O que é preciso para ser um caminhoneiro autônomo? Na verdade, de acordo com especialistas no setor, o primeiro passo é entender como é ter o seu próprio negócio.
O motorista que opta em ser um caminhoneiro autônomo e ter o próprio caminhão pode prestar serviços para uma ou mais empresas sem vínculo empregatício. Mas, é o responsável pela parte operacional e administrativa do seu negócio.
Algumas vantagens de ser autônomo são horários flexíveis durante as jornadas diárias; flexibilidade sobre dias e horários de trabalho, poder aceitar e recusar cargas. Em contrapartida, não conta com salário fixo e tem de arcar com os custos do diesel, pedágio, alimentação e manutenção do caminhão, entre outras obrigações. Assim é importante colocar tudo no papel antes de assumir toda essa responsabilidade.
Outra questão a ser levada em consideração é a parte burocrática (veja essa matéria especial sobre as obrigações fiscais).
O que é preciso para ser um caminhoneiro autônomo? Confira o passo a passo
O primeiro passo para quem pensa em ser motorista autônomo é obter a CNH Profissional. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o motorista que deseja conduzir veículos que exigem habilitação nas categorias “C” (vans até oito lugares, caminhonetes, pick ups, caminhões), “D” (ônibus, micro-ônibus, tratores) ou “E” (trailers, carretas e veículos articulados, por exemplo) precisa realizar o procedimento de mudança de categoria da CNH junto ao Detran.SP.
Para isso, é necessário estar com a CNH atual em situação regular (nem suspensa, nem cassada), não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, nos últimos doze meses. Confira matéria completa sobre mudança de CNH
2. FINANCIAMENTO
Antes de pensar em dar um passo tão importante é preciso pegar lápis e papel e fazer contas. Se organizar financeiramente e traçar um planejamento. Atualmente, conseguir crédito já deixou de ser um grande problema, pois com o fim da carta frete o autônomo passou a movimentar contas bancárias e a comprovar renda.
O cuidado maior a ser tomado é em relação aos juros e a avaliação de todas as opções disponibilizadas no mercado, para se chegar a uma parcela mensal que realmente caiba dentro do orçamento. Enfim, não “enfiar os pés pelas mãos”, como diz o ditado popular. Veja matéria completa Como se organizar para trocar de caminhão
3. INFORMAÇÃO
Quem deseja entrar na área deve buscar informações, conhecer, entender e avaliar os riscos, além de todos os custos que envolvem o transporte. É importante procurar um contador de confiança, dos sindicatos ou mesmo da rede SEST SENAT, para auxiliá-lo e deixá-lo a par de todas as exigências para que possa fazer o transporte adequado, seguro e de forma regular.
O jornalista, radialista e apresentador do programa Pé na Estrada, Pedro Trucão, conta que profissionais que perderam o emprego ou estão de licença remunerada – com a possibilidade de serem dispensados – perguntam sempre se é uma boa alternativa investir em um caminhão. “A minha resposta vem com três perguntas: você entende do ramo? Tem contrato com alguma empresa que te garanta pelo menos um ano de carga? Tem dinheiro para o caminhão a vista? Veja mais sobre como se preparar para ingressar na profissão
4. RNTRC
Uma das maneiras de se tentar regulamentar o setor e torná-lo mais profissional veio através do Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga. Atualmente, informa a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o número de registros de transportadores emitidos é de 816.130, sendo 657.391 autônomos, 158.395 empresas e 344 cooperativas.
A Assessoria de Comunicação da ANTT explica que a formalidade da atividade vem atender a um anseio de uma categoria imprescindível na logística brasileira. Destaca que os benefícios aos transportadores são diversos, como a regularização do exercício da atividade por meio da habilitação formal; disciplinamento do mercado; identificação de parâmetros de participação no mercado; conhecimento do grau de competitividade e inibição da atuação de atravessadores não qualificados.
Atualmente são grandes as exigências na hora de contratar os serviços do motorista de caminhão. Para atender a nova realidade, o aspirante a profissão deve esquecer a ideia de que para conseguir um bom frete basta ter um caminhão e saber dirigir. É importante fazer cursos, se atualizar, buscar informações em feiras especializadas do setor, se preocupar com a aparência e enxergar o caminhão mais como um negócio do que um veículo de carga.
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