A Mercedes-Benz do Brasil atingiu no final de maio a venda de 10.000 caminhões com modificações desenvolvidas pelo seu Centro de Customização de Caminhões (CTT), instalado dentro da fábrica de São Bernardo do Campo/SP. Esse volume inclui a soma de veículos de todas as linhas produzidas pela montadora no País (Accelo, Atego, Axor, e Arocs).
Cerca de 8.000 unidades foram vendidas para o mercado brasileiro e aproximadamente 2.000 exportadas, sendo 50% para América Latina e outra parte para países de outros continentes. A customização de caminhões pelo CTT da Mercedes-Benz envolve várias áreas da companhia, como Marketing e Estratégia de Produto, Desenvolvimento, Engenharia, Produção, Logística, Custos, Controlling, Vendas e Peças & Serviços.
Formada por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos – e apoio do Centro de Customização da Daimler Truck, na França -, com base em sinergia das equipes o CTT da Mercedes-Benz do Brasil é preparado para atender clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série.
Pacote Robustez
Várias customizações são realizadas a partir de solicitações individuais de clientes e passam a ser oferecidas ao mercado com montagem diretamente na linha de produção de caminhões, como é o caso do Pacote Robustez.Criado originalmente para o Atego direcionado a aplicações fora de estrada, esse pacote passou a ser disponibilizado como opcional inclusive para a linha Axor. Para ambos os modelos a Mercedes-Benz oferece também kit de peças para implementação de 4º eixo.
O pacote Robustez inclui parachoque dianteiro tripartido (que permite ângulo de entrada maior), grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão.
Ainda sobre o Atego, o modelo disponibiliza a versão 2730 identificada como “Tara Leve”, em razão de seu peso reduzido, cujas características reúnem elementos mais compactos e leves, como cabina curta, tanque com capacidade para 120 litros de combustível, tanque de Arla32 para 12 litros, caixa de bateria menor e rodas de alumínio.
De modo geral, o CTT pode reduzir a tara de caminhões Mercedes-Benz conforme a aplicação do cliente. Também disponibiliza kits de peças para o Axor basculante 8×4, para caminhões Accelo e Atego de coleta de resíduos e ajuste de entreeixos específicos para o Atego 3026 e 3030 8×2 e ajustes de tanque de combustível visando economia.
Também entram na relação os kits de peças para o carro forte sobre o chassi do Accelo 915 E, que recebeu o primeiro ar-condicionado automotivo do mundo 100% elétrico com energia solar fotovoltaica e para o Axor 3131 8×4 e 6×4 com direção autônoma da Grunner.
A linha rodoviária também conta o Centro de Customização. O Actros “Coração Estradeiro”, por exemplo, traz diferenciais como a cor cinza Galcon fosca, adesivação personalizada, grade dianteira da cabina black piano com frisos cromados, defletor de teto, defletores laterais, geladeira de 25 litros, rodas de alumínio, pistola de ar em alumínio para limpeza interna da cabina, saias laterais e TV.
Para a mineração, o Mercedes-Benz Arocs 8×4 tem à disposição como opcionais caixa de proteção da chave geral com fechadura, indicador de torque das porcas das rodas, giroflex com luz giratória, suporte da válvula de basculamento, limpador de para-brisa na posição vertical, proteção da tampa do tanque de combustível e do Arla32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga.
Todos os caminhões são entregues aos clientes com customização de fábrica e podem ser financiados e contam com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da rede de concessionários da marca, sem precisar recorrer a terceiros caso haja necessidade de adequações no veículo.
O vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, lembra que nos primeiros sete anos do CTT (de 2015 a 2021) foram vendidos 9.000 caminhões. De acordo com o executivo, esse resultado mostrou a consolidação dessa solução para os clientes da marca, mesmo levando em conta os dois primeiros anos da pandemia, que afetou as demandas interna e externa.
“Tanto é que em apenas cinco meses deste ano, até maio, superamos as 1.000 unidades, retomando um bom ritmo de vendas. Nossa expectativa é entregar 3.200 caminhões customizados em 2022”, concluiu.