Por Daniela Giopato
A nona edição da Pneushow-Recaufair – Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos – Reforma e Reciclagem, Comércios e Serviços -, realizada entre os dias 13 e 16 de abril, em São Paulo, reuniu 65 expositores, sendo 20% deles empresas internacionais de países como Alemanha, China Taiwan, Costa Rica, Itália, Índia, Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Indonésia, Noruega, Argentina, Holanda, Peru, Paraguai e Polônia.
Os cerca de 13 mil visitantes que passaram pelo evento puderam conhecer as novas tecnologias disponíveis para o segmento de reforma de pneus, avaliar suas expectativas para os próximos anos e ter informações sobre produtos desenvolvidos dentro de padrões sustentáveis. Acima de tudo, a proposta dos expositores, com as novas tecnologias, é gerar redução de custo aos usuários e transportadores.
Uma das empresas que se destacou com suas novidades para o mercado foi a Vipal, que anunciou investimento de US$ 200 milhões e geração de aproximadamente 900 empregos, com a construção de uma fábrica de pneus no Rio Grande do Sul. O primeiro passo em direção a se tornar um fabricante de pneus foi dado recentemente, ao firmar parceria com a argentina Fate, da qual passou a ser dona de 15%. Outra ação da empresa, ainda para este ano, é o ingresso no mercado de lonas de freios, através da linha VPR- nas versões VPR L30, VPR L20 E VPR L10- produzida com material sem amianto para aplicações em ônibus e caminhões.
João Carlos Paludo, presidente executivo da empresa, acrescentou que a meta da Vipal é oferecer cada vez mais soluções integradas ao setor de transporte. A empresa apresentou também as bandas pré-moldadas Ecotread (Vipal) e Greentread (Tortuga), que fazem parte do Projeto de Sustentabilidade do Transporte Vipal, que segundo o gerente de marketing, Eduardo Sacco, proporcionam menor resistência ao rolamento, economia de 10% no consumo de combustível e ganho de 6% de rendimento quilométrico.
De olho no mercado de urbanos, a Pirelli lançou a linha MC95 com durabilidade 25% superior à anterior (MC85 Alpha). O novo produto, que dispensou três anos de pesquisa, incorporou as tecnologias SATT (cintura metálica em forma espiral e sem emendas) e HWTT (friso constituído de arames de aço hezagonais de alta resistência térmica e mecânica que torna o talão do pneu muito mais flexível). Segundo a empresa, as inovações garantem aos pneus mais flexibilidade, durabilidade, segurança em frenagens, tração, dirigibilidade, rendimento quilométrico, capacidade de reconstrução e menor resistência ao rolamento.
A Pirelli utilizou no MC95 um novo processo de vulcanização que oferece mais estabilidade aos componentes de borracha, rendimento quilométrico e a extensão da garantia para até três reconstruções com a utilização do sistema Novateck. A linha MC95 será lançada nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5, que corresponde a 80% de todo emprego de pneus urbanos no Brasil. Desse percentual, os ônibus representam 90% e os veículos de distribuição fracionada (caminhões de entrega de bebidas, por exemplo) 10%. “Nossa expectativa é de dobrar a participação no segmento de urbanos no período de dois anos”, afirmou Flávio Bettiol Junior, diretor da unidade de negócios caminhão e agro Pirelli.
A Goodyear participou da Feira com sua banda Pré-Curada G600EL desenvolvida para aplicação no serviço regional e rodoviário, em carretas, rodotrens, treminhões e demais aplicações em eixos livres. A banda possui um formato que minimiza a retenção de pedras, alivia as tensões do fundo do sulco e reduz o ruído. O desenho, conforme detalha a empresa, proporciona regularidade no desgaste, redução da geração de calor e melhora a recapabilidade. Outros lançamentos que compõem a série 600 são o G677 MSD (misto em eixos de tração); o G686 MSS (misto em eixos direcionais livres) e o G677 OTR (tração para o serviço fora de estrada).
A Vulcaflex, por sua vez, apresentou as bandas pré-moldadas Banflex nos desenhos FX G8 e FX CB para pneus diagonais em eixos livres e de tração, em medidas que atendem caminhonetes, vans, carretas e cavalos-mecânicos. Já a linha radial é formada por quatro desenhos FX 250, FX ZE1, FX DE2 e FX LA, que se destaca pelos ombros arredondados e pouco arraste, sem arrancamentos que, segundo a empresa, proporciona mais quilometragem na aplicação em eixos livres. Até o final de 2010, a empresa estima dobrar sua capacidade produtiva e chegar a mais de 500 toneladas por dia.
Com 40 anos de mercado, a Cantu Pneus levou para a feira sua linha de produtos formada por pneus para carga, máquinas e carros de passeio – das marcas Marshal, Ranger, Aeolus e Altura -, além de rodas e acessórios (câmaras de ar e protetores). Já a Hankook apresentou o seu novo pneu AH22 na medida 295/80R22.5 para média distância, além de outros pneus radiais para serviços de longa distância com baixa severidade; média distância com média e alta severidade e para uso fora de estrada com altíssima severidade.
A Lukatec aproveitou a feira e lançou dois produtos para o setor de reforma de pneus: a Roletadeira de Pneus RL-1250S, com sistema de roletagem composto por quatro roletes (2 roletes convencionais e 2 roletes semi-esféricos) e a Raspadora de Pneus RS- 1250S com versatilidade da regulagem de largura dos pratos através do fuso e porca, trava pneumática para ajuste do raio de raspagem, motor da raspa de 25cv e sensor programável para malha de aço e sistema de medição para circunferência de pneu. A empresa também expôs a sua tradicional linha de produtos.
Para dar início as comemorações dos seus 35 anos de mercado, a ABC Valadares lançou o catálogo 2010 da linha de reforma de pneus e um selo comemorativo. As novidades apresentadas pela empresa foram as bandas de rodagem CZE 1 na largura 190mm e CZE 2 nas larguras 235 mm e 245 mm (radial, para eixos livres). Outros produtos apresentados foram as bandas de rodagem C167 nas larguras 225mm e 245mm e CDE2 nas larguras 235mm e 245mm (radial e eixo de tração) e para eixo livre e de tração a banda CZY na largura 190mm para aplicação em rodoviários, regionais, urbanos, mistos e fora de estrada.
Entre os expositores internacionais, a empresa Finixx chamou a atenção dos visitantes ao apresentar tecnologia que garante a integridade do pneu quando perfurado por algum objeto. Os pneus Finixx – com tecnologia sueca e fabricação na Tailândia – para veículos de carga serão comercializados com exclusividade no Brasil no segundo semestre deste ano.