O enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas está também nas telas. O lançamento do filme “Mundo sem Porteira” mostra a cooperação de carreteiros, empresas de logística e concessionárias, entre outros, na luta da proteção da infância.

O documentário, produzido pela Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, reúne depoimentos de motoristas de caminhão de várias partes do País que atuam na prevenção do problema, além de especialistas, educadores, pesquisadores e de uma mulher que já sofreu com a exploração sexual na infância.

Se trata de um alerta contra esse grave problema que, infelizmente, ainda está muito presente na realidade brasileira. O filme “Mundo sem Porteira” contou com consultoria técnica da Childhood Brasil, e está disponível gratuitamente no YouTube.

O lançamento do filme acontece em um mês especial, já que no último dia 18 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Nesta data tão importante para os agentes de proteção à infância, foram realizadas diversas ações que mostraram o quanto é necessário refletir sobre o assunto e garantir que meninos e meninas sejam protegidos e tenham acesso a direitos básicos, como educação, saúde, esporte e lazer.

O fim da exploração de crianças e adolescentes dentro e fora das estradas só será possível quando todos, sociedade, governo e empresas, enfrentarmos juntos este problema. Por isso, seja um agente de proteção e disque 100 se presenciar qualquer situação suspeita de violação de direitos de crianças e adolescentes. A denúncia é anônima e gratuita. A sua ajuda contribui para que meninos e meninas tenham uma infância e juventude livres de exploração sexual.