A ANTT – Agência Nacional de Transportadores Terrestres – anunciou que o Registro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, o RNTRC, agora pode ser 100% digital.

O objetivo da medida é desburocratizar e simplificar o cadastro e aprimorar a eficiência do transporte de cargas do País.

 

De acordo com a  ANTT,Os principais benefícios do novo procedimento são:

  1. Registro e gestão da frota no cadastro, de forma segura, rápida e eficiente, integralmente pela internet, sem o transportador precisar se deslocar para nenhum ponto de atendimento. Porém, o registro nos pontos de atendimento permanece para quem preferir esse outro procedimento;
  2. O registro e a gestão do RNTRC é sem custos para o transportador, conforme passo a passo do nosso site.
  3. A grande novidade é que também será possível o cadastro do contrato de arrendamento de veículos;
  4. Não há necessidade de envio de nenhum documento, pois as informações constarão da integração da base de dados da ANTT, da Receita Federal e do Denatran;
  5. O registro é imediato, após a finalização do cadastro por meio do sistema digital, facilitando e agilizando o processo.

 

Em abril a ANTT iniciou a fase piloto do RNTRC 100% DIGITAL. Nessa etapa, foram  testados os processos de autenticação do usuário, integração do RNTRC 100% DIGITAL com as bases de dados da Receita Federal e Denatran, bem como as demais funcionalidades do sistema.

Com o RNTRC 100% DIGITAL, os transportadores poderão se cadastrar, recadastrar e fazer a gestão de sua frota sem precisar de atendimento presencial. Todas as informações serão verificadas por meio de integração e segurança da base de dados.

Veja mais:

10 informações que você precisa saber sobre o RNTRC

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ANTT