Como fica o frete em 2022? Após uma sequência de alta do diesel os impactos sobre os valores do frete deixou dúvidas sobre como o mercado deve ser comportar neste ano. Mas de acordo com Fernando Basriani, pesquisador e analista de mercado do Grupo Esalq-LOG, as expectativas para esse ano são boas. Confira a entrevista e ouça o podcast.

O Carreteiro: 2021 foi um ano desafiador. A alta do diesel provocou muitos impactos, principalmente no frete. Somado a isso tivemos também algumas condições climáticas pouco favoráveis. Dentro desse cenário qual foi o impacto no frete?

De fato a alta nos combustíveis trouxe muitos impactos para o mercado de fretes. Os preços desse início de safra de soja são recordes em grande parte das rotas de exportação do Brasil, exceto na região sul, que apresentou problemas no desenvolvimento da cultura e quebra de mais de 30% da safra.

O Carreteiro: Para 2022 quais as expectativas? Com base nos possíveis cenários o que você acredita que acontecerá com o frete em 2022?

Para o restante de 2022 a perspectiva é muito boa na ótica do motorista. A tendência é que o ciclo de inverno (milho safrinha) tenha volumes recordes. Além disso, a soja está sendo escoada mais lentamente, o que indica que teremos novas janelas de exportação. Possivelmente teremos cargas até o final do ano.

O Carreteiro: Quais regiões poderão ter as melhores oportunidades de frete?

O mercado de fretes é muito dinâmico, as rotas são reajustadas diaramente para atrair competitividade. Com certeza a região centro-oeste, que tem uma maior produção, deve ser a primeira a puxar uma nova subida de preços. A safrinha já deve começar a ser colhida em maio no Mato Grosso deve ser um ano bom, no sentido de quantidade de carga para o segundo semestre. Quanto ao diesel, apesar dos conflitos internacionais, o preço do barril já se apresenta mais estável nas principais cotações internacionais (100 dolares). Resumindo, o ciclo de inverno deve apresentar fretes ainda maiores nas principais rotas do agro em relação ao primeiro semestre, dado a super safra de milho e preço do combustível. 

Como tirar proveito das boas expectativas do frete em 2022?

Apesar das expectativas em torno da movimentação do frete em 2022 ser bastante positiva, é muito importante que o caminhoneiro saiba negociar corretamente o valor para cada viagem a ser realizada. Caso contrário não conseguirá aumentar o seu faturamento no final do mês. 

O primeiro passo é realmente entender o custo do seu caminhão para cada rota que fizer. Assim saberá se o valor oferecido compensa,  cobre as despesas e deixa algum tipo de lucro líquido. 

Separamos algumas dicas para você começar a planejar a sua viagem de maneira mais rentável. 

CALCULAR O CUSTO POR QUILÔMETRO RODADO

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É muito importante calcular o custo do km rodado para saber se o frete negociado vai trazer algum tipo de prejuízo. Nesta conta deve-se levar em consideração todas as variáveis de gastos da operação e da perda de patrimônio. Entre os custos podemos citar:

  • Impostos (IPVA, Licenciamento, entre outros)
  • Seguros veiculares
  • Depreciação
  • Custos variáveis que oscilam de acordo com o uso dos caminhões:
    • Manutenção preventiva
    • Pneus
    • Combustível
    • Gastos com pedágios
    • Seguro da carga
    • Despesas diversas de viagem

APLICATIVOS DE FRETE

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Apesar da ferramenta ainda ser utilizada com certo receio pelos motoristas ela tem como principal objetivo facilitar a intermediação entre o autônomo e os embarcadores de carga, papel tradicionalmente feito pelos agenciadores de carga. Desta forma, é possível obter um valor de frete maior em relação a uma carga negociada através de um agenciador.

Todas as informações do frete e da empresa constam na plataforma, evitando desgaste na hora da negociação e gerando maior confiança ao motorista.

Mas é importante alguns cuidados para ter sucesso com os aplicativos:

  • Manter o cadastro sempre atualizado
  • Fornecer todos os documentos solicitados
  • Registro na ANTT
  • Identificar as melhores rotas e tipo de caminhão
  • Manter a manutenção em dia do caminhão
  • Verificar a procedência do aplicativo
  • Confirmar todas as informações do frete oferecidas pela empresa

CAMINHÃO ATUALIZADO E COM A MANUTENÇÃO EM DIA

volvo manutencao

Geralmente o embarcador tem a tendência de optar por caminhões mais novos e com a manutenção em dia. Então é imprescindível que o motorista não descuide da conservação do seu veículo. É  importante  também ter os documentos pessoais e do veículo em bom estado e válidos, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), rastreador e seguro, entre outros itens.

Especialistas garantem que reparos preventivos são, em média, três vezes mais baratos que reparos corretivos. Essa economia diz respeito apenas ao conserto dos veículos. Se forem acrescidas as perdas com paradas não programadas, cargas, garantia e outros, a realização de revisões periódicas são ainda vantajosas.

Estar com o caminhão em dia evita também atrasos das entregas, quebra de contratos, veículos parados e perdas das cargas, por conta de tombamentos, saques entre outros inconvenientes que tornam o motorista menos competitivo.

FRETE DE RETORNO

caminhao estrada

Rodar vazio é sempre a pior opção para o autônomo. É muito importante que o motorista tenha sempre em um frete de retorno para ajudá-lo a pagar as despesas. Nesse aspecto, os aplicativos de frete podem ajudar pois é possível verificar as cargas disponíveis e que sejam compatíveis com as datas de chegada e partida do destino.

Assim, é muito importante que todas as viagens realizadas sejam planejadas com atenção. O frete de retorno é uma excelente estratégia para elevar a rentabilidade e potencializar a sustentabilidade do negócio.

Algumas dicas para garantir frete de retorno:

  • Pesquisar as oportunidades do destino final de entrega de uma carga
  • Forme parcerias com embarcadores e transportadores
  • Negociar um valor que cubra os custos da ida e volta

FRETE DIVERSIFICADO

Safra Porto Santos

Em tempo de crise é importante aumentar a quantidade de serviços para manter a receita no mesmo nível. Muitos autônomos já perceberam que restringir o tipo de carga pode contribuir para um baixo faturamento.

Uma alternativa é estudar novas possibilidades e oportunidade e saber quais fretes e serviços podem ser realizados pelo tipo de veículo que você possui e assim se tornar mais competitivo.

Podemos citar o caminhão graneleiro que pode ser também utilizado para o transporte de produtos que não exijam muita proteção.

Então fiquem atentos: reduzir as opções de frete faz com que o autônomo tenha que trabalhar muito mais para conseguir um faturamento razoável no final do mês.