Ausente do segmento de caminhões na faixa entre 8 e 13 toneladas de PBT, desde o início de 2017, a Iveco está retornando a esse mercado com dois novos modelos Tector, para 9 e 11 toneladas de PBT. As novidades chegam com atrativos para conquistar clientes que utilizam de veículos desta faixa de carga. Entre eles se destacam o trem de força formado por um motor de 190cv de potência e cabine igual à comercializada atualmente pela marca no mercado europeu.
O motor de 4,5 litros com a maior potência do mercado nessa categoria, e torque de 610 Nm na faixa de 1.350 a 2.100 rpm, são pontos de destaque na linha Tector leve. “Esse motor tem potência e curvca de torque plana preparadas para o segmento a que se destinam esses produtos”, destacou Ricardo Barion, diretor de vendas e marketing da Iveco no Brasil.
A caixa de transmissão, de seis velocidades com a última orverdrive, é fornecida pela Eaton e por enquanto somente na versão .Não há ainda uma data definida para a opção automatizada.
Cabine da nova linha Tector é semelhante à comercializada pela Iveco na Europa atualmenteO eixo traseiro fornecido pela Dana, com relação de redução 4,30:1 para a versão 9-190 e de 4,56:1 para a 11-190. Cabe lembrar que o chassi já sai de fábrica preparado para receber um terceiro eixo e elevar o PBT para para 13 toneladas.
A montadora já trabalhava há bom tempo numa linha de produtos para entrar na disputa desse segmento, no qual as marcas Mercedes-Benz e Volkswagen têm sido as grandes protagonistas. Isso desde a descontinuação do modelo Vertis, no início de 2017.
Considerando a disposição e otimismo dos departamentos de marketing e de engenharia da Iveco em relação aos seus novos caminhões leves, a partir desse lançamento o mercado passou a ter mais dois fortes concorrentes nas faixas de 9 e 11 toneladas de PBT. Com isso, a meta da montadora considera também abocanhar um bom naco do espaço deixado pelos modelos da Ford.
Sobre os Tector leves serem os mais potentes do mercado, Ricardo Barion acrescenta que na maioria das vezes a oferta de maior potência também significa maior consumo, mas ele garante que esse não é o caso dos novos produtos da Iveco.
Cabe acrescentar que junto com os novos modelos leves a Iveco apresentou também toda a linha Tector mais pesada 6×2 e 8×2 com a nova frente. Essa atualização proporcionou um ar de modernidade também aos caminhões semipesados da marca.
“Esse foi um dos grandes desafios da nossa engenharia, que conseguiu obter redução de consumo de até 4% na versão para 9 toneladas e de 7% na de 11 toneladas comparadas com os produtos anteriores destinados a essa faixa de mercado”, explicou.
Outro ponto destacado nos novos produtos é o espaço da cabine e o conforto proporcionado pelo sistema de suspensão, que inclui molas parabólicas na dianteira e traseira e coxim com mola na cabine. Por se tratar de um caminhão que o motorista entra e sai do seu posto maior número de vezes, o degrau de acesso à cabine tem 40cm do piso e o ângulo de abertura das portas é de 87 graus.
O executivo de marketing da Iveco afirma que se trata da melhor cabine dessa categoria de caminhão, a qual conta também com basculamento hidráulico. “É a única do segmento com esse recurso. Além disso, é 2 cm mais larga e também a mais alta do assoalho ao teto, o que dá a sensação de espaço e conforto”, reforçou.
Espaços na parte superior para guardar objetos e amplo campo de visão também fazem parte do pacote, assim como o banco com suspensão pneumática, defletores laterais que jogam o spray de água da chuva para baixo e volante com regulagens de altura e profundidade.
A estratégia da Iveco para seus dois novos modelos inclui uma versão básica de entrada seguida por outra com ar-condicionado e uma terceira completa. Todas têm como item de série freio ABS com EBL (distribuição eletrônica das forças de frenagem), limitador de velocidade (120km/hora) e escotilha de teto manual.
“Trouxemos para o Brasil a mesma cabine que equipa os caminhões na Europa atualmente. Agora temos além da melhor cabine o melhor trem de força e o melhor custo operacional. É o melhor caminhão para o dia a dia”, completou Barion. Esta cabine é a mesma da linha Tector, porém com adaptações.
De acordo com os preços divulgados no lançamento, a versão 9-190 custa R$ 155 mil e a 11-190, que sai da linha de produção pronta para receber o terceiro eixo para atender PBT de 13 toneladas, R$165 mil. Os novos veículos já estão disponíveis na rede autorizada Iveco. Atualmente são 71 concessionárias e a meta é terminar 2019 com 84 unidades.
A Iveco encontra-se em fase de padronização de sua rede de distribuição, sendo que 80% já estão adequados à nova fase da marca. “Temos de garantir atendimento eficiente, com a padronização já reduzimos em 50% o tempo de serviço”, disse o vice-presidente da Iveco America Latina, Marco Borba. “Esse é o momento e acelerar”, concluiu o executivo, lembrando que os veículos da marca amadurecem junto com a rede.