O roubo de cargas ainda se destaca entre os principais desafios enfrentados por toda a cadeia do transporte rodoviário de cargas. De acordo com números apresentados no portal de Acesso à Informação da Polícia Federal, estimativas de casos de passa de 6 mil entre 2018 e primeiro trimestre de 2024. 

Dados fornecidos pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelam que 75% da circulação de todas as mercadorias pelo Brasil é feita através do modal rodoviário. De acordo com o órgão, o país tem a 4ª maior rede de estradas do mundo, com mais de 1,7 milhões de quilômetros de vias. Assim o roubo de cargas realmente se torna um desafio para as empresas de transporte assim como para os motoristas de caminhão, que se sentem cada vez mais inseguros.

Roubo de carga: regiões de maior incidência

O Sudeste é a região do Brasil que registra os maiores índices de roubos, furtos, saques e sequestros de produtos em trânsito. Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados mais afetados pelas ações criminosas; os números de 2023 referentes à subtração de cargas nas rodovias mais visadas pelos infratores, a BR-116, a BR-381 e a BR-101 chegaram, respectivamente, a 968 nos limites de SP, 2.239 em MG, e 269 na BR-101, no RJ, conforme levantamento da PRF.

James Theodoro, especialista em gerenciamento de riscos para Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e CEO da Korsa Riscos e Seguros, explica que, além da posição geográfica favorável, o Sudeste — fronteiriço com outras 4 regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste e Sul — está no eixo das ameaças à movimentação de mercadorias porque é grande produtor e consumidor de bens, caminho perfeito para a tática das quadrilhas em ganhar tempo e desviar a atenção das autoridades responsáveis pelo patrulhamento das vias:

― São Paulo é o maior produtor de mercadorias e também é o maior consumidor do Brasil, seguido do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Quase 80% dos roubos de cargas acontecem nesses estados, há quadrilhas especializadas, extremamente organizadas que atuam sob o esquema “rouba aqui, entrega logo ali”, então há uma logística bem estruturada.

O especialista da Korsa Riscos e Seguros enfatiza que é igualmente fundamental observar as outras regiões do país e dá exemplos de como o sistema de crimes funciona em outras áreas do Brasil:

― No Centro-Oeste e no Sul têm ocorrido aumento de roubos, principalmente de grãos, de ureia, de soja, ou seja, commodities ligadas ao agronegócio. Mais uma vez, vemos a lógica do roubo de cargas.

Roubo de carga: quais os procedimentos de segurança para os caminhoneiros

É importante os motoristas seguirem a risca o plano de gerenciamento de risco adotado pela a empresa a qual está prestando serviço. Alguns profissionais querem fazer a sua própria rota e parar em locais que conhecem e encontram os amigos. Mas, nem sempre esta atitude é segura e pode facilitar a abordagem de criminosos. O ideal é seguir o plano da empresa que, geralmente, realiza o monitoramento e toma as dividas providências no caso de algum imprevisto.

Confira alguns procedimentos a serem adotados antes de iniciar a viagem:

  • Verificar a manutenção do veículo
  • Verificar com a empresa o local de entrega da carga para que possa estabelecer uma rota e locais seguros de parada
  • Evitar viajar durante a noite

Durante a viagem:

  • Parar apenas em lugares confiáveis
  • Evitar parar ao longo da rodovia para “bater pneu”
  • Não dar carona
  • Enquanto estiver estacionado evitar conversas sobre o produto que está carregando e a rota que pretende seguir
  • Caso haja a necessidade de pernoitar, travar o veículo e dormir fora do caminhão
  • Evitar os chapas na rodovia, eles são muito perigosos e podem estar a serviço de alguma quadrilha
  • Viajar sempre com o tanque cheio
  • No caso de alguém sinalizar problemas em seu caminhão, não pare. Siga até o próximo local seguro para verificar a informação

Roubo de cargas: como as empresas podem proteger o patrimônio

Para Jaime Theodoro os bens de uma organização são, além dos ativos financeiros e produtos oferecidos, a reputação e as pessoas envolvidas em todas as etapas do processo, como a equipe de funcionários, os fornecedores e os compradores. As ameaças das estradas requerem análises cuidadosas por parte dos órgãos públicos, para que fortaleçam as políticas públicas para o TRC, e por parte das empresas, para que criem um “Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) adequado e robusto, com procedimentos específicos para cada viagem, com uso de tecnologias inteligentes e com equipes de trabalho treinadas, de modo que minimize ocorrências e preserve a vida humana durante as operações de transporte. 

Para Theodoro contratar seguros faz parte das boas práticas de manutenção dos negócios tanto para as entidades donas de mercadorias, quanto para as transportadoras. A Lei de Seguro de Transporte Nacional (14.599/23), por exemplo, é uma medida que reforça o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e obriga embarcadores (proprietários dos bens) a aderir à cobertura contra danos e riscos dentro do território nacional. Outro seguro obrigatório é o de Responsabilidade Civil Desaparecimento de Carga (RC-DC), designado ao transportador para dar uma camada de proteção em caso de perda dos produtos, já que, legalmente, as empresas que prestam serviços de transporte são legalmente responsáveis por ressarcir os prejuízos dos contratantes.