O caminhão seminovo pode ser uma boa alternativa para os caminhoneiros que pretendem trocar o seu veículo, mas ainda não conseguem o tão sonhado zero quilômetro. Porém, para que essa troca realmente traga vantagens é preciso planejamento, organização e atenção na procedência. O primeiro passo é fazer conta. Analisar as opções de financiamento, valor das parcelas, juros. Assim é possível entender se o investimento pode ser feito e se realmente irá refletir em uma vantagem. É importante também verificar a procedência do veículo, manutenções realizadas e a documentação. Para isso, o autônomo tem que fazer pesquisa e verificar se o local escolhido para a compra do seminovo realmente é confiável.
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Caminhão seminovo: Mercedes-Benz oferece loja Selectrucks
Para Derick Taborda, gerente de Loja Selectrucks, programa de seminovos da Mercedes-Benz, o seminovo é uma opção que vale a pena para o pequeno transportador que tem espaço dentro desse mercado. “Sabemos que o autônomo tem enfrentado dificuldades de conseguir crédito e um bom financiamento. Lembro que entre 2018 e 2019 o programa atendia muito mais pessoa física do que jurídica. Hoje inverteu. Então, apesar de ser um mercado que deve ser considerado pelo pequeno transportador, é preciso se organizar, planejar, estudar as possibilidades e verificar se atende as exigências das financeiras para conseguir crédito”, destaca.
Ainda de acordo com Taborda, em primeiro lugar é importante avaliar o cenário que o autônomo se encontra e verificar se é promissor ou não. Feito isso, o profissional deve começar a se organizar para atualizar a idade do seu caminhão. Quando iniciar a buscar deve verificar a procedência e se o veículo passou por vistoria. “O ideal é que ele troque a cada três anos e fique atento a todas as manutenções para não perder o valor de revenda. Quando vamos avaliar um caminhão um dos itens principais é o tem de força. Olhamos qual a quilometragem do veículo, as manutenções feitas se os prazos e períodos foram respeitados. Esse histórico é importante”, alertou.
Algum dos diferenciais do caminhão seminovo da Selectrucks apontados por Taborda é o fato de todos os veículos serem periciados, revisados passarem por vistoria cautelar e do trem de força, credibilidade na procedência (não são de leilão, nem tombados) e garantia de 90 dias para o trem de força. “Atualmente temos no estoque uma média de 200 a 250 caminhões. Nosso principal canal de comunicação é o nosso site, que traz todos o leque de produtos disponíveis e link pra whatsapp direto para algum consultor da região mais próxima. Aceitamos qualquer operadora de financiamento, mas temos o diferencial de oferecer aos nossos clientes as condições do Banco Mercedes-Benz”, destacou.
Caminhão seminovo: Volvo disponibiliza programa para compra e venda
A Volvo também disponibiliza programa para a compra e venda de caminhão seminovo multimarcas e, também garante ao cliente segurança. “Um caminhão que está no estoque na nossa rede é um veículo que passou por um rígido processo de inspeção, feito por técnicos treinados pela fábrica. Após este processo, os caminhões são higienizados e reparados, corrigindo eventuais problemas técnicos, de peças danificadas. Os caminhões seminovos Volvo têm confirmadamente um padrão superior ao dos veículos comercializados no mercado”, explicou Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos Volvo. Em 2022, foram comercializados 1.300 caminhões seminovos.
Para as operações de compra de seminovos dentro do programa é possível contar com o suporte do Banco Volvo. Conforme explica Kowalski, todas as solicitações de créditos são analisadas, considerando o perfil do cliente. “Há planos de até 60 meses, com carência em alguns casos”. Kowalski explica que é comum receber como forma de pagamento um caminhão usado do cliente e que não existe restrição. “Se o caminhão, inclusive, está ainda alienado ou com processo de financiamento em curso ele também pode ser usado como entrada. Não aceitamos na troca, caminhões que tenham sofrido acidente de média ou de grande monta”.
Em relação aos principais diferenciais está o fato de todos os caminhões passarem pelo mesmo processo padrão desde a cotação, avaliação, compra, reforma e reparos até serem disponibilizados para a venda ao cliente. Os caminhões são periciados e passam por avaliação técnica criteriosa, com procedimentos definidos pela própria montadora. Além disso, Kowalski cita a documentação e a garantia do veículo, assim como a possibilidade de acrescentar plano de manutenção. “Todos os veículos estão registrados em nome de “Volvo do Brasil Veículos Ltda.”, o que dá plena segurança ao comprador para a transferência. Além disso, eles possuem garantia de até 12 meses, com respaldo da rede das 105 concessionárias Volvo espalhadas de Norte a Sul do Brasil. Se o cliente comprar um caminhão seminovo Volvo no Rio Grande do Sul e registrar um problema técnico em outra região, ele será atendido em uma das concessionárias da marca localizadas no território brasileiro. Além disso, todo os caminhões da Rede de Seminovos podem sair com planos de Serviço Azul Clássico, com troca de óleo e filtros incluídos por até 1 ano”, destacou.