Muitos caminhoneiros trabalham em operações severas, o que gera diretamente impactos no motor do caminhão. Algumas circunstâncias como percorrer longas distâncias em curtos períodos, aumento no volume de cargas a serem transportadas- com destaque para o transporte de produtos agrícolas-, rodar em locais com terreno irregulares – como estradas não pavimentadas – e até mesmo a idade avançada de alguns caminhões, contribuem para que o caminhão opere no limite e em condições severas e, como consequência provoque o desgaste de diversos componentes do caminhão.
De acordo com Renata Vitiello, Coordenadora de Marketing B2B dos lubrificantes Mobil™, as operações severas de uso de um caminhão referem-se a situações em que o veículo é submetido a esforços e ambientes que aceleram o desgaste dos componentes e podem impactar sua vida útil e desempenho.
“Essas condições exigem manutenção mais frequente e rigorosa, pois aumentam o risco de falhas mecânicas e podem reduzir a vida útil do veículo. Dessa forma, ganha destaque a necessidade de atenção ao óleo lubrificante do motor do caminhão. O cenário requer que o espaço entre as trocas seja menor. Com o uso severo, o motor do caminhão pode ficar danificado caso o condutor estenda muito o prazo”, enfatiza.
Além da variação no espaço entre as trocas, Renata recomenda atenção ao tipo de lubrificante utilizado, ressaltando que há óleos específicos para apoiar os caminhoneiros que trabalham com veículos em condições severas. “No caso dos lubrificantes Mobil™, por exemplo, nós disponibilizamos óleos semissintéticos de alto desempenho para motores diesel que ajudam a prolongar a vida útil do motor, proporcionando capacidade de períodos prolongados de troca de óleo”, destacou.
Operações severas: como identificar se o caminhão está operando nessas condições?
- Carga excessiva ou transporte de cargas pesadas: quando o caminhão transporta cargas próximas ou além do seu limite, isso exerce maior pressão sobre o motor, a suspensão e os freios. Vale destacar que o excesso de carga é uma prática perigosa e que compromete diretamente a segurança e a manutenção de diversos componentes do caminhão
- Rodagem em terrenos irregulares: estradas não pavimentadas, com buracos ou em más condições impõem um estresse adicional ao caminhão, especialmente à suspensão e aos pneus. Apesar da Pesquisa CNT de Rodovias – que avaliou 111.853 quilômetros de vias pavimentadas – ter classificado como ótimo (7,5%); bom (25,5%); regular (40,4%); ruim (20,8%) e péssimo (5,8%), apontado uma ligeira melhora em relação ao estudo anterior, ainda existem muitos trechos críticos espalhados pelo Brasil.
- Trânsito intenso e congestionado: dirigir em áreas urbanas com paradas frequentes e acelerações constantes também é considerado uso severo, já que isso aumenta o desgaste da embreagem, dos freios e do motor.
- Condições climáticas extremas: operar em temperaturas muito altas ou muito baixas, ou em ambientes com alta umidade ou poeira, pode desgastar mais rapidamente componentes como filtros, radiador, e até o sistema elétrico.
- Uso frequente em subidas e descidas acentuadas: caminhões que trafegam constantemente em regiões montanhosas podem sofrer mais desgaste no motor, freios e na transmissão, devido ao esforço extra para subir e descer ladeiras.