A contratação do caminhoneiro passa por alguns critérios por parte das transportadoras. As exigências mínimas são a CNH atualizada, experiência e algum tipo de conhecimento sobre legislação e mecânica. Mas, caso o caminhoneiro queira se destacar dentro desse mercado tão competitivo é importante buscar alternativas para se atualizar e estar atento as novas necessidades. Apesar das exigências terem aumentado ao longo dos anos, experiência, responsabilidade, direção segura e manutenção em dia do caminhão continuam entre os principais itens a serem observados.
As empresas na hora da contratação do caminhoneiro não buscam apenas um profissional com anos de experiência no volante. Elas querem verdadeiros operadores logísticos para poder atender a demanda de fretes com economia de combustível, eficiência e segurança. Portanto, seja um motorista autônomo ou empregado o importante é ser um profissional qualificado e responsável.
Mas o que as empresas buscam na hora da contratação do caminhoneiro
O consultor de frotas, Jean Marcelo, explica que os principais critérios para a contratação do caminhoneiro são estar com habilitação categoria E para carretas, e para trucks mínimo categoria D, de preferência com tempo de experiência, mas há processos de contratação com motoristas categoria D, se tiver o curso da Fabet, será levado em consideração. Além disso, testes referentes a conhecimentos gerais sobre legislação/ mecânica básica/interpretação de texto/teste prático em dirigibilidade e manobra.
Outros pontos a serem levantados são por conta do RH relacionados a entrevistas e pesquisas e avaliações médicas.
Jean ressalta que as empresas muitas vezes têm dificuldades na hora da contratação do caminhoneiro e um dos principais fatores é a qualificação e experiência. “Temos muitos bons profissionais no mercado, mas o tempo está passando e há uma geração que está sumindo, se aposentando. Um bom motorista tenta entender tudo que ele pode fazer para ter êxito em sua carreira, se preparar tecnicamente dentro do possível é claro, com cursos presenciais ou mesmo on line, tentando diversificar os temas, pois quando um profissional está ciente de seu papel na sociedade, com certeza terá além de prazer no que faz, também terá sucesso profissional e consequentemente um futuro bom para ele e sua família”, ressaltou.
Para Jean também é muito importante que o profissional precisa se definir o que ele quer realmente, existem empolgações na hora de entrar, mas é muito bom ter um prévio estudo da empresa, e não buscar somente a remuneração como ponto inicial de uma tentativa de novo emprego.
“Os motoristas em geral precisam mais do que nunca estar bem ciente do que vem se transformando o mundo de transportes, fazer contas é primordial para sobrevivência do motorista CLT e principalmente ao motorista autônomo. Qualificação profissional, atualizações técnicas “cursos” para entender esse mundo dos transportes, mais do que nunca, hoje é necessário estar antenado em custos agregados nos transportes. Apesar de toda a tecnologia que temos hoje, todos nós precisamos tentar ver os dois lados da moeda, entender o lado dos motoristas, mas também, o lado do transportadores sérios.
Contratação do caminhoneiro: é importante que a pessoa tenha boa capacidade de adaptação e aprendizado, Grupo Mirassol
A gerente de RH e ESG, do Grupo Mirassol, Luciana de Mello, explica que o processo seletivo do Grupo Mirassol é bastante criterioso e todas as etapas são eliminatórias. “Precisamos nos certificar quanto à compreensão de leis de trânsito e aspectos específicos do transporte de cargas, é importante a experiência, mas também temos oportunidades para quem está iniciando, temos o Programa de Motorista Aprendiz. Realizamos os testes teóricos e testes práticos, para verificar a familiaridade do candidato com os nossos equipamentos, o estilo de condução e execução das manobras”, explicou.
Esse sistema criterioso também é aplicado aos motoristas agregados e autônomos. A empresa analisa a aderência do veículo a operação em questão e são checados todos os itens de segurança do veículo e se o mesmo possui todas as nossas exigências quanto ao rastreamento.
“Antes de qualquer conhecimento ou habilidade, é importante que a pessoa tenha boa capacidade de adaptação e aprendizado, pois cada transportadora tem sua forma de trabalho e temos procedimentos bem definidos em nossas operações, respeitando as características de nossos clientes. Além disso, seguir regras internas, compreender por que existem e seguir o Código de Trânsito Brasileiro são dicas importantes, bem como conhecer as regras de segurança e os riscos de sua atividade”, explicou.
Contratação do caminhoneiro: o profissional deve estar com a sua habilitação vigente, estar aberto a conhecer as novas tecnologias disponíveis no setor, Jamef
Para Fernando Borges, diretor de Gente & Gestão da Jamef, a maior dificuldade, hoje, é a escassez da mão de obra qualificada no País. Com o mercado aquecido, as empresas acabam disputando os mesmos profissionais. Além disso, a profissão de Motorista Carreteiro implica passar por períodos longe da família, em uma rotina de trabalho que exige grande disposição física e mental. “Uma alternativa é investir na formação, apoiando na conquista da habilitação da categoria E e na capacitação de profissionais que tenham interesse em ingressar como motoristas. Cabe a nós oferecer ao time um ambiente seguro, confortável e que proporcione socialização, pertencimento e acesso à informação”, opinou.
Na Jamef, para trabalhar como motorista carreteiro é necessário ser habilitado na categoria E, ter experiência em condução e manobras de carretas, estar disponível para viagens longas e noturnas, e conhecer a legislação de trânsito, direção defensiva, malha rodoviária e gerenciamento de risco. Mas, o motorista que deseja ser contratado deve se preparar para conseguir ter sucesso na atividade. “O profissional deve estar com a sua habilitação vigente, estar aberto a conhecer as novas tecnologias disponíveis no setor, aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos por meio de cursos em órgãos do segmento e manter-“se atualizado e atento aos treinamentos oferecidos pela companhia”, destacou.
Elisberto Salmistraro, proprietário da Transportadora Floresta, explica que o mercado está bastante carente de bons profissionais e que a rotatividade de motoristas dentro da empresa é grande. “Os jovens não querem ser motoristas. E os mais velhos muitas vezes não conseguem dar conta devido ao tipo de carga que atuamos que é a fracionada. Para suprir a necessidade de novos profissionais abrimos vagas para mulheres motoristas”, destacou. Outra ação que a empresa realiza na tentativa de suprir a falta de mão de obra é criar programas para custear a carteira de habilitação profissional , exame toxicológico para os ajudantes de caminhoneiros da empresa.
Em relação as exigências da empresa, Elisbierto destaca estar em dia com as questões jurídicas, CNH atualizada, experiência, recomendação de empresas anteriores. “Para os caminhoneiros que entram na empresa oferecemos curso de direção defensiva. Procuramos mão de obra qualificada e muitas vezes buscamos através do Sest Senat, por exemplo, que qualifica esses profissionais”, explicou.