Espaço é o que não falta no interior da boléia dos pesadões que rodam nos Estados Unidos e Canadá, onde os carreteiros estão acostumados a cabines que são verdadeiras casas, com armário, forno microondas, televisão, geladeira e, claro, a cama, além de outros espaços. A legislação não limita apenas o comprimento do trailer (semireboque) e permite a existência de cavalos- mecânicos com grandes dimensões e entre-eixos. No Brasil, como se sabe, é considerada a medida total do conjunto (cavalo- mecânico mais a carreta), estipulado em 19,15m. Quando se trata de espaço e conforto a ordem é exagerar.

1676t

Outra peculiaridade do mercado norte-americano é a possibilidade de quem compra o caminhão poder escolher o motor que deseja ter no veículo. O caminhão da foto, por exemplo, vendido lá por 120 mil dólares, preço informado por um concessionário International, oferece opções para motor Cummins, de 435 e 565 hp; Catterpillar, de 380 e 445 hp e outra versão de 435 e 525 hp. A transmissão pode ser Fuller (Eaton) de 10, 13 e 15 velocidades (manual); Eaton Fuller Autoshift de 10 e 18 (automatizada) ou ZF Meritor automatizada e manual de 12 velocidades(JG).