Estudos demonstram que fumar pode aumentar o risco de infecção de infecção pelo coronavírus e aumentam as chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Assim, mesmo o fumante que não é idoso ou tem qualquer outro problema de saúde está dentro do grupo de risco para a Covid-19. Assim, se você estava pensando em parar de fumar, essa é a hora certa.

Além de melhorar a saúde e reduzir os riscos de complicações, deixar de lado o hábito de fumar pode trazer benefícios também para o seu bolso. Você pode economizar R$ 2.007,50 em um ano! Isso mesmo! E, em 5 anos, por exemplo, mais de R$ 10 mil serão poupados. Mais importante do que economizar é cuidar da saúde. E ter essa consciência é fundamental.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica e traz muitos malefícios à saúde. Sabemos que não é fácil parar de fumar sozinho, muitos, inclusive, precisam de ajuda especializada. Que tal ter como meta para este ano se livrar do cigarro?

Perigoso

A cada tragada em um cigarro, o indivíduo inspira mais de quatro mil substâncias. Entre elas estão a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono e mais outras 60 que são comprovadamente cancerígenas.

Os fumantes passivos têm risco 30% superior de desenvolver um câncer de pulmão quando comparados aos que ficam longe da fumaça. Para as pessoas que fumam, o tabagismo é a terceira morte evitável.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 6 milhões de pessoa morrem em todo o mundo em decorrência do consumo de tabaco. Em 2030, a OMS estima que morrerão 8 milhões. O cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e nicotina, que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo.

 

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.