Os transportadores que circularem na cidade São Paulo com cargas cujo destino ou origem não sejam a capital paulistana poderão pagar uma espécie de “pedágio urbano” pelo uso da infraestrutura viária. A proposta é da gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) e o objetivo e reduzir o tráfego de caminhões com carga de passagem na cidade.

Para o início da cobrança da taxa, a Prefeitura vai esperar a conclusão do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (prevista para o final de 2019) para que os caminhões tenham alternativas. Outra opção é a Rodovia Dom Pedro I. Em ambas alternativas há cobrança de pedágio e alto risco de assalto, assim como na capital também.

COBRANÇA SERÁ AUTOMÁTICA

A Prefeitura fará cruzamento de dados entre a placa do caminhão (capturada pelo radar) e o Manifesto de Carga Eletrônico, no qual há informações sobre origem e destino da carga. Ainda não foi informado o valor da taxa. Parte das informações foram divulgadas hoje (19/12) pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

ÁREA DE DESCANSO, OUTRO PROBLEMA

Os motoristas reivindicam postos de abastecimentos e áreas de descanso no Rodoanel Mário Covas há muito tempo. Somente agora que a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) iniciou consulta pública para concessão de áreas para essas finalidades. A proposta prevê quatro postos, um em cada trecho.

Quem vencer a concorrência pública poderá explicar a área por 30 anos. São diversas exigências que farão o investimento ser muito alto. Ainda não há prazo e nem foi apresentado estudos de viabilidade econômica:

Investimentos obrigatórios

Os investimentos mínimos deverão ser realizados, obrigatoriamente, em áreas de ao menos 30 mil m² e devem atender a requisitos mínimos como:

Área de descanso para caminhoneiros

– Estacionamento com no mínimo 30 vagas para caminhões

– Pátio iluminado, segregado, pavimentado e demarcado com faixas de circulação e estacionamento;

– Portaria para controle de acesso de entrada e saída;

– Pontos de energia elétrica para cargas refrigeradas;

– Segurança patrimonial com CFTV 24X7;

– Telefone público;

– Serviço de internet gratuito (Wi-Fi);

Além disso, o concessionário deverá disponibilizar gratuitamente, no mínimo as duas primeiras horas de estacionamento para os caminhões.

Áreas de conforto para caminhoneiros

Com dimensão mínima de mil m² de construção, deverão contar com a seguinte estrutura:

– Banheiros masculino e feminino e para pessoas com mobilidade reduzida;

– Chuveiros com água quente;

– Fraldário;

– Tanque para lavagem de roupas;

– Sala de descanso com TV;

– Refeitório com equipamentos (fogão, micro-ondas e refrigeradores);

– Pontos gratuitos para Recarga de Celular;

– Sala multiuso para leitura, jogos e palestras/campanhas eventuais.

Posto de abastecimento de combustíveis

– Atendimento a todos os tipos de usuários das rodovias;

– Abastecimento com diversos tipos de combustíveis (Etanol, Diesel e Gasolina);

– Prever local de recarga para veículo elétrico;

– Área de instalações mínima de mil m²;

– Serviços emergenciais de reparos mecânicos, borracharia, troca de óleo;

– Serviço de internet gratuito – rede Wi-Fi;

– Áreas de estacionamento e circulação internas pavimentadas.

Restaurante

– Atendimento a todos os tipos de usuários das rodovias;

– Área mínima de dois mil m² de construções / instalações;

– Banheiros masculino e feminino e para pessoas com mobilidade reduzida e Fraldário;

– Serviço de internet gratuito – rede Wi-Fi;

– Áreas de estacionamento e circulação internas pavimentadas;

– Ao menos 70 vagas de estacionamento para veículos de passeio;

– Ao menos 6 vagas para ônibus regulares e/ou fretados;

– Telefone Público.