esterçamento. O movimento realizado pelo caminhão é monitorado pela câmera ou pelo GPS, que adaptam ou corrigem a linha da curva, conforme necessário.

A operação de manobra precisa ser mantida por um comando permanente no tablet. Assim que o operador tira o dedo da tela, o sistema também interrompe a manobra. Especialistas da ZF destacam que hoje as manobras frequentes têm impacto considerável no consumo de combustível de um caminhão, e os sistemas da empresa instalados no Innovation Truck foram programados para alcançar níveis máximos de eficiência e economia de combustível nas manobras.

Dentro deste contexto, os trajetos curtos em terminais de carga e descarga podem ser realizados no modo puramente elétrico com a caixa TraXon Hybrid. Além disso, informa a empresa, o motor elétrico assegura a dosagem altamente precisa da aceleração longitudinal. A direção foi projetada para que a servoassistência também esteja totalmente disponível no modo elétrico, ou seja, quando o motor estiver desligado.

IND_04-2_ZF_Innovation_Truck_2016_Safe_Range_netO Dr. Stefan Sommer, CEO do Grupo ZF Friedrichshafen AG, afirma que o grande desafio é preparar os produtos para o futuro com tecnologia sofisticada, para que o veículo não cause problemas. O executivo cita ainda que as três megatendências para o futuro são a segurança ativa – e passiva e tudo que possa evitar acidentes -, redução de poluentes e a direção autônoma. Trata-se de um caminho sem volta, recheado de inovações para que os veículos tenham capacidade de tirar conclusões próprias e serem conduzidos da forma mais segura possível”, acrescentou.

Hoje, na União Europeia por exemplo, os pesados modernos já rodam com alto grau de segurança auxiliados por diversos sistemas de proteção. Nos países do bloco, controle eletrônico de estabilidade veicular (ESC), sistemas automáticos de frenagem de emergência (AEBS) e programas de centralização na faixa (LDW) já são obrigatórios para licenciar caminhões novos.

Fredrik Staedtler, responsável pela divisão de tecnologias para veículos comerciais da ZF, disse que a ZF trabalha para fornecer o sistema completo às montadoras, mas lembra que isso depende da demanda de cada empresa. Quanto ao Brasil e América Latina, acredita que o produto mais pertinente é a transmissão modular automatizada TraXon (com 12 e 16 marchas) que substituirá a ZF AS Tronic, que já é utilizada no Brasil. Na Europa, essa nova transmissão vai equipar os novos caminhões Ford, MAN e Iveco, além de ônibus. É também a caixa que equipa o Innovation Truck.