Apesar de ter tantos recursos que chega a torná-lo parecido com um veículo de filme de ficção cientifica, o Volvo Safety Truck é um caminhão conceito construído pela Volvo – na Suécia – como parte das comemorações dos 80 anos de existência da montadora. O modelo é um FH Top Class que empresta o visual da série especial de 80 anos da companhia, equipado com motor de 520cv, configuração 6X4 e cabine Globetrotter. Também fazem parte do modelo air bags, freios ABS e sistema EBS (este para gerenciar as frenagens).

2481t

Até aqui o leitor pode dizer que tudo que foi citado já é conhecido pela maior parte dos carreteiros, o que não deixa de ser uma verdade. Mas quando se anuncia que o veículo é equipado com o ESP, um moderno sistema de segurança ativa que reduz a possibilidade de derrapagens em pistas escorregadias e capotamento em curvas fechadas, se vê que nem tudo é tão conhecido assim. Ao pacote eletrônico se acrescenta ainda um sistema de monitoramento das faixas das rodovias, que impede a saída do veículo do centro da pista, caso o motorista se distraia.

2483t

Um Controle Ativo de Proximidade, que auxilia o motorista mantendo o caminhão sempre a uma distância segura e constante do veículo que está à sua frente, também faz parte do pacote. Através de um radar de última geração – emite sinais luminosos e sonoros para alertar o motorista , quando o veículo se aproxima demais de outro à frente. Se necessário, o sistema se encarrega – sem interferência do motorista – de acionar o sistema de freio para evitar a colisão.

E para completar o Volvo Safety Truck tem um bafômetro dentro da boléia, o Alco-Lock. Trata-se de um alcoolímetro eletrônico desenvolvido para impedir a condução do veículo se o motorista estiver sob influência do álcool. A partida do motor só pode ser dada após o teste demonstrar que o carreteiro está nos limites permitidos. O pacote de segurança inclui ainda faróis de Xenon , freio motor VEB (Volvo Engine Brake) com poder de frenagem de 500cv além do EBS, já citado acima. Caixa de câmbio automatizada I-Shift (esta já é comercializada no Brasil) também está presente no Volvo Safety Truck. Enquanto isso, a idade média da frota brasileira é de 15 anos de idade(JG).