O Ministério dos Transportes pretende transferir mais 9 mil quilômetros de estradas federais para a iniciativa privada. As BRs 101 e 116, que cortam o Ceará, são uma delas. Segundo o secretário executivo do ministério dos Transportes, Keiji Kanashiro, até 2006 a meta é conceder 18 mil km de rodovias. O secretário defende a iniciativa que garante a melhoria dos principais eixos rodoviários do País e diz que não se trata de privatização das estradas. \”Privatização é quando você vende os ativos, como foi feito com a Vale do Rio Doce e com as empresas de telecomunicações. Concessão é você dar a alguém o direito de explorar o serviço e remunerar o seu capital através da cobrança de pedágio.\” As concessionárias deverão obedecer quatro requisitos básicos: cobrar tarifas insignificantes, garantir qualidade do serviço prestado, atender interesses regionais e nacionais e ter controle social através de agências reguladoras. Para 2004, a previsão do orçamento da União é de apenas R$ 1,5 bilhão para todos os programas de manutenção, conservação e restauração de rodovias.